pessoa proativa

Proatividade: significado, sinônimos e exemplos

Posted on Posted in Comportamento

Proatividade se refere a atitude que certas pessoas assumem para atender a situações ou tarefas que precisam ser controladas, como a gestão responsável e alta capacidade de resposta.

No campo trabalhista e organizacional, o termo proatividade é utilizado e valorizado, principalmente por se referir à atitude que é buscada e esperada pelos trabalhadores.

Em outras palavras, uma pessoa proativa é ativa, possue alta capacidade de resposta, tem iniciativa e disposição a qualquer circunstância.

Proatividade

É importante detalhar o que é proatividade. A proatividade tem a ver com atitude que as pessoas assumem para superar as diversas circunstâncias. Vale frisar que não é só no trabalho, mas também na vida pessoal, já que o propósito é ser sempre melhor.

Ou seja, a atitude positiva e ativa que cada pessoa assume em uma situação é fundamental para ter o controle e iniciar o desenvolvimento de ideias e metodologias para melhorar o que acontece ao seu redor e sua responsabilidade.

Nesse sentido, alguns sinônimos para os quais a palavra pró-atividade pode ser substituída são: empreender, dinamismo, desenvolver, resolver, além de outros.

Por que as empresas procuram esses perfis no trabalho?

Uma das habilidades ou qualidades que os gerentes de RH mais procuram em um funcionário é o proatividade. Esse é um perfil associado ao sucesso e à produtividade.

Por esse motivo, as empresas tendem a buscar seus perfis profissionais com esse tipo de personagem. Afinal, que organização não precisa de um trabalhador com iniciativa própria, com muitas ideias e disposto a enfrentar todo tipo de desafios profissionais?

Portanto, os empregadores valorizam muito os funcionários criativos e decididos porque sabem que podem contribuir muito para as equipes de trabalho.

Como se tornar uma pessoa proativa

Ser uma pessoa proativa o deixará mais perto do sucesso. Você não só se sentirá melhor fazendo um trabalho de qualidade, mas também vai demonstrar sua capacidade deliderança dentro da empresa.

Com a produtividade sendo uma das habilidades para um currículo que prenda a atenção, é importante que você saiba como pode ser proativo no trabalho.

Seja um estrategista

Um aspecto de ser proativo é antecipar problemas. Portanto, você deve pensar sobre as situações que podem ocorrer durante o dia e traçar planos para agir em cada tipo de complicação.

E como é impossível prever todos os cenários, você também deve ter a capacidade de reagir de forma rápida, caso necessário.

Estabeleça metas

Você não pode chegar a lugar nenhum se não tiver certeza de para onde está indo. Portanto, você deve definir objetivos e tarefas de curto prazo e estabelecer como pode resolver de forma produtiva.

É importante que você veja se o que está fazendo neste momento vai te levar a cumprir as metas que estabeleceu para si mesmo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Pare de procrastinar

    A procrastinação é uma das coisas que dificulta a proatividade. É importante que você execute suas tarefas pendentes no local sem procrastinar. Você pode usar técnicas de produtividade como ‘pomodoro‘ para definir horários para a realização de suas tarefas.

    Leia Também:  Afinal, O que são Mecanismos de Defesa?

    Antecipar e prevenir problemas

    Uma pessoa proativa já analisou cenários possíveis para resolver cada problema que surge. Mas o melhor é poder se antecipar para evitar que ocorra. Desta forma, você evita que um pequeno problema se transforme em uma dor de cabeça.

    Elimine tarefas sem necessidade

    Ser proativo também significa saber o que fazer e o que não gastar. Se você é o chefe ou o líder de um grupo, deve saber  dividir algumas tarefas à sua equipe de trabalho. Portanto, é importante que você faça as atribuições e considere hierarquia, responsabilidades e atitudes de cada pessoa.

    Seja organizado

    Organização é a chave para ser proativo. É por isso que você deve manter uma agenda com todas as datas importantes, sejam reuniões, entregas, entrevistas, etc. Pode ser manual ou de forma automática. Este último tem a vantagem de poder definir lembretes e alarmes para te ajudar a ficar mais alerta.

    Se prepare profissionalmente

    Hoje a competição a nível profissional é enorme. Não basta ser proativo no trabalho, mas também ter o treinamento correto. Por isso, é fundamental que você se mantenha atualizado sobre as novas ideiais e treinamentos relacionados à sua carreira.

    Persevere

    Desistir não é uma palavra no dicionário das pessoas proativas. Resultados ruins nunca são motivo para desistir. Pelo contrário, você deve sempre ser persistente e fazer o seu melhor para melhorar. Se algo der errado, o segredo é mudar sua estratégia até que dê certo.

    Confie em suas habilidades

    Um trabalhador proativo está confiante em suas habilidades e na frente dos outros. Você deve colocar as inseguranças de lado e não ter medo de falar o que pensa e expor suas ideias. Essa, na verdade, é uma forma de seus superiores verem que você tem iniciativa e desejo de fazer bem as coisas.

    Trabalhe com determinação e otimismo

    O estresse é o pior conselheiro no trabalho. Se você se permitir ser afetado pelo ambiente e que seu trabalho se torne uma rotina, você vai acabar com a criatividade. Portanto, você deve sempre trabalhar com determinação e otimismo.

    Faça um balanço de seus objetivos

    Cada objetivo ou meta definida deve ter uma avaliação. É importante que você anote o que funcionou para você, para que saiba o que pode continuar a fazer e o que deve mudar.

    Não se limite a apenas desempenhar suas funções

    Um dos segredos para ser proativo é ter iniciativa. Por esse motivo, você não pode só fazer o que eles pedem e ir para casa.

    As organizações valorizam a participação ativa dos colaboradores, pois isso significa que eles estão comprometidos com o sucesso da empresa. Portanto, uma pessoa proativa se envolve nos problemas que surgem para dar soluções.

    Evite problemas pessoais

    Cuidar para que seu ambiente de trabalho seja sempre agradável é fundamental para ser uma pessoa proativa. Portanto, se surgir um problema em lidar com seu chefe ou um colega de trabalho, você deve agir com calma.

    É importante que você analise se o que está fazendo neste momento vai te levar a cumprir as metas que estabeleceu para si mesmo.

    Seja responsável por suas ações

    Pessoas proativas assumem a responsabilidade por seus erros ou falhas. Você deve saber que reconhecer um erro não significa que você é menos eficiente, mas sim que você é muito mais correto e tem empatia.

    Leia Também:  Relacionamento com clientes: 3 dicas da Psicanálise

    Fique motivado

    A motivação é a chave. Você deve gostar do que faz e buscar maneiras de tornar o ambiente o mais agradável possível.

    Considerações finais sobre

    Como podemos ver, ser proativo é uma habilidade que vai te ajudar não só de forma profissional e no trabalho, mas também no seu dia a dia.

    Multiplique sua proatividade e seja mais eficiente se inscrevendo em nosso curso online de psicanalise, onde vamos ajuda-lo a enfrentar os desafios que lhe são apresentados no dia a dia.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *