conceito de comportamento

O que é Comportamento?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

O comportamento é chamado de todas as reações que os seres vivos têm em relação ao meio em que se encontram.

Vários estudos feitos na etologia, psicologia e ciências sociais concordam que a conduta de um ser vivo é influenciada por tudo o que acontece no ambiente. O comportamento é sobre as circunstâncias vividas em um determinado tempo e espaço. Então, leia o nosso post! Nele você ficará sabendo sobre:

  • comportamento na psicologia;
  • os diferentes tipos de comportamento;
  • aulas de comportamento;
  • e muito mais! Confira.

Na psicologia

Em psicologia, faz-se uma diferença entre comportamento e conduta. Pois, embora todos os seres vivos tem um tipo de modo de agir, estes não implicam em um processo cognitivo.

O comportamento pode ser devido, por exemplo, a uma atividade orgânica. Portanto não envolve um processo cognitivo.

Reações observáveis

Nos estudos comportamentais, tanto as reações observáveis quanto as não observáveis tem consideração. Uma vez que diferenças importantes tem a possibilidade de serem notadas entre as duas situações.

Essas diferenças se devem ao fato da influência de muitos aspectos orgânicos e psicológicos influenciarem no modo de agir. Esses aspectos são, por exemplo, elementos de cunho cultural, social, familiar e escolar, entre outros.

Comportamentos

Portanto, os seres vivos têm diferentes tipos de comportamento, bons ou maus, dependendo de onde estão e se estão ou não aos olhos dos outros. Por exemplo, as crianças se comportam de maneira diferente na escola e em casa. Isso se deve aos estímulos para agir e falar em cada espaço.

Da mesma forma que acontece com os adultos. As pessoas têm modo de agir diferentes quando estão no conforto de sua casa em comparação com quando estão na casa de um amigo. Esses comportamentos não são cognitivos. Pois, o processo interno, não visível, faz parte do oculto ou “mental” anterior ao comportamento visível.

Saiba mais

O modo como um gerente se comporta em seu local de trabalho é diferente de quando ele está com seus entes queridos ou amigos. Deste modo, as pessoas têm modos de agir diferentes nos espaços privados e nos espaços públicos onde se tem mais observações e críticas.

Os grupos, sejam de pessoas ou animais e outros seres vivos, também apresentam uma série de comportamentos que os definem e diferem a outros grupos. Por isso, é importante levar em consideração todos os comportamentos. Pois, de todos eles se tem informações importantes em relação a um ser pessoal ou a um grupo.

O comportamento deve ser entendido como um todo, a reação do ambiente ou do espaço não pode ser analisada separadas. Uma vez que tanto fatores biológicos quanto fatores externos são de interesse.

Comportamento e conduta

O comportamento é sobre as reações que um ser vivo tem de acordo com o ambiente ou espaço em que se encontra. Tem a possibilidade de ter influência tanto por aspectos orgânicos quanto pelos elementos ao seu redor. Por esse motivo, o comportamento ocorre na vida social, onde há uma disposição afetiva anterior ao agir.

Por sua vez, é composto por uma série de reações cognitivas que variam de acordo com o conhecimento ou experiências anteriores que se tem. A forma mais importante de comportamento são os reflexos, gerados para a sobrevivência.

Leia Também:  Conceito de Cidadania: significado, história (resumo)

Por exemplo, a interação de uma criança em um espaço implica em um modo de agir. E este tem como conduta quando cria muitos padrões repetitivos.

De acordo com certas teorias da psicologia social, tem quatro tipos diferentes de comportamento

Dominante
Típico de pessoas que muitas vezes tomam a iniciativa, que sabem o que querem e para onde querem ir. Assumem papéis ativos, por vezes até agressivos, orientados mais para os resultados e para o “quê” do que para o “como”.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Influente
    Foca nas relações interpessoais, por isso os conceitos de empatia, abertura e influência são centrais. Os influenciadores constroem vínculos e podem demonstrar grandes habilidades de liderança, portanto, tendem a se cercar de pessoas e ser muito “populares”.

    Estábulo
    Um tipo de calma, e age de modo suave que dá grande importância à auto-segurança. E, portanto, tende a ter um papel passivo na maioria das situações. Eles podem parecer tímidos, inseguros e se concentrar muito mais no “como” do que no “quê”.

    Complacente
    É perfeccionista, com enorme capacidade de contemplação de detalhes, típico de pessoas observadoras, metódicas e analíticas. E tem a possibilidade de outros acharem que são “frios” , já que na maioria das vezes não seguem por sua vida interna ou emocional.

    Comportamento animal
    Etologia é a disciplina que estuda o comportamento dos animais. É um ramo da biologia e da psicologia experimental, que tenta perceber as mudanças comportamentais dos seres vivos em seus habitats ou em diferentes ambientes.

    Ele se concentra, em especial, em conceitos como instinto, comportamento, vida social, acasalamento, etc. Essa abordagem pode incluir ou não seres humanos , considerados para esses fins uma espécie animal.

    Problemas que condicionam o comportamento

    Apenas pela observação de diferentes pessoas confirmamos que tem diferentes tipos de modo de agir diante de uma mesma situação. Por exemplo, porque o comportamento de alguém diante de determinado estímulo afetará a educação que essa pessoa recebeu nos primeiros anos de vida.

    Mas as várias convenções sociais existentes também podem fazê-lo, que de alguma forma antecipam como a sociedade espera que ajamos em determinadas situações. Portanto, tem diferentes formas de comportamento condicionadas pelas circunstâncias em questão.

    O modo de agir consciente se faz após um processo de raciocínio. Como, por exemplo, saudamos o professor de matemática quando o encontramos na rua.

    Aulas

    Por outro lado, o comportamento inconsciente, ao contrário do anterior, ocorre de maneira automática. Ou seja, a pessoa não para pra pensar ou refletir sobre o seu modo de agir. Por exemplo, pegamos o dedo quando a gente bate-o com a perna da cama.

    Enquanto isso, o comportamento privado ocorre, em especial, na esfera pessoal, na intimidade do lar ou na solidão. E então, em um lugar público agimos de forma diferente. Isso porque o desenvolvemos na frente de outras pessoas ou em espaços públicos onde vivemos com a sociedade.

    Gostou do nosso post? Comente abaixo o que você achou e continue lendo, pois temos um convite para você!

    Considerações finais

    É sempre muito importante saber o comportamento de uma pessoa com quem se deseja estabelecer um vínculo estável na vida. Para não ter surpresas desagradáveis, é claro.

    Se uma pessoa se comporta e pensa de maneira igual a nós, então teremos uma boa harmonia. Por outro lado se isso não acontecer será muito difícil continuar o relacionamento, mesmo que tenha amor e respeito.

    Leia Também:  Longevidade: hábitos e alimentos para viver mais

    Conheça o Curso de psicanalise clínica e se prepare para descobrir novos horizontes que mudarão sua vida! Você terá acesso a muito conteúdos de forma online e com ótimos professores. Então, seja um profissional desta área excepcional e mergulhe no comportamento humano!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *