Você sabe o que são alterações de consciência? Por isso, para entender mais sobre esse assunto, te convidamos a ler o nosso post.

Alterações da consciência: significado em Psicologia

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Você sabe o que são alterações de consciência? É um termo muito utilizado na área da psicologia. Então, para entender mais sobre esse assunto, te convidamos a ler o nosso post.

O que é consciência?

Para entender melhor sobre esse assunto, precisamos compreender o que é consciência. O termo é utilizado em vários sentidos e em diversos contextos. Então, nessa situação iremos considerar a consciência como um epifenômeno do funcionamento orgânico do cérebro. Assim, ela tem a capacidade de perceber o ambiente externo.

Além disso, a consciência é capaz de perceber os diversos estados subjetivos da pessoa. Sendo assim, no sentido definido, chamamos ao estado normal da consciência de “consciência lúcida”.

O que são alterações da consciência?

Existem duas formas de alterações da consciência. Portanto, conheça sobre cada uma delas.

Alterações quantitativas

Está presente quando uma pessoa está em coma. Assim, ela passa pelos níveis mais superficiais, a obnubilação . Além dos níveis mais profundos, o coma. Nesse sentido, esses estágios não têm uma exata limitação entre eles. Contudo, as suas características servem para algumas práticas importantes.

Desse modo, nos níveis mais superficiais, as pessoas apresentam sintomas mais chamativos em que elas ficam desorientadas no tempo e no espaço. Por exemplo, elas não sabem dizer se é dia ou noite. Ainda, não sabem onde estão. Portanto, esses níveis alterados são:

Obnubilação

Nesse nível há um problema da consciência em que a lucidez está um pouco reduzida. Assim, as pessoas têm um estado mais letárgico. Além de não ter nenhuma reação por estímulos externos, como barulhos e luz. Além disso, elas não respondem às perguntas que lhe são feitas.

Torpor

Já o torpor se refere a um estado de inconsciência muito profunda. Ainda, são de origem orgânica. Ou seja, a pessoa não tem sensibilidade ao meio ambiente. Além de ter dificuldade para reações motoras. Por isso, nesse nível, o paciente parece que está dormindo. Pois, não responde aos estímulos verbais. Aliás, só pode ser despertado por estímulos físicos violentos.

Coma

Por fim, no coma superficial, a pessoa tem respostas motoras desorganizadas. Assim, não apresentam respostas ao estímulo de despertar. Já no coma profundo, não há resposta a qualquer estímulo, físico ou verbal.

Alterações qualitativas

Já as alterações qualitativas estão presentes quando a pessoa vai de um estado organizado para uma atividade delirante. Ou seja, que não condiz com a realidade. Contudo, essas alterações possuem causas menos definidas. De modo geral, acontecem como parte de doenças psiquiátricas. 

Por fim, em um sentido mais fisiológico, a nossa consciência oscila de tempos em tempos entre a vigília e o sono.

Saiba mais sobre alterações da consciência…

Nesse sentido, as pessoas com alterações qualitativas são, de modo geral, muito lúcidas. Contudo, elas apresentam sentimentos, pensamentos e percepções incomuns. Por isso, as principais apresentações das alterações qualitativas são:

Leia Também:  Sintomas psíquicos: identificação e superação

Delírios e alucinações

Os delírios são ideias ou pensamentos muito absurdos. Aliás, são incorrigíveis pela argumentação lógica. Já as alucinações são “percepções” sem nenhum objeto. Além de ser acompanhadas de convicção na realidade do percebido.

Estados crepusculares

Embora tenha um nome diferente, os estados crepusculares são um estreitamento transitório da consciência. Assim, essas alterações qualitativas têm uma conservação de uma atividade. Ainda, podem ser mais ou menos coordenadas.

Êxtase e as alterações da consciência

É um estado mental transitório em que a pessoa perde todo contato com o mundo sensível. Além disso, ela experimenta um profundo sentimento de graça. Isso porque ela se encontra absorvida na contemplação espiritual. Ou ainda mística.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Transitivismo

    O transitivismo é um desaparecimento da relação entre o corpo e os objetos externos. Ou seja, existe uma impossibilidade de ter a distinção entre aquilo que é próprio da pessoa. Ainda, entre aquilo que está no mundo exterior.  Desse modo, isso culmina em um apagamento dos limites entre a pessoa e o exterior.

    Possessão e alterações da consciência

    A pessoa se sente em um processo de estar possuído por espíritos. Portanto, a possessão está acompanhada de um sentimento de desdobramento da personalidade. Por isso, ela se manifesta em forma de delírio, por exemplo.

    Além disso, tem um evidente aspecto de contaminação desses fenômenos de possessão. Isso porque  acontecem “epidemias” de possuídos.

    Licantropia

    O termo tem ligação com a metamorfose de um lobisomem. Isso porque algumas pessoas com este quadro acham que estão virando um animal, Na maioria da vezes, um lobo. Já outras acreditam que têm uma serpente ou outro animal dentro do corpo.

    Convicção da não existência

    Por fim, as pessoas com este quadro acreditam na inexistência do próprio corpo. Ainda, na inexistência de certos órgãos. Por isso, algumas até acreditam que estão mortas.

    As causas da alterações da consciência

    De forma geral, as duas alterações de consciência acontecem como resultado do entorpecimento do cérebro. Desse modo, elas podem ser causadas por:

    • drogas;
    • medicamentos;
    • condições fisiológicas alteradas;
    • doenças.

    O que são alterações normais da consciência?

    Agora vamos entender melhor sobre as alterações normais da consciência. Nesse sentido, pelo nome já dá para deduzir. Portanto, você verá nos próximos tópicos como isso é normal no nosso dia a dia. Então, confira:

    Sono

    Existe algo que fazemos todos os dias: dormimos. Assim, o processo do sono é um dos estados normais de alteração. Pois, é uma fase fisiológica normal do nosso corpo. Portanto, há duas fases do sono, o REM e o NREM. Desse modo, 0 primeiro é dessincronizado e tem movimentos rápidos dos olhos. Já o segundo, é sincronizado e não há movimento dos olhos.

    Além disso, este último tem como objetivo conter atividade elétrica cerebral síncrona, como:

    • diminui a atividade do sistema nervoso;
    • aumenta o tônus parassimpático;
    • continua com um funcionamento mínimo do corpo, como a respiração e os batimentos cardíacos.

    O sonho e as alterações da consciência

    Os sonhos também são uma alteração normal da consciência. Isso porque eles são vivencias visuais. Desse modo, são raras as ocorrências de outras percepções como auditivas. Além disso, os sonhos têm essa classificação devido às ondas ponto-geniculo-occipitais que ativam as corticais visuais do lobo occipital.

    Leia Também:  Desânimo: causas, sintomas e como vencer

    O que são estados alterados de consciência?

    O estado alterado de consciência é um estado mental. Este pode ser causado por agentes fisiológicos, farmacológicos ou psicológicos. Aliás, alguns comportamentos anormais e apáticos são características de estados alterados de consciência

    Algumas outras causas podem ser, tanto fatores patológicos ou acidentais, quanto intencionais. Nesse último, temos a meditação ou recreação. Contudo, o que mais ocasiona esses estados são as intencionais. Ou seja, quando há oa faz o uso de drogas psicoativas. Assim, uso de ecstasy, cocaína, LSD ou Cannabis. Além do consumo de bebidas alcoólicas.

    Considerações finais sobre alterações da consciência

    Assim, esperamos que você tenha gostado do nosso post. Ainda, que tenha tirado as suas dúvidas sobre o assunto. Contudo, para ter mais conhecimento sobre a área de psicologia, você deve apostar em ótimos cursos. Por isso, conheça o nosso curso online de Psicanálise Clinica

    Assim, com as nossas aulas, você terá acesso a um conteúdo rico. Ainda, conta com os melhores professores do mercado. Então, não perca essa chance de compreender assuntos relacionados à mente humana. Portanto, saiba mais sobre as alterações da consciência. Inscreva-se agora mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *