significado de amizade tóxica

Amizade tóxica: significado, como agir?

Posted on Posted in Uncategorized

Você sabe o que significa amizade tóxica? Se a resposta for negativa, confira esse artigo que nós preparamos para você! Ainda, traremos também algumas dicas de como agir nessa situação. Confira agora mesmo!

O que é amizade tóxica?

Pessoas tóxicas e, consequentemente, relacionamentos tóxicos são um dos assuntos que mais tem despertado interesse na atualidade. Por isso, nós vamos tentar explicar quais são as características de uma amizade tóxica e como ela pode ser nociva.

Fazer amizade e manter os laços saudáveis nem sempre é uma tarefa simples. As divergências de opinião e falhas podem destruir relações. Entretanto, há outros meios de perceber se as ações cotidianas podem expressar que não é necessário uma traição para sair magoado.

Aprender a identificar situações tóxicas com seu amigo ou amiga pode te poupar de danos emocionais e psicológicos. Entretanto, precisamos ressaltar que todos nós como seres humanos temos falhas, o problema é o quanto isso se torna frequente na relação com o outro.

Veja como identificar amizades tóxicas

Saiba que quando falamos de amizade, não estamos pensando em colegas ou conhecidos, mas sim numa relação mais forte e íntima. Se você tem aquele amigo que é o tempo todo pessimista preste atenção. Perceba se ele ou ela só enxergam seus defeitos e falhas.

Outro aspecto que deve ser considerado é se você se sente apoiado. Pensando nos objetivos, você se sente motivado pelos seus amigos para seguir em frente? Aqui estamos nos referindo a diferentes planos: iniciar uma nova carreira, fazer um curso ou ingressar na faculdade, viajar para o exterior, ter filhos ou abrir seu próprio negócio.

Compreenda que se você não se sente seguro para compartilhar seus objetivos com seu amigo, você já sente que há algo errado nessa relação. Entenda que esses traços podem ser indícios de uma relação que não é saudável, e portanto, se aplica às diferentes relações com outras pessoas, inclusive familiares.

Inveja: a base de amizades tóxicas

A inveja é um sentimento negativo que pode estar atrelado ao comportamento tóxico das pessoas. Uma vez que elas veem você conquistando seus sonhos e objetivos, elas passam a criticar e só enxergar as falhas.

Pelo fato de muitos não conseguirem alcançar seus propósitos, que podem ser diferentes dos seus, ela sentirá a necessidade de te colocar pra baixo. Esse é um reflexo da própria infelicidade e frustração sobre ela.

Por isso, em vez de buscar meios para realizar seus sonhos, ela canaliza suas frustrações de modo negativo sobre quem está mais próximo. Nesse sentido, você pode ser o alvo em que ela despeja a raiva e o ódio.

Atenção com as pessoas inseguras

Entenda também que muito desse comportamento tóxico é reflexo de insegurança. Pessoas inseguras tendem a se sentir ameaçadas pelos demais à sua volta. Portanto, como defesa elas passam a menosprezar a conquista dos outros.

Ainda, esse sentimento de insegurança pode também ser expressado pelas críticas ao outro. Por exemplo, aquela sua amiga que sempre faz comentários negativos sobre seu corpo, pode se sentir insegura sobre outro aspecto da vida dela.

Leia Também:  Transtornos Alimentares: um guia sobre os principais transtornos e tratamentos

Podemos explicar isso da seguinte maneira. Talvez essa amiga precise sempre mostrar algum aspecto negativo seu para que você também se sinta infeliz quanto ela. Dessa forma, ela se sente melhor diminuindo suas qualidades e aspectos que a tornam feliz.

O problema das comparações e suas consequências

Outro ponto que está por trás de uma amizade tóxica são as comparações. Muitas vezes não conseguimos evitar comparar nossa vida, e, principalmente, as conquistas  das demais pessoas. A comparação pode se tornar nociva e problemática em diversos sentidos.

Como você pode notar anteriormente, uma amizade tóxica pode expressar insegurança e inveja. Esses sentimentos negativos são um reflexo de uma comparação. Isso pode ser representado por diferentes aspectos da vida: financeiro, casamento, maternidade e carreira.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Em muitos casos, a comparação tenta também menosprezar o seu processo. Por exemplo, se você teve a oportunidade de cursar uma universidade pública, talvez seu amigo mencione que o processo dele é mais doloroso porque ele precisou trabalhar e não teve as mesmas condições que você teve.

    Amigos sugadores de energia e disposição

    Além disso, saiba que há outros fatores que podem caracterizar uma amizade tóxica. Se a sua amiga só te procura quando precisa de alguma coisa, fique atenta. Repare se ela também está à sua disposição quando você precisa.

    Entenda que aqui estamos falando tanto de coisas materiais quanto de apoio emocional. Se ela só busca desabafar com você sobre os problemas dela, mas não escuta você também há um problema. Assim, esse tipo de pessoa suga a nossa disposição e energia física e emocional.

    Isso porque uma amizade tóxica pode influenciar negativamente em outras áreas da sua vida. Ou seja, você pode acabar tendo conflitos com seus demais amigos e familiares por conta dessa amizade.

    Alerta sobre a toxicidade

    Por mais que nesse artigo estamos nos referindo ao comportamento do outro, precisamos fazer um alerta. Saiba que todos nós, como seres humanos passíveis de erros, podemos ser tóxicos também.

    Isso porque é muito comum apontarmos a falha do outro sem questionar o nosso próprio comportamento. Ou seja, acreditamos que somente os outros podem ser tóxicos, quando na verdade essa amizade pode ser tóxica para ambos.

    Nesse sentido, reavalie seus sentimentos e suas ações. Perceba que você pode estar causando tantos danos como tem sofrido. Aqui, é tentar enxergar as suas amizades com aquela máxima “a mesma moeda”, entende?

    Amizade tóxica: como agir?

    Um dos grandes equívocos ao lidar com a amizade tóxica é tentar resolver os problemas no calor da emoção. Muitas vezes, a atitude mais eficiente é se afastar da situação para esfriar a cabeça. Assim, você pode avaliar não só as ações do outro, mas o seu próprio comportamento.

    Aliás, se o sentimento de infelicidade com a amizade é constante, é hora de avaliar o porquê continuar com essa relação. Tente refletir porque você precisa tanto da aprovação de uma pessoa que sempre te faz mal.

    Que tipos de sentimentos e motivações te prendem a uma amizade assim? Já pensou que pode ser uma necessidade de não estar?  Ou você se sente na obrigação de retribuir algum favor? Entenda que nada vale mais que a sua saúde e estabilidade mental.

    Leia Também:  Complexo de Vira-lata: significado e exemplos

    Considerações finais

    Saiba que você não precisa estar numa amizade tóxica, ainda mais quando não depende dela. Estamos nos referindo a uma dependência financeira ou material. Sabemos que impor limites e romper com laços afetivos e emocionais não é fácil.

    Por fim, para aprofundar o assunto sobre amizade tóxica, faça nosso curso online de Psicanálise. Dessa maneira você poderá aprender mais sobre os sentimentos por trás desse assunto e entender mais sobre você mesmo. Não perca tempo e se inscreva agora mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *