Transtorno de Ansiedade Generalizada: sintomas e tratamentos

Posted on Posted in Psicanálise, Transtornos e Doenças

É comum que todos nós sintamos ansiedade antes de qualquer evento futuro ou mesmo imaginado. Contudo, a mesma pode se fixar em nossa vida de forma permanente e impedir que tenhamos uma rotina mais sadia. Entenda melhor o que é transtorno de ansiedade generalizada, quais seus sintomas e tratamentos disponíveis.

O que é transtorno de ansiedade generalizada?

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, transtorno de ansiedade generalizada é a preocupação apreensiva e excessiva. Por causa de algum medo, expectativa ou dúvida, um indivíduo entra em um estado de ansiedade que compromete a sua qualidade de vida natural.

Com o transtorno de ansiedade generalizada, essa sensação acaba persistindo e agindo de forma continuada por longos períodos. Dessa forma, qualquer pessoa com essa reação acaba ficando impedida de executar as atividades mais simples de sua agenda. Qualquer esforço que esta venha a ter se transforma em preocupação excessiva.

Cabe ressaltar que ter ansiedade é algo normal em qualquer pessoa, inclusive em animais. Todos passamos por eventos que nos evocam o medo em relação ao que vem e isso é algo naturalizado. Entretanto, a partir do momento em que isso toma conta de nós, deixamos de ser livres. Nesse momento, a ajuda especializada é recomendada.

Quais as causas?

Assim como outros transtornos mentais, ainda não se sabe as causas concretas do transtorno de ansiedade generalizada. Desconfia-se que a comunicação mal-feita de neurotransmissores contribua negativamente a evolução desse quadro. Além dessa suspeita, se acredita que os sinais abaixo também se liguem ao problema:

Traumas

Pessoas que tiveram algum espécie de trauma ou abuso na infância são mais propensas a esse tipo de ansiedade. Apenas o testemunho de eventos traumatizantes pode ser suficiente para alquebrar a sua persona ainda em desenvolvimento. Por conta da falta de supervisão, isso pode dar maiores transtornos à frente.

Personalidade

A forma como a personalidade se desenvolve também influencia diretamente nesse quadro. Pessoas excessivamente preocupadas são alvos fáceis desse tipo de situação, como se pode imaginar. Ademais, transtorno de personalidade, como o Borderline, por exemplo, podem se ligar a esse nível de ansiedade caótica.

Substâncias lícitas e ilícitas

O uso e abuso de algumas substâncias em qualquer grau de droga pode dar início e agravar o quadro de ansiedade. Os indivíduos passam a se tornarem dependentes do uso dessas substâncias e se sentem mal quando não as usam. Café, tabaco, nicotina, álcool… Etc, aumentam a ansiedade nesses usuários e podem conduzi-los a essa doença.

Sintomas

O transtorno de ansiedade generalizada é facilmente identificável nos pacientes, já que eles demonstram comportamento avesso aos demais. É como se não existisse a palavra “segurança”, seja física ou mental no melhor sentido da palavra. A tensão contínua abre as portas para que outros sinais surjam, como:

Preocupação permanente

Independente do que seja, o indivíduo com TAG dá extrema atenção a qualquer preocupação existente. O problema também se encontra na permanência desse quadro, já que interfere até em seu repouso. Ainda que saiba que tenha consciência de que dá extrema atenção a esses medos, não consegue deixar de sentir.

Problemas para dormir

Consequentemente, isso acaba interferindo em seu sono. Se não tem dificuldades para dormir, tem dificuldades em relaxar enquanto dorme. Inclusive, mesmo quando consegue dormir, raramente tem resultados satisfatórios de descanso. O pio é que essa situação é acumulativa, perdurando por muito tempo.

Irritabilidade e inquietação

Graças a isso, se mostra uma pessoa irritadiça por coisas menores e sem tanta importância. Por conta do cansaço que sente, se encontra extremamente sensível no momento. Além disso, uma inquietação impede que este relaxe. Dessa forma, se assusta com qualquer coisa, já que não está em alerta como deveria.

A ajuda médica

À medida em que o transtorno de ansiedade generalizada evolui, sua habilidade de viver bem a vida diminui. Com o passar do tempo, suas atividades laborais se tornam um desafio, já que se sente impedido de finalizá-las. A depender da forma como trabalha atualmente com o problema, isso pode comprometer sua posição na empresa.

Ademais, é a entrada perfeita para que a depressão se instale em sua vida. Para aliviar esse mal-estar, poderá recorrer a vícios dependentes, como álcool ou drogas mais pesadas.

No momento em que o declínio começar, é preciso se abrir a uma ajuda médica. O médico vai propor os caminhos adequados para que contorne seguramente esse quadro persistente de falta de controle. Cabe ressaltar que o tratamento é específico e direcionado ao seu quadro. Ou seja, costuma ser bem eficaz, dada à personalização.

Tratamento

A ideia do tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada é conduzir o paciente a uma vida mais normalizada. Com isso, o ajudará a limitar suas preocupações, bem como a força que elas exercem. Usando uma combinação medicamentosa e terapia cognitivo-comportamental de forma conjunta, é possível reabilitá-lo.

Cabe ressaltar que o uso contínuo dos medicamentos é vital ao sucesso do tratamento. Assim que começar a usá-los, em hipótese alguma interrompa o tratamento sem auxílio médico. Esses medicamentos evitam reações adversas da ansiedade e inibem a recaptação de norepinefrina e serotonina. Entre eles estão antiepilépticos e antidepressivos.

Já a terapia vem intervir nas reações distorcidas que podem surgir. Dessa forma, é possível conduzir o seu comportamento a um nível mais adequado de saúde. Sem contar que também ajuda no reconhecimento de pensamentos que provocam pânico e estresse a fim de controlá-los. Basicamente, é um recondicionamento funcional de vida.

Comentários finais sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada

Ainda que carreguemos preocupações, as mesmas não devem condicionar as nossas vidas. Temos nossos desafios diários e lidamos com eles da melhor forma que podemos, usando o temos à situação. Entretanto, muitos acabam se entregando ao desespero sobre algo que nem deveria tomar tanta atenção. Viram reféns de seus próprios medos.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Com tudo o que leu acima, fica claro o papel manipulador do transtorno de ansiedade generalizada em nossas vidas. O mesmo nos condiciona a pensar e agir de forma descontrolada, descarrilhando nosso cotidiano. Dessa forma, é preciso levantar hipóteses para inibir a ação desse mal-estar. Procure ajuda assim que sentir que perdeu o controle de si.

Uma excelente forma de combater esse mal é com a ajuda de nosso curso 100% EAD de Psicanálise Clínica. A psicoterapia visa fomentar ao indivíduo a compreensão dos processos que afetam sua mente e corpo. Assim, você nutre um autoconhecimento preciso e entende o que motiva suas ações e pensamentos erráticos.

O curso é feito via internet, dando mais conforto aos estudantes que possuem rotinas agitadas. Independente de onde esteja, a qualquer horário, terá acesso ao material de estudo psicanalítico mais rico do mercado. Não bastando apenas o conteúdo das ricas apostilas, terá a ajuda de nossos professores para lapidar o seu potencial.

À medida em que evolui, dá um passo na construção de uma ótima oportunidade de crescimento interno e interpessoal. Todo o processo ficará registrado no certificado impresso que receberá após a conclusão de suas aulas. Assim, comece agora a se mobilizar na construção de um ótimo futuro. Inicie já em nosso curso de Psicanálise. Caso tenha gostado deste post sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada, compartilhe-o!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =