dia do inventor

Dia do Inventor: a criação de Freud

Posted on Posted in Uncategorized

Hoje, dia 04 de novembro, é comemorado o dia do inventor! Você conhece algum inventor especial? Para nós, o maior inventor foi Sigmund Freud, o pai da psicanálise! Ele, com sua inteligência, criou um método terapêutico capaz de auxiliar a vida de todas as pessoas que se submetem a essa terapia! Quer saber mais? Então continue a leitura!

Quais os maiores inventores da humanidade?

Para a evolução da humanidade, foi muito importante que pessoas inventassem coisas inovadoras. Por exemplo, a roda, que revolucionou o modo de vida dos nossos ancestrais. Quer saber quais foram outras invenções importantíssimas? Confira abaixo!

Albert Einstein

Einstein foi um físico alemão importantíssimo para a sociedade. Ele criou a Teoria da Relatividade, a equação mais famosa do mundo (E=mc²) e, além disso, descobriu a lei do efeito fotoelétrico. Einstein foi muito importante para os estudos da física, e, além disso, escreveu o livro “Por que a Guerra? ” em colaboração com Freud!

Marie Curie

Curie foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel. Sua pesquisa sobre a radioatividade foi uma das primeiras e, por isso, ela é considerada uma gênia. Ademais, ela foi a primeira pessoa e a única mulher a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes! Ela também descobriu dois elementos, o polônio e o rádio.

Alan Turing: inventor da ciência da computação

Turing foi o inventor da ciência da computação, no século XX. Ele inventou um sistema que, seguindo configurações, pode fazer diversas operações computacionais ao mesmo tempo. Portanto, ele é considerado o pai da ciência da computação. Além disso, ele foi muito perseguido e sofreu por ser homossexual.

Santos Dumont

Santos Dumont foi brasileiro e o inventor do avião, criando o 14 BIS, o primeiro avião a voar de forma autônoma. Apesar das contestações por parte dos irmãos americanos, muitos reconhecem Dumont como o grande inventor e revolucionário! Além do 14 Bis, ele também construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.

Dra. Maria Telkes e Eleanor Raymond

Essas duas mulheres se uniram, em 1947, e inventaram o primeiro sistema de aquecimento solar, criando a primeira casa aquecida totalmente pela luz do sol. Além disso, a física Dra Maria Telkes foi a pioneira nos estudos sobre a energia solar!

Hedy Lamarr: inventora do wireless

Lamarr foi, além de atriz de Hollywood, a inventora da rede wireless! O dia 04 de novembro foi instaurado como dia do inventor em homenagem a ela, que nasceu nessa data. Ela foi famosa pela atuação no filme “Ecstasy”, de 1933. Sua invenção permitiu controlar torpedos à distância durante a Segunda Guerra Mundial. Sua invenção é o que permitiu que fosse criado o Wi-Fi e o Bluetooth.

Quem foi Freud

Sigmund Freud foi nasceu em 1856, na República Checa. Com 17 anos, foi estudar medicina, e se interessou por pesquisas de cunho pessoal, como a dissecação dos órgãos reprodutores das enguias. Depois, Freud iniciou seus estudos sobre a neurologia e os estudos da mente, focando nas técnicas da hipnose. Entretanto, como notou que isso não era o suficiente, Freud começou a utilizar a técnica da Associação Livre e, com isso, inventou a Psicanálise.

Portanto, Freud é o inventor da Psicanálise, considerado o pai da terapia.

O que é a Psicanálise?

A Psicanálise Clínica é uma terapia pautada na cura pela fala, ou seja, é pelo que o paciente fala ao analista que o processo se dá. Assim, para a psicanálise, a mente é o que interessa para a terapia, sendo dividida em duas tópicas. Na primeira tópica de Freud, há os conceitos de consciente, pré-consciente e inconsciente. E, na segunda tópica, há o entendimento sobre a divisão do inconsciente em três partes: o Id, o Superego e o Ego.

Além disso, para a Psicanálise, é o que fica no inconsciente que interessa, assim, é o que está interiorizado lá que é acessado pela Associação Livre e pela Interpretação dos Sonhos, outra parte dos estudos de Freud que é importantíssimo. Para ele, são os sonhos que fazem com que coisas recalcadas no inconsciente passem para o consciente, por meio de símbolos e simbologia.

Ademais, Freud também desenvolveu o conceito do desenvolvimento psicossexual e dos Mecanismos de Defesa da mente, que são conceitos necessários para o encaminhamento dos estudos sobre a mente humana. Por meio desses conceitos, é possível descobrir traumas da infância, problemas recalcados, doenças somatizadas, entre outras coisas.

Assim, para nós, Freud é um dos principais inventores, que fez com que os estudos da mente fossem revolucionados!

Como estudar sobre a Psicanálise?

Há muitos materiais sobre a Psicanálise disponíveis na internet. Assim, caso você tenha curiosidade e queira descobrir mais sobre a área, é só acompanhar nosso blog. Nele, há muitos posts e artigos sobre conceitos e definições da Psicanálise! Além disso, também há como você aprofundar muito mais o seu conhecimento sobre a terapia e se tornar um psicanalista de sucesso! Nós oferecemos a você uma oportunidade única: nosso curso de Psicanálise, o mais completo do mercado, além de ter o melhor preço! Não perca essa chance de revolucionar a sua vida pessoal e profissional!

Gostou do artigo? Então deixe um comentário sobre qual é o seu (ou a sua) inventor(a) favorito/a! Nós adoraríamos saber!

 

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 3 =