A ansiedade nos dias atuais está aumentando cada vez mais, devido a vivermos em um mundo cheio de incertezas. Além disso, vivemos em uma sociedade urgente e rápida, ansiosa na busca de uma resposta, uma solução para o problema, resolução de conflitos, e alívios.
Quer saber como podemos melhorar o sentimento de ansiedade? Continue a leitura e descubra!
A ansiedade nos dias atuais
Vivemos na era do entretenimento e, paradoxalmente, na era do tédio. Isso porque fomos ensinados sobre o mundo em que vivemos, mas nada do mundo de quem somos.
Assim, conhecemos cálculos matemáticos, física, química, linguística. Ou seja, as pessoas conhecem a muitas coisas, menos a si mesmas.
Ademais, somos seres altamente complexos, porém, não aprendemos a pensar antes de agir, e isso nos impede de dar respostas inteligentes em vários aspectos da nossa vida.
Com isso, temos traumas do passado que nos impedem de acessar o universo mental da inteligência.
Consequências da ansiedade em nossa vida
Uma mente hiper-pensante gera vários sintomas físicos e mentais. Por exemplo, dores de cabeça, dores musculares, cansaço excessivo, acorda cansado, irritabilidade.
Além de nó na garganta, insônia, dores no estômago, intolerância à contrariedade, sofrimento por antecipação, além de possuir um déficit de concentração e atenção.
Aprendemos desde pequenos a fazer higiene corporal, pois fomos ensinados que, caso não cuidássemos de nosso corpo e não fossemos limpos, ocasionaria uma série de doenças e danos. Assim também com a higiene ambiental: para nos mantermos limpos, tudo ao nosso redor teria que ser limpo.
Mas, e a higiene mental? Quantas vezes você já tirou toda sujeira dos seus pensamentos pessimistas, negativos e críticas contra si mesmo, os outros e o ambiente em que vive?
Portanto, devemos aprender a fazer a higiene mental para limpar da nossa mente todo registro memorial negativo, angustiante. Com isso, discordando, confrontando e impugnando, fazendo-nos libertos dessas masmorras psíquicas que criamos dentro da nossa mente.
O que fazer para melhorar os sintomas da ansiedade nos dias atuais?
Quando alguém nos agride por palavras ou ações, nos julga ou critica, nosso “eu” grita no mundo de fora em procura de defesa.
Porém, se cala no mundo de dentro, no mundo psíquico. Ou seja, faz o contrário do que deveria, se torna juiz de si mesmo, um algoz da sua real capacidade.
Precisamos mapear, esquadrinhar nossos fantasmas mentais, reeditando nossas memórias negativas e traumáticas de tudo que nos assombra. Assim, precisamos aprender a nos auto defender de nós mesmos, pois somos muito bons em se defender de toda crítica e julgamento injusto que outras pessoas fazem de nós mesmo.
Além disso, não nos calamos a uma crítica de um pai ou mãe, mas permitimos nos auto punir, julgar e criticar, aceitando tudo como verdade. Sem duvidar, criticar ou decidir tomar uma posição de mudança, nos tornando vítimas de nós mesmos. Assim, conformando-nos com todas as críticas que fazemos a nós mesmos, de incapacidade, de culpa, de não merecimento e de auto rejeição.
Por que nos autopunimos?
Quando você possui um bem, e precisa de uma proteção a algo que gostaria de resguardar muito, procura um seguro para garantir que esse bem dure e, assim, se sentir mais confortável não é mesmo?
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Por exemplo, seguro de carro, de moto, de casa, de vida para resguardar a família, garantindo segurança futura. Mas, quantas pessoas você conhece que possui um seguro emocional? Ninguém possui um seguro emocional, não é mesmo?! Sabe por quê? Porque a mais importante propriedade tem um valor irrelevante.
Jamais a mente pode ser aprisionada pelo meio externo, mas criamos masmorras dentro de nós mesmo. Por isso, nos mantemos presos a padrões de pensamentos paralisantes. Demoram-se anos para construir presídios de segurança máxima no mundo de fora. Porém, em questão de segundos, somos capazes de criarmos presídios de segurança máxima em nossa mente.
O que causa a ansiedade nos dias atuais?
Nossa mente evoluiu para darmos atenção aos acontecimentos negativos que aconteceram na nossa vida desde a infância, desta forma, acontecimentos como: rejeição, perdas, contrariedades, medos. Assim, esses são pensamentos que surgem no qual não conseguimos controlá-los e nem rejeitá-los.
Tudo isso ocorre porque temos um cérebro que opera no modo de sobrevivência. Como assim? Tudo que pode causar um dano a nossa sobrevivência ou tirar o nosso brilho da alegria e felicidade vem como um assombro em nossa mente para que isso não ocorra.
É como se fossem pensamentos de autoproteção, só que, quando permitimos que esses pensamentos se manifestem a todo momento na nossa mente, cria-se imagens mentais de como esses acontecimentos ocorreriam e que causas iria trazer.
Assim, nossa mente fica a todo tempo processando a mesma imagem, como uma bola de neve. Cada vez mais aumentando algo que não ocorreu, e que talvez não ocorra, nos privando e deixando paralisados para tomar uma ação.
Conclusão
Por fim, deixamos de ser livres porque somos reféns do nosso passado. Assim que qualquer acontecimento parecido com o que tivemos no passado vem à tona, deixamos de ter uma liberdade circunscrita e uma história existencial.
Por isso, pequenas falhas de pessoas que amamos ou de outras pessoas de nossa convivência nos fere, mas esquecemos que por trás de uma pessoa que nos fere há sempre alguém ferido.
Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos e mostre a eles que há como melhorar os sintomas da ansiedade! Além disso, deixe um comentário sobre o que te aflige nos dias atuais!
Este artigo foi escrito por Ricardo Patreze Olivera Das Chagas, aluno do nosso curso de Psicanálise Clínica.