Assimilar: significado no dicionário e na Psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Algumas palavras carregam um sentido mais aprofundado do que parecem, necessitando de um tempo maior para sua reflexão. Esse é o caso de assimilar, verbo com bastante conteúdo gramatical e psicológico. Sob a ótica desses dois, descubra o que essa palavra pode fazer por você e sua vida.

Assimilar segundo o dicionário

Assimilar, segundo vários dicionários, significa incorporar, integrar ou estabelecer algo para si. A palavra indica a compreensão de algo em sua vida, vindo com uma aceitação do fato ou evento em si. Não se trata de conformismo, mas de entendimento. Você passa a conhecer mais a si e o momento em que vive.

Nem sempre estaremos em um momento onde as coisas são boas ou agradáveis para nós. Eventualmente, lidaremos com algumas barreiras e empecilhos que vão nos atrapalhar de alguma forma. Com isso, é preciso ter um entendimento maior desses objetos que chegam até nós. É preciso saber construir um filtro adequado à própria realidade.

É isso que a assimilação faz por nós, segundo o dicionário. É a ferramenta que possuímos para esclarecer adequadamente a realidade em que vivemos. Sem ela, viveremos em relutância, negando o que nossos olhos e mentes estão alcançando no momento. Exercite esse movimento e evite dores ainda maiores.

Assimilar segundo a Psicologia

Assimilar, segundo a Psicologia, remete à ação mental que uma pessoa faz para compreender determinado evento. Isso é feito pouco a pouco, de forma gradual, de modo que esta possa entender a realidade por completo. Dado o mundo em que vivemos, onde há excesso de mensagens, é preciso assimilar o contexto de onde foram enviadas.

A ideia aqui é permitir uma maior integração das mensagens e da própria realidade em nossas mentes. Isso porque, por conta das nossas próprias crenças, acabamos lutando contra determinadas coisas. Pensando em fugir do incômodo que causariam, negamos em aceitar os fatos como eles são. Entretanto, é justamente isso que potencializa seus efeitos desagradáveis.

É preciso ter em mente que, ao assimilarmos algumas coisas, permitimos que a confusão vá embora. Com ela, qualquer resquício oriundo de dor que poderia nos alcançar pelo fato de não aceitarmos algo. Tal habilidade precisa ser cultivada como parte do processo de crescimento e evolução social. Com isso, se não a tem, pode desenvolvê-la.

Necessidade atual

Assimilar, atualmente, tem sido um conceito difícil de trabalhar, dada à época interconectada em que vivemos. Isso porque há um excesso constante e vigente de informação que dificulta o entendimento completo dela. Tal evento acontece por conta dos infinitos canais de comunicação e exposição social aos quais “pertencemos”.

Isso porque, por conta das informações volumosas, temos cada vez mais dificuldades em trabalhar a memória. A potencialização da memória a curto ou longo prazo se torna um trabalho oneroso e cansativo de ser feito. Sem um tempo adequado para compreender o mundo à sua volta, um indivíduo vira apenas uma bagagem existencial confusa.

Sendo assim, diante de algo, trabalhe continuadamente para entender a real mensagem que este carrega. Raciocine corretamente para avaliar e compreender as nuances que o mesmo possui. É dessa forma que pode interiorizar isso, assimilando em si a real mensagem da realidade. Entenda a mensagem como ela se apresenta e pode replicá-la sem cometer desvios.

Benefícios

Assimilar conceitos e a própria realidade pode ser algo bastante vantajoso a você. Isso porque você consegue enxergar as coisas como realmente são. Você atribui um entendimento real para elas porque se dispôs a entender e aceitar, sem se esforçar para mudá-las. A partir disso, você pode alcançar:

Compreensão

Sendo o benefício mais direto, você passa a ver e trabalhar os objetos em sua aparência fidedigna. Isso permite uma maior eloquência verbal e mental na hora de falar sobre os mesmos. Ademais, com isso, você não reluta em fazer qualquer mudança sobre. Isso acaba por trazer mais conforto e estabilidade mental, já que não se cansa pensando em como mudá-lo.

Enxergar novas realidades

Como não perde seu tempo tentando mudar aquilo, pode trabalhar outros aspectos em sua vida. Ao invés de focar exclusivamente no problema, você se esforça para se adequar e se preparar a outros eventos. Mesmo em uma situação ruim, você pode manejar os tijolos que te ajudarão a se reerguer.

Explicação

Como você já assimilou um determinado evento ou fato, entende a real magnitude dele. Dessa forma, ao ser perguntado sobre, pode explicar corretamente como foi a experiência. Isso é bastante útil a quem vive o mesmo evento agora, por exemplo. Você permite um acesso a uma bagagem maior de como aquela pessoa pode agir e reagir.


Leia Também:  12 melhores frases de Amor Próprio

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Exemplos

Para entender melhor o significado de assimilar, observe os exemplos abaixo. Eles dão uma real dimensão do ato de aceitação e como isso repercute na vida de um indivíduo. Ainda que sejam exemplos mais negativos, ajudam na compreensão gradual de alguns fatos. Começaremos por:

Uma separação

Por mais benéfico que seja, uma separação é o encerramento de uma relação construída ao longo do tempo. É preciso se acostumar com a ausência do outro, bem como entender as emoções que antes permeavam a sua vida. A assimilação dos fatos permite uma integração melhor deles e consequente reconstrução de vida.

Morte de um ente

Perder alguém que amamos pode ser uma das maiores dores da vida. O baque, mesmo que preparado antecipadamente, corrói a nossa estrutura emocional interna. Com isso, precisamos de tempo para aceitar e compreender essa dor. Ao assimilarmos a perda, estamos permitindo que gradualmente a dor se esvaia.

Demissão

Mesmo que haja boatos e até a certeza, a demissão é um choque difícil de ser lidado por algumas pessoas. Naturalmente, se sentem desamparados e, em alguns casos, até usados. Mesmo que seja doloroso, evite lutar contra a realidade, de modo que não prolongue esse evento ruim. Mostre que é uma pessoa competente e que pode recomeçar, por mais difícil que seja.

Considerações finais: assimilar

Assimilar compreende o ato de entender e aceitar a realidade sem trabalhar para alterá-la. Mesmo que algo te provoque dor, é preciso ter em mente que não há mais nada a ser feito. Ao tentarmos lutar contra determinado evento, apenas prolongaremos a permanência da sensação ruim que este traz. Evite fazer e se render a isso.



A partir daí, tente trabalhar o conceito de assimilar em sua vida, de modo que fique cada vez mais tolerante. A ideia aqui não é ignorar a realidade, jogando para debaixo do tapete tudo o que esta traz. Contudo, por meio de pequenos eventos, trabalhar a sua reação diante dos mesmos. Naturalmente, você construirá os filtros necessários para lidar melhor com a realidade.

Comece fazendo isso através do nosso curso online de Psicanálise Clínica. Graças a ele, você constrói o entendimento que precisa, compreendendo a si e aos outros. Dessa forma, algumas coisas ficam mais abertas a serem discutidas com o passar do tempo.

Nosso curso é online, perfeito para quem não quer mudar a rotina. Você pode estudar sempre que achar conveniente e conta com o apoio de nossos tutores para trabalhar o rico material didático. Assim que concluir o curso, receberá um certificado impresso com todo o seu histórico e excelência de formação.

Contate-nos já e faça sua inscrição em nosso curso de Psicanálise! Você não só aprenderá a assimilar melhor as situações da vida como ensinará outras pessoas a fazer isso também.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + dezenove =