20 frases de Freud que vão mexer com você

Posted on Posted in Psicanálise, Teoria Psicanalítica

Mesmo após ter partido há tanto tempo, Freud continua a nos dar valiosas lições sobre nós mesmos. Dessa forma, conseguimos aplicar o conhecimento seguro oriundo de outra época em tempos tão instáveis como o nosso. Confira uma lista com 20 frases de Freud para repensar sua vida.

“Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte”

Começando nossas frases de Freud, trazemos uma que fala do descontentamento de muitos em relação à vida. Isso porque afirmam que não se adequam aos empecilhos que esta tem. O único lugar onde não há problemas é a morte.

“O outro desempenha sempre na vida de um indivíduo o papel de um modelo, de um objeto, de um associado ou de um adversário”

Enxergamos nas outras pessoas mensagens inconscientes que passam para nós por meio de suas ações. Com isso:

  • Podemos nos espelhar nelas;
  • Podemos desejá-las;
  • Podemos construir alianças;
  • Ou podemos nos contrapôr a elas.

“Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida”

Às vezes, pensamos tanto nas reflexões que a vida pode trazer que acabamos esquecendo de vivê-la. Ao invés de procurar explicações complexas em tudo, por que não aproveita apenas para sentir? Sua vida será mais leve e feliz assim.

“Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil”

Dentre as frases de Freud, resgatamos uma que trabalha o valor da experiência. É por meio dos empecilhos que vivemos que amadurecemos corretamente.

“O objetivo de toda vida é a morte”

Nada vivo nessa vida é infinito como muitos gostariam. Ao contrário das ideias, pensamentos e ações, a vida tem seus ciclos e se finda. Corretamente, a morte a encerra.

“Não sou infeliz – ao menos não mais infeliz que os outros”

A vida é permeada por infinitas perspectivas. É por meio delas que se cria tantos pontos de vista a respeito de um determinado problema. Você pode até ser infeliz com alguma coisa, mas já pensou em quem está numa situação pior?

“Qualquer um que comporte-se acordado da mesma maneira que se comporta nos sonhos será visto como louco”

Nossa imaginação é um local secreto onde tudo é permitido. Tudo mesmo. Caso tentássemos realizar qualquer ação que contrarie a “normalidade social”, seríamos repudiados pelos demais.

“Setenta anos ensinaram-me a aceitar a vida com serena humildade”

Mais uma vez nas frases de Freud trazemos o valor da experiência em nossas vidas. Nem sempre conseguiremos contrariar os eventos naturais e grandes da existência. É preciso ter em mente o quanto somos pequenos para muitas coisas.

“Estar apaixonado é estar mais próximo da insanidade do que da razão”

Quando nos apaixonamos, acabamos sendo guiados quase que unicamente pelas emoções. Isso acaba por inibir em parte nosso aspecto racional sobre as coisas, deixando tudo em nossa vida no limite. Em suma, o amor nos tira dos eixos.

“Se você ama, sofre. Se não ama, adoece”

A figura do amor é construída em mão dupla. Se o temos, devemos trabalhar também os empecilhos dele; se não o temos, sofremos por isso. Uma dica: ame, mesmo que seja difícil, mas vale a pena.

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio”

Pode parecer bobo, mas muitos não sabem como reagir a um elogio. Um pequeno comentário positivo é capaz de desarmar quase qualquer um. Ademais, é um excelente caminho para motivar.

“Nós nunca somos tão desamparadamente infelizes como quando perdemos um amor”

Terminar um romance pode ser algo devastador. Isso porque a ligação com toda uma história de amor precisa ser desfeita quase que forçadamente. Ademais, acabamos nos afastando de quem foi nosso melhor amigo por um bom tempo.

“Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”

O amor, não só dos outros, mas de nós mesmos, acaba fomentando uma autoestima muito positiva. Isso nos dá mais segurança para agir e pensar, sem receio do que pensarão. Temos mais confiança naquilo que fazemos e em como fazemos.

“Olhe para dentro, para as suas profundezas. Aprenda primeiro a se conhecer”

As frases de Freud são bastante incisivas quanto ao autoconhecimento. Em seus estudos, o psicanalista sempre defendeu que devíamos conhecer a nós mesmos, incluindo virtudes e falhas. Mesmo que assuste de início, procure se entender, a fim de se colocar melhor e mais positivamente no mundo.

Leia Também:  A obra de Freud em 4 grandes fases

“É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização”

Dada à educação que recebemos, somos condicionados a reprimir nossos desejos mais lascivos. Isso por que os impulsos contrariam diretamente a moral estabelecida por quem viveu em épocas mais reclusas que a nossa. Para não provocarmos vexames, estamos a todo momento inibindo qualquer manifestação sexual involuntária.

“O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver”

Ainda que pareça bobo, a frase diga-me com quem andas que direi quem tu és faz muito sentido. As pessoas se ligam porque encontram afinidades entre si, sejam ao bem ou ao mal. Dá para ter noção de como uma pessoa e por suas amizades.

“Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”

Basicamente, sabemos como é uma pessoa de verdade com base no que ela diz dos demais. Ao invés de difamar alguém, por exemplo, esta denuncia um aspecto adoecido do seu caráter. O contrário também ocorre, já que quem fala bem de outro acaba falando bem de si sem querer.

“Somos as palavras que trocamos…”

Mesmo que tentemos, não podemos negar a nossa essência no que dizemos abertamente. As palavras que emitimos são construções de nossa própria identidade social. Nós mentimos, elas não.

“O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”

As frases de Freud carregam abertamente o trabalho construído por ele. Nesta, ressaltamos que os sonhos são respostas do nosso inconsciente a nós mesmos. É por meio deles que entraremos na parte mais profunda de nossa existência.

“As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde”

Para encerrar as frases de Freud, temos uma que trabalha a repressão contínua que muitos fazem. Como sofrem repudia do mundo externo, interiorizam tudo o que não podem trabalhar. Entretanto, essa represa acaba atingindo um teto e explode em ações comportamentais e psíquicas agressivas. Em consequência, acabam:

  • Desenvolvendo traumas;
  • Se muito passíveis de problemas psíquicos;
  • Não desenvolvem adequadamente um boa relação com os demais.

Considerações finais: frases de Freud

As frases de Freud carregam um valor histórico, social, reflexivo e bastante construtivos a nós. Por meio delas, podemos tirar valiosos ensinamentos que podem ser integrados em nossas vidas. A ideia aqui é que reformule gradativamente o seu ponto de vista sobre algumas coisas. Claro, sobre si também.

Ao terminar a leitura, pense em como redirecionar algumas coisas positivamente na sua vida. Quem sabe essa não se mostra a chance para fazer uma mudança construtiva em si? Apoie-se nas frases de Freud.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Além das frases, que tal se tornar um psicanalista de verdade através do nosso curso de Psicanálise Clínica EAD? O curso é voltado para aqueles que procurem se compreender por completo. Não só você, mas os outros também se beneficiarão bastante disso.

Nosso curso é online, dando autonomia para que estude quando e onde quiser. Mesmo trabalhando na flexibilidade, sempre contará com o apoio dos nossos professores qualificados para estudar adequadamente. Com a guia deles e o nosso material didático, concluirá com sucesso o curso e recebera em mãos nosso certificado.

Agarre a chance de evoluir e compreender o comportamento de todos, assim como se vê nas frases de Freud. Faça nosso curso de Psicanálise!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =