O que é psicossomática: definição e exemplos

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Nosso corpo é interligado de várias formas, construindo canais imediatos para a manifestação de algumas reações. Isso, claro, inclui as doenças, já muitas transitam em diversos aspectos da construção de nossa saúde. Descubra o que significa Psicossomática e alguns exemplos de doenças desse campo.

O que é Psicossomática?

Psicossomática é uma ciência que se refere à condição da saúde humana como um todo. Com isso, ela defende que as doenças físicas que acometem os indivíduos têm a sua origem em nossa parte psíquica. Embora se mostrassem como independentes um do outro, nossos três aspectos existenciais estariam interligados.

Psicossomática reúne duas palavras gregas para explicar melhor a condição de saúde composta do ser humano. Psique em livre tradução significa alma enquanto soma indica o significado de corpo. Com isso, concluímos que uma doença psicossomática afeta o corpo, mas se origina em nosso psicológico e alma. A partir daí, temos diversas doenças e sintomas físicos.

Segundo os estudiosos, as doenças psicossomáticas estão ligadas diretamente a forma que pensamos e sentimos. Por conta de diversos fatores, nosso sistema estaria em desequilíbrio e ajudando a desenvolver tais males. Isso pode ocorrer por conta de traumas que não foram superados e estresse, por exemplo. Os sinais físicos claros são as dores e as doenças.

Segundo ela, qual a fonte das doenças?

Como dito acima, a Psicossomática afirma que o nosso campo psíquico afeta diretamente o nosso corpo físico. Dessa forma, as emoções se mostram os principais catalisadores para as doenças. Quando as mesmas são negativas ou estão corrompidas, nosso corpo responde da maneira mais vulnerável e invasiva possível.

Continuando, segundo a Psicossomática, as enfermidades são obras diretas do nosso inconsciente. Isso porque o mesmo tenta avisar que há questões pessoais que não receberam a devida atenção e estão mal resolvidas. Isso acaba por distorcer o nosso lado emocional, que consequentemente compromete o nosso corpo físico.

Nosso lado emocional mostra que há uma deficiência de equilíbrio, mostrando emoções negativas em excesso. Como não reagimos adequadamente a uma situação, acabamos acumulando algo ruim sobre nós. Ademais, a resistência contra mudanças também costumam influenciar nesse caso. Isso sem contar também padrões que nos limitam comportamentalmente.

Inteligência emocional

A Psicossomática defende que nós somos os causadores de nossas próprias doenças, mas também somos a cura. Isso pode ser conquistado quando nos dispomos a entender nossa própria história de vida. Quando temos compreensão de quem somos, temos maior controle de como reagimos a determinados eventos. Dessa forma, teremos uma proteção interna maior.

A partir daí, devemos ter em mente o desenvolvimento de nossa inteligência emocional. Por meio dela, teremos as condições ideais para cuidar de nossas emoções. A ideia aqui é que lide adequadamente com o que sente, sem se afetar e se descontrolar por conta disso. Imagine que seu lado emocional é um músculo e precisa de exercícios constantes.

Se assim o fizer, certamente você terá uma vida o mais equilibrada possível. Com isso, sua saúde entra em um quadro de estabilidade e você mostra mais vigor físico e mental a tudo. Mesmo que lide diretamente com apenas uma aspecto de sua vida, todos os outros entram em sincronia.

Exemplos

A Psicossomática pode ser melhor entendida com base em alguns exemplos simples. A partir dele, podemos ver a ligação direta que une a mente, as emoções e o corpo em um só conjunto. Note que, independente da diretriz, todo o sistema se beneficia. Isso pode ser visto em:

Resfriados repetitivos

Resfriado é uma dos males mais comuns da humanidade, mas o problema é quando o quadro se repete várias vezes. Essa repetição em pouco espaço de tempo é um sinal claro de que há algo de errado com o indivíduo. Caso não encontre a resposta por meio de exames comuns, a somatização pode esclarecer o que acontece com essa baixa imunização.

Enxaquecas

Muito além de uma dor de cabela comum, a enxaqueca pode durar até dias seguidos. Infelizmente, o mal-estar acaba atrapalhando a rotina comum de uma pessoa. O principal catalisador dela se encontra no estresse que passamos durante o dia. Como resultado, sentimos dor intensa e localizada, falta de concentração e náuseas.

Alergia

Pode parecer estranho de se ler, mas existe uma alergia provocada pelo nervosismo. Com isso, o indivíduo acaba criando erupções na própria pele devido ao estresse que enfrenta. Caso não receba tratamento adequado, em alguns casos, pode evoluir até um choque anafilático.

Como se proteger das doenças

A Psicossomática indica alguns caminhos para se proteger dessas doenças sistêmicas que afetam o corpo e a mente. É preciso um esforço contínuo nisso, já que precisamos lidar com nós mesmos no processo. Entretanto, qualquer barreira deve ser ultrapassada quando pensamos em nosso bem-estar geral. Para isso:

Leia Também:  Anorexia: o que é e como tratar com a Psicanálise?

Conheça a sua história e de sua família

Através de um olhar ao nosso histórico, podemos perceber quando as doenças começam a surgir. Isso permite que você mude e dê um novo sentido a essa dor que passa. Além disso, veja a história dos seus pais e identifique tudo o que deram a você, seja bom ou não. Com isso, devolva para eles o que não te pertence.

Faça co-relações

Se uma determinada parte do seu corpo dói, o que pode ter ocasionado isso? Por exemplo, uma dor de garganta. Nesse caso, pense nas coisas que queria falar, mas guarda para si. Com esse exemplo, pense em como as suas ações e pensamentos estão afetando o estado do seu corpo.

Pense nos traumas que passou

Os traumas continuam fazendo rachaduras em nossas mentes e almas. Caso não recebam a devida atenção, podem acabar comprometendo a nossa saúde por completo. Com isso, procure ajuda especializada para tratar desses assuntos inacabados. Se assim o fizer, pode encontrar a paz que tanto necessita.

Considerações finais: Psicossomática

A Psicossomática vem para defender que nosso corpo é uma peça una. Mesmo que em instâncias distintas, a mente, o corpo e a alma, interagem entre si. Com isso, a nossa saúde se torna um dos principais objetos desse conjunto. Quando uma das peças entra em declínio, as outras vão pelo mesmo caminho.



Com tudo o que leu aqui, pense em como a sua vida está sendo conduzida desde tempos atrás. Ademais, pense em como age no presente e o que imagina para si no futuro. O que vai ajudar bastante nisso é tratar a si mesmo como trata os demais positivamente. Perdoe as coisas ruins que te aconteceram e se liberte.

Além disso, procure o nosso curso online de Psicanálise Clínica como ferramenta de apoio. Por meio dele, pode alcançar um entendimento pessoal que precisa para esclarecer algumas questões. Você passa a assumir a sua própria verdade com a ajuda do curso.

Já que ele é feito de forma online, você pode montar seus próprios horários de estudo. Ainda que seja bastante flexível, você sempre pode contar com a ajuda de nossos professores qualificados e autoridades no assunto. Serão eles que te conduzirão numa formação de valor e assinarão o seu diploma assim que concluir o curso.

Faça parte do grupo que encontrou a chave de mudança em sua vida. Faça nosso curso de Psicanálise e aprenda a lidar não só com problemas de origem psicossomática como muitos outros.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =