Pedido de desculpas para namorado ou namorada

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Infelizmente, ou não, nem toda relação é perfeita e um dos parceiros pode acabar magoando o outro. Com isso, é preciso trabalhar e se empenhar para reverter o problema e reestabelecer a paz entre o casal. Embora se saiba que o pedido de desculpas não desfaz o erro, o reconhecimento é importante no processo de arrependimento e mudança de atitudes.

Veja como fazer um pedido de desculpas para namorado de forma honesta, eficaz e sadia.

Antes de pedir desculpas, pense no problema

Assim que se mobilizar para fazer um pedido de desculpas para namorado, pense sobre o problema. A ideia, aqui, é promover um esclarecimento pessoal e honesto sobre o que aconteceu. Muitos não se atentam a isso e dessa forma acabam soando muito genéricos enquanto se desculpam.

Seja claro e direto

Assim que perceber seu erro, não hesite em pedir desculpas. Isso mostra ao outro o quanto quer se redimir e assumir o seu erro. Seja direto e fazendo menção de termos de reconhecimento e arrependimento dos erros cometidos.

Não desista se ele/ela não quiser falar

Mesmo que seu parceiro(a) não queira falar com você, diga, logo de cara, que quer se desculpar. A ideia é que converse abertamente sobre o problema e facilite o restabelecimento da ordem na sua relação. Contudo, se seu parceiro não quiser tratar do assunto no momento, evite forçar a barra.

Pense por que fez aquilo

Assim que pensar em como fazer um pedido de desculpas para namorada, questione-se sobre as suas motivações. O que te levou a fazer o que magoou o seu parceiro(a)? Como você pode resolver? A resposta será encontrada nesse processo de autorreflexão.

Elucide suas motivações

Na hora da raiva, acabamos agindo por impulso deixando pouco claro nossas motivações. Contudo, precisamos fazer o caminho inverso e descobrir justamente o que nos motivou. Ainda que não resolva, você ao menos terá uma explicação sensata sobre o episódio.

Dê espaço

Quando se pensa em fazer um pedido de desculpas para namorado, muitos se esquecem de dar distância ao outro. É preciso ter em mente que as desculpas em si precisam ser ponderadas para descobrir se valem a pena. Esse espaço é importante porque:

As desculpas são avaliadas

Isso dá a chance de pensar sobre o tema e sua participação nele. Em hipótese alguma tente tirar a culpa de você e jogar no outro.

Repensa valores da relação

Naturalmente, uma pessoa fica magoada quando é atingida. Por hora, o recomendado é não oferecer afeto, evitando abraçar ou dar beijos. Pois pode  o ter efeito contrário ao que se esperava.

A conversa fica aberta

Nesse ponto, sua parceira ou parceiro expressará o quanto se incomodou com o episódio. Evite interferir na carga emocional que esta sente por hora, já que tem razão em sentir. Permita que ela desconte sua frustração e seja um bom ouvinte.

Leia Também:  Conceitos da Psicanálise: Conheça os 8 principais

Use vários caminhos

Nem sempre as palavras surtirão efeito, necessitando repeti-las por várias vezes. Por conta disso, encontre outros meios de pedir desculpas. Dessa forma, faça uso de cartas, mensagens ou gestos simples.

Presentes

Talvez seja um golpe desesperado recorrer a presentes, mas depois de um tempo pode funcionar. Presentes podem tornar o parceiro mais receptivo, ao menos a ouvir você. Por isso, pense em algo especial para entregar ao outro, algo que ele goste e  não seja genérico. Ademais, tente fazer disso um hábito regular, mesmo que seja pequenos objetos.

Lembre o motivo de estarem juntos

Algo único uniu vocês dois e resultou em uma relação muito construtiva até agora. Independentemente da forma que ocorreu a escolha, lembre-se de que este é seu parceiro e de como vocês se apaixonaram e decidiram ficar juntos. Para superar uma crise, resgate as suas raízes mútuas e se lembre da origem do amor em vocês.

Não espere trocas

Ao pensar no pedido de desculpas para namorado, jamais espere nada de volta. Tenha em mente que você está se retratando e quer colocar a relação nos eixos. Você foi o maior causador do problema e não deve se colocar na posição de pedir nada.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Reúna seus amigos em comum

    Contanto que também não estejam chateados com você, peça a ajuda deles para se desculpar. Por exemplo, peça que eles distraiam seu companheiro durante uma tarde, enquanto você prepara um jantar. Certamente, eles torcem pelos dois e se mobilizarão para que reatem.

    Não há certezas

    A ideia de se fazer um pedido de desculpas para namorado é que o outro perceba o quanto se está arrependido. Entretanto, nem sempre o seu esforço será compensado logo nas primeiras tentativas. Encontre a linha tênue entre persistir e ser incômodo, sufocando o outro.

    Olhe o papel de cada um

    Ainda que você tenha errado, pense bem se o outro não teve uma parcela de culpa nisso. Pode parecer que estejamos eximindo alguém de culpa, mas nem tudo necessita de desculpas, apenas por alguém ter se incomodado. Pense em como você e seu parceiro conduziram a situação de conflito.

    Seja criativo

    Um ótimo caminho para buscar a redenção é fazer a pessoa rir e perceber o quanto você se empenhou. Por isso, quando pensar em um pedido de desculpas para namorado, seja bastante criativo. Evoque o lado mais divertido da relação de vocês para encontrar uma abertura. Ficará mais fácil se retratar quando o outro está mais receptivo a você.

    Aprenda a ser passivo

    É bem comum o parceiro mostrar uma revolta diante da situação atual de vocês. Dessa forma, evite contrapor o que este sente em relação ao momento em que vivem. Se você foi o único culpado, permite que ele/ela:

    • expresse sua indignação;
    • desabafe e exponha tudo o que não foi conversado; e,
    • tome um tempo sozinho para refletir.

    Considerações finais: como fazer um pedido de desculpas para namorado

    Fazer um pedido de desculpas para namorado pode não ser uma tarefa fácil. Você precisa lidar com suas próprias falhas, reforçadas pela mágoa que o outro sente no momento. Com isso, esteja pronto para enfrentar seu erro e se proponha a retratar sua imagem e restaurar a relação. Esse é o maior bem que construíram até aqui.

    Leia Também:  A Noiva Cadáver: interpretação de um psicanalista sobre o filme

    Ademais, use esse evento ruim como experiência, a fim de evitar situações semelhantes no futuro. Lembre-se em como feriu o parceiro e como a situação foi desagradável para você mesmo. Tenha em mente que nem sempre terá uma segunda chance e a compreensão do seu companheiro. Valorize o que possui no momento.

    Caso queira fazer uma manutenção completa de sua relação, recorra ao nosso curso de Psicanálise Clínica online. Através dele, você entende de verdade o que desencadeia seus movimentos, pensamentos e ações. Aplicando os conhecimentos que recebe daqui, você terá uma relação mais próspera e produtiva com o parceiro.

    O curso é ofertado inteiramente via internet, possibilitando acesso a ele em qualquer horário e lugar. Contanto que tenha um computador com acesso à internet, é possível fazer os seus próprios horários. Independente da hora, você sempre contará com o apoio de nossos tutores. Eles te auxiliarão durante todo o curso e lapidarão suas capacidades naturais em relação a si e ao outro.

    Garanta sua vaga em nosso curso de Psicanálise! Ah, e se for necessário preparar um pedido de desculpas para namorado ou namorada, não hesite em usar as dicas que deixamos!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *