Insubstituível: significado do que não pode ser trocado

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Seja falando de pessoas, animais, lugares e objetos, todos temos uma preferência clara. Mesmo sem querer, acabamos por fazer comparações uns com os outros, já que, para nós, alguns possuem valores únicos e imutáveis. Descubra o significado real de insubstituível e alguns exemplos do que não podemos trocar.

Definição

Insubstituível significa tudo aquilo que é de valor e não pode ser trocado. Ao longo de nossas vidas, adquirimos uma percepção maior do que nos cerca. Isso inclui nossos relacionamentos, objetos que usamos e até os lugares que circulamos em nossa vida. Com isso, aprendemos a dar valor e passar a preservá-los.

Isso porque os mesmos nos fazem bem de uma maneira sincera e profunda. Eventualmente, em momentos de reflexão, pensamos em como nossas vidas seriam se essas peças não fossem encaixadas. Percebemos o quanto elas são fundamentais para que a gente se sinta completo. Por conta disso que não podem ser trocadas por outras coisas.

Ser insubstituível mostra o quanto algo é fundamental e rico, sendo extremamente benéfico para nós. Em especial, resgatamos a figura da amizade que será mais trabalhada adiante. Nossos amigos são nossos amigos por conta da composição única que possuem. Com isso, mostram que não podem ser trocados por qualquer outra coisa que não tenha valor equivalente.

O que faz algo insubstituível?

Para entender melhor o que faz algo insubstituível, precisamos olhar as interações que este nos evoca. Como nos sentimos diante de algo único, que nos faz bem e que tem o poder de mudar nosso dia? Essa troca se relaciona com a forma que somos tratados e recebidos, bem como retribuímos. Entra em jogo aqui a inteligência emocional.

Uma pessoa com uma inteligência emocional bem desenvolvida consegue facilmente chegar até as outras pessoas. Atitudes simples conseguem estabelecer a ponte entre um e outro, fazendo com que tenha relevância em relação aos demais. Por exemplo, ao perguntar de forma genuína como alguém está, você permite uma aproximação dela até você.

Certamente, esse indivíduo se sentirá importante e se mostrará mais receptivo em sua presença. De maneira sincera, quando recebemos atenção de algo ou alguém, nos sentimos únicos. Em contrapartida, também atribuímos o mesmo valor ao outro, já que é a fonte de nosso bem-estar. Mesmo um objeto inanimado tem esse poder, já que nos faz lembrar de algo bom em nossas vidas.

Pilares

Para que algo insubstituível não seja perdido em sua vida, é preciso se ater a algumas coisas importantes. A ideia aqui é que reconheça o quanto determinado ente possui um valor inestimável e sem preço. Claro que isso pode ser dito por palavras ou mostrado por ações, cabendo a você escolher. Comece por:

Valorizar antes de perder

Pode parecer bobo começar com uma frase de uso tão comum, mas a mesma carrega um valor absurdo. Com o passar do tempo, nos acostumamos com a presença desse objeto que tanto valorizávamos. O descuido possibilita um afastamento gradual e talvez irreversível. Dê valor às coisas e pessoas sempre que tiver oportunidade.

Também retribua o que recebe

Além de receber, no caso de pessoas e animais, também retribua constantemente o valor que recebe. Isso permite revitalizar a relação que vocês mantêm, bem como a imagem que um nutre do outro. Ademais, quando se devolve as coisas boas que recebe, você recarrega o outro ente. Ele sente sente respeitado e importante.

Fazer a manutenção emocional

Tratando-se de pessoas, há um desgaste emocional grande quando se pensa em uma relação. Como visto acima, isso acaba afastando os indivíduos, de modo que se tornem estranhos. Recarregue com frequência o lado emocional dessa relação.

As pessoas, os objetos e os lugares

Como visto até aqui, as pessoas, principalmente, e os objetos são pontos que não podem ser trocados em nossas vidas. O que torna cada um insubstituível é a forma como eles nos afetam e nos mudam. Em geral, trazem uma sensação boa de conforto e segurança, algo pouco obtido com outras ferramentas. O mesmo pode ser visto em relação a um lugar.

Um ponto fixo no mapa tem o poder de nos marcar profundamente, a depender da lembrança que possui. Sentimos uma conexão natural e fluida em relação a ele, procurando nos conectar constantemente. Mesmo que distantes, podemos trabalhar para alcançarmos a região e reviver essas sensações.

Isso é perceptível, por exemplo, aos que viajam aos mesmos lugares todos os anos. Certamente, não podem trocar as experiências que têm no local por outros eventos. De forma positiva, se torna um vício, já que retornam com cada vez mais frequência para reviver essas sensações.

Leia Também:  Quem pode ser Psicanalista?

Exemplos

Confira esses exemplos e veja como e o porquê de algumas pessoas não serem trocadas por nada:

Comunidade

Ao fazer o balanço dos lucros de suas redes de franquia, uma empresa observou que uma em particular se destacava. Nessa se concentrava o dobro de lucro que as demais faziam. Como optavam por um método igualitário para preservar a qualidade do trabalho, se perguntaram o motivo disso. Dessa forma, decidiram investigar.

Ao chegar na loja, descobriram que tudo acontecia por conta da atendente. A mulher de meia idade mantinha um contato de certa forma íntimo com todos os clientes da região. Por meio dela, podiam conversar à vontade e desabafar enquanto compravam. Graças à inteligência emocional da mulher e o bom trato dela com eles, todos a classificaram como alguém insubstituível.

Na TV

Na série de TV House, o protagonista é conhecido por ser um médico extremamente brilhante. Entretanto, o mesmo se mostra uma pessoa desagradável na maior parte do seu tempo. Até os seus superiores sabem disso, contudo não o demitem. Mesmo que seu emocional seja ruim, o que o faz insubstituível são suas capacidades médicas no trabalho.

Em algum momento de sua vida já pensou em trocar alguma coisa por outra, mas se arrependeu? Isso porque você percebeu o quanto algo era insubstituível e não podia ser encontrado novamente. Felizmente, a sua composição emocional foi bem desenvolvida e você pode socializar tranquilamente com tudo.

Em especial, ressaltamos o quanto é importante manter a importância dos amigos em sua vida. Por meio deles, dividimos experiências únicas que não podem ser achadas em qualquer lugar. São eles que fomentam a nossa vontade de viver e se entregar ao mundo. Com isso, mostre o quanto são importantes sempre e não podem ser trocados por nada.

Para entender melhor o valor de cada ação, faça o nosso curso de Psicanálise Clínica online. As aulas fomentam uma parte essencial sua, que o faz entender as motivações de cada pessoa. Implementando-as em sua vida, você entende de verdade o valor que dá e tem perante os outros.

Com as nossas aulas online, você estuda quando e onde for mais adequado. Isso te dá a liberdade de criar sua própria rotina e estudar em seu ritmo. Mesmo com tanta flexibilidade, nossos professores sempre te acompanharão no estudo das apostilas. Eles que te ajudarão a encontrar o seu potencial à psicoterapia e aplicar isso na sua vida.

Descubra já o quanto é insubstituível com as nossas aulas. Faça nosso curso de Psicanálise!


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + quatro =