atuação em psicanálise

O que é Atuação em Psicanálise

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Formação em Psicanálise, Uncategorized

Atuação em psicanálise é um termo utilizado para dar forma a como uma pessoa, sem consciência, realiza as suas ações e impulsos. Para entender melhor sobre o tema, continue lendo o nosso post. Então, confira agora mesmo.

O que é atuação em psicanálise?

Para a gente compreender melhor sobre o que significa atuação em psicanálise, melhor saber que é um termo desenvolvido pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud. Aliás, o termo original vem do latim, agieren.

Na área da psicologia, essa palavra é um mecanismo que tem como característica a impulsividade. Seja tanto por um desejo quanto por uma fantasia, isso tudo de forma inconsciente, que tem como objetivo evitar um afeto doloroso.

Saiba mais…

Segundo Freud, o ato é uma forma pelo qual a pessoa, dominada pelas suas fantasias ou desejos, pode viver esses impulsos sem consciência. Além disso, quando nos referimos ao termo “atuar”, queremos somente traduzir a palavra agieren, que Freud utiliza bastante em suas obras.

O termo agieren é muito relacionado com erinnern (que significa recordar-se). Já que as duas palavras são contrapostos como duas maneira de retomar o passado para o momento atual.

Por fim, a atuação é uma atitude que é caracterizada por um comportamento impulsivo e de forma inconsciente. E isso surge com a intuição de substituir uma angústia que não é fácil de expressar pela verbalização. Por isso, a resolução dessa situação atravessa a elaboração e a reflexão, pois essa evacuação acalma a angústia.

Significado de ideologia de gênero

Agora que já explicamos o que significa atuação em psicanálise, vamos entender melhor sobre a ideologia de gênero. Embora muitas pessoas utilizam esse termo no dia a dia, a expressão tem seu uso errado em certos discursos.

Primeiro é necessário saber que o termo surgiu no final de 1990 e no início dos anos 2000. A sua origem foi na Ala Conservadora da Igreja Católica, de acordo segundo o Centro de Estudos Multidisciplinares Avançados da Universidade de Brasília (UnB).

Um termo não reconhecido pela comunidade acadêmica

É importante ressaltar que a expressão “ideologia de gênero” não tem o reconhecimento da comunidade acadêmica. Aliás, os grupos conservadores usam esse termo, como forma de contrariar pesquisas sobre gênero que começaram nos meados de 1960. A teoria estudada pelos pesquisadores dos Estados Unidos e da Europa aponta que há uma diferença entre o gênero e o sexo biológico.

Além disso, esses estudiosos explicaram que ser uma mulher ou um homem não é definido apenas pelos órgãos sexuais, mas sim por comportamentos e padrões culturais. Por conta disso, muitos grupos conservadores salientam que essas conclusões não têm uma validação das ciências biológicas.

Por fim, é muito importante que as pessoas tenham cuidado ao utilizar essa expressão, além de compreender melhor sobre o seu posicionamento sobre o assunto. Já que há muitas discussões sobre o gênero (ou identidade de gênero), pois não se trata de uma ideologia (um conjunto de ideias e valores).

Então, o que é identidade de gênero?

De modo geral, gênero é um termo que está muito ligado como algo correspondente ao órgão sexual que a pessoa. Sendo que a vagina pertence às mulheres e o pênis ao masculinos. Contudo, a identidade de gênero tem outra ideia.

Leia Também:  Significado de Solidão: dicionário e na psicologia

Esse pensamento determina que se uma pessoa nasceu com um órgão sexual feminino, não significa que ela se identificará como uma mulher. Aliás, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma declaração a respeito disso, ela destacou que a identidade de gênero é uma forma como uma pessoa reconhece-se.

Ou seja, é como ela percebe a sua própria identidade. Por isso, os defensores da “ideologia de gênero” acreditam que o identidade de gênero é como uma projeção do que a sociedade quer como um comportamento feminino e masculino. Aliás, essas atitudes não precisam estar, de fato, ligadas ao sexo atribuído, por exemplo, ter cabelos cumpridos para mulheres.

Identidade de gênero e orientação sexual

Outro assunto que é muito confundido entre as pessoas é qual a diferença entre a orientação sexual e a identidade de gênero. A primeira tem relação com a preferência sexual de um sujeito, sendo que há, por exemplo:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • assexual: é a falta condicional, parcial e total de atração sexual a qualquer pessoa;
    • bissexual: é atração sexual ou romântica por pessoas dos dois sexos;
    • pansexual: é quando a pessoas sente atração sexual e emocional por qualquer pessoa, não importando o seu sexo ou identidade de gênero.

    Então, já a identidade de gênero abrange todas essas ideias e também acredita que o gênero não é algo limitado, mas sim mutável. Isso vai depender da pessoa e como ela se sente melhor.

    O que a Psicanálise diz sobre a ideologia de gênero?

    Então, para finalizarmos o nosso post, vamos compreender melhor sobre a relação entre Psicanálise e a ideologia de gênero. Em alguns textos escritos por Sigmund Freud, ele aponta que podemos despojar de nossa “existência corpórea”. Ou seja, podemos nos livrar dos conceitos da anatomia que são tão restritos.

    Além disso, um estudo sobre esses textos freudianos explicam que como somos “seres puramente pensantes” e a primeira coisa que percebemos é que há dois seres (macho ou fêmea). Para Freud, há um segundo gênero, que a gente distingue antes da percepção da anatomia.

    Com isso, segundo Freud, o gênero vem primeiro, mesmo que o sexo o determine. Ainda explica que no psiquismo não tem como o sujeito situar-se como ser feminino ou ser macho e, assim, a pessoa vai aprender peça por peça.

    Entenda mais…

    É preciso destacar que as teorias de gênero trazem certos incômodos e desconfortos para as teorias da psicanálise. Afinal, o sexo, desse ponto de vista, está relacionado a muitas coisas do que as questões biológicas. Além disso, está presente em outros âmbitos, como a dimensão política.

    Por fim, é necessário ressaltar algo importante. Embora a psicanálise tenha contribuído para anunciar a existência desse cenário, os psicanalistas sempre estudando estudando sobre assunto. Isso porque é necessário levar em consideração as mudanças sociais para que as teses não fiquem antiquados o que pode prejudicar a credibilidade dessa área.

    Considerações finais sobre atuação em psicanálise

    Nós esperamos que o nosso post tenha te ajudado a entender melhor sobre esse tema tão complexo que é a atuação em psicanálise. Para aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre esse assunto, conheça o nosso curso online Psicanálise Clínica.

    Com as nossas aulas e os melhores professores da área, você vai poder desenvolver seu conhecimento. O curso dura 18 meses e você vai ter:

    • teoria;
    • supervisão
    • análise
    • e monografia.
    Leia Também:  Cadastro Newsletter

    Aliás, ao final dos seus estudos, você poderá clinicar.

    Então, não perca essa oportunidade de entender mais sobre os temas como o deste post de atuação em psicanálise. Se inscreva já e comece ainda hoje a jornada que irá mudar a sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *