Estado de Vigília

Estado de Vigília: o que é, como funciona?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Estado de vigília se expressa por meio de: “sensações, percepções, atenção, memória, instintos, emoções, desejos, conhecimento e linguagem. O efeito integrado desse conjunto de parâmetros representa a essência da consciência”. Dentre os estados de consciência os três principais são o sono, o sonho e a vigília.

Assim sendo, o que é estado de vigília? Será que quando não estamos dormindo estamos realmente vigilantes? Será que estamos o tempo todo com a atenção focada no que estamos fazendo?

Ondas cerebrais e estadas mentais  e o Estado de Vigília

Por meio de um eletroencefalograma é possível monitorar e medir as atividades das ondas cerebrais em ciclos por segundo ou em Hertz (Hz). A depender do estado de consciência de cada pessoa as ondas eletromagnéticas são modificadas, tornando-se mais alta ou mais baixa de acordo com a atividade desenvolvida pelo individuo. Esses níveis desregulados hora alto, hora baixo podem causar insônia, estresse, ansiedade e depressão.

Todavia, quando estão em níveis adequados, elas promovem bem estar, criatividade, paz, harmonia e segurança. Ondas Delta têm uma frequência baixa que varia de 1Hz a 3Hz, alcançamos esse estado quando estamos em sono profundo, totalmente inconscientes. Nessa fase do sono entramos em sono REM, onde temos sonhos mais ricos e longos que geralmente são lembrados no dia seguinte.

Entretanto, também sonhamos nas demais fases do sono que são fases NREM (não REM) quando temos sono mais leve. Ondas Theta com frequência de 3,5Hz a 8Hz que é o estado de sono leve, anterior ao sono profundo. Ondas Alfa que vão de 8Hz a12Hz é o estado de relaxamento meditativo, anterior ao sono leve.

Estado de Vigília e pensamentos conscientes

Nesse estado em níveis adequados temos pensamentos conscientes e ficamos entre o estado de vigília (Beta) e o subconsciente (Theta). Ondas Beta de frequência entre 12Hz e 33Hz é o estado de vigília, consciência normal.

Predomínio do ego. “Níveis altos de ondas Beta, contudo, podem ser problemáticos, pois indicam um estado de alerta intenso, que pode gerar crises de ansiedade, estresse e pânico.

Níveis muito baixos, por sua vez, estão associados a relaxamento ou a baixa energia (quase um estado depressivo). Em níveis adequados, as ondas do tipo nos tornam mais atentos e concentrados para executar tarefas e resolver problemas”.

Estado de consciência no sono

Durante o sono o cérebro continua ativo e é o inconsciente de predomina. Para alguns pesquisadores, durante o sono profundo o ego desaparece e o corpo é revitalizado. Como já mencionado, o sono humano passa por duas fases diferentes, a fase REM em que as atividades cerebrais são mais rápidas assim como os movimentos dos olhos. E a fase Não- REM onde o sono é mais leve.

Durante a fase não-Rem o sono passa ainda por alguns estágios até alcançar o sono profundo: “N1 – transição da vigília para o sono mais profundo, porém, ainda um sono leve, N2 – desconexão total do cérebro com os estímulos do mundo real, N3 – sono profundo, com descanso da atividade cerebral”.

Os sonhos acontecem durante todas as fases do sono e são na maioria das vezes bizarros e sem nenhum sentido para o sonhador, porém para Freud “o sonho é uma realização disfarçada de desejo reprimido”(A Interpretação dos Sonhos 1900). Ou seja, o sonho é uma realização inconsciente de um desejo que foi reprimido pelo ego e que pode torna-se consciente ou não, porque nem sempre nos lembramos do sonho.

Leia Também:  Sonhar com disco voador e OVNI: o que significa?

Estado de vigília

Compreende-se por estado de vigília o estado ordinário da consciência, que é oposta e ao mesmo tempo complementar ao sono, em outras palavras, estar em estado de vigília é ter consciência da realidade exterior. Portanto, enquanto conscientes ou despertos, o ego predomina e podemos por meios dos sentidos perceber as manifestações ambientais.

Todavia, está acordado e consciente da realidade que nos cerca, não quer dizer que estamos o tempo todo atentos e “sintonizados” no memento presente. Na maior parte do tempo estamos com a mente no passado ou no futuro.

Geralmente vamos ao passado porque lamentamos por fatos que nos fizeram mal ou para fugir do momento presente tentando reviver momentos que foram agradáveis, e nos projetamos para o futuro também por fuga da realidade presente ou por termos a mente acelerada e ansiosa, causando angústias, preocupações e depressões. É a partir de nossos pensamentos repetitivos e em sua maioria negativos, que as enfermidades se manifestam em nosso corpo físico e mental.

Os pensamentos

O psiquiatra Augusto Cury diz em uma de suas palestras que, “pensar é bom, pensar com consciência critica é ótimo, mas que pensar demais sem gerenciamento é uma bomba no nosso cérebro”. As pessoas estão cada vez mais aceleradas, ansiosas e sem tempo para ouvir o outro, sem paciência para esperar, sem tempo para ver vida nas pequenas coisas do dia-a-dia.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Raramente se dão conta de seus pensamentos, é de forma inconsciente vivem no “automático”, sempre tendo os mesmos pensamentos e gerando os mesmos resultados. Para Freud as neuroses resultam do conflito do “Eu e o mundo externo”, e representam uma “defesa contra ideias insuportáveis”. As neuroses “incluem fobias, obsessões e compulsões, alguma depressão e amnésia”.

    O “afastamento do eu da realidade e a construção de uma nova realidade” são os meios pela qual o ego tenta fugir do momento presente. Quando por outro lado, quando nos esforçamos em focar no momento presente e ficar consciente de fato em nossas ações, pensamentos e atividades diárias, conseguimos ter uma qualidade de vida mais saudável, harmoniosa e equilibrada.

    Estado de Vigília e onda eletromagnética

    Tudo acontece agora, a vida deve ser vivida no agora porque o passado não pode ser mudado e o futuro nem sabemos se iremos alcançar. O pesquisador Wallace Lima diz que estar atento aos pensamentos e, sobretudo focar nos pensamentos positivos pode ajudar a prevenir doenças. “Sempre que estamos pensando em algo, emitimos uma onda eletromagnética que funciona como uma antena que atrai as pessoas que possuem uma vibração similar.

    Desta forma, é preciso tomar alguns cuidados para estar sempre com o pensamento em uma vibração positiva, mesmo em um mundo onde as notícias negativas predominam.

    Como o ser humano pré-histórico se desenvolveu em um ambiente hostil, cheio de perigos, nosso cérebro evoluiu e se especializou em ser um sinalizador de ameaças e situações negativas.

    Considerações finais

    Hoje sabemos que o cérebro tem essa tendência de focar em coisas negativas e podemos tomar alguns cuidados para evitá-la e nos conectarmos com um padrão de positividade”. Considerações finais Estar consciente de nossos pensamentos nos tornará mais felizes.

    Tudo que precisamos fazer é “desprogramar” nossa mente dos velhos pensamentos. Que a “visita” ao nosso passado seja consciente e aceita como aprendizado pela experiência vivida, e que a projeção ao futuro seja breve e apenas como deslumbre de projetos que desejamos realizar e não para criar inimigos mentais que não existem.

    Leia Também:  Terapia da psicanálise: como a psicanálise trabalha?

    É no aqui e agora que a saúde, a paz e o amor existem. É mantendo-nos vigilantes que anularemos a maioria se não todas as nossas dores e enfermidades.

    Referências

    https://es.wikipedia.org/wiki/Vigilia_(estado_de_conciencia) https://www.ibccoaching.com.br/portal/estados-mentais-e-frequencias-de-ondas-cerebrais/ https://www.unimed.coop.br/web/participacoes/viver-bem/saude-em-pauta/as-fases-do-sono https://www.youtube.com/watch?v=blZjUuXFSzg http://marianakalil.com.br/especialista-em-saude-quantica-ensina-a-exercitar-o-pensamento-positivo-e-evitar-doencas/ MÓDULO 6 – PSICOPATOLOGIAS (PARTE I)

    O presente artigo foi escrito por Gleide Bezerra de Souza([email protected]). Possui Graduação em Lingua Portuguesa, Pôs-Graduação Psicopedagogia

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *