Auto responsabilidade: significado e 20 dicas

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

À medida em que crescemos, passamos por um processo natural de maturidade que nos faz perceber o peso das responsabilidades. Entretanto, muitos carregam um resquício de imaturidade e costumam fugir de suas atribuições e consequências das suas atitudes. Descubra o significado de auto responsabilidade e 20 dicas para exercê-la.

O que significa auto responsabilidade?

Auto responsabilidade é a capacidade ou competência de assumir a responsabilidade por cada evento bom ou ruim que te acontece. Muitas vezes procuramos negar que determinado evento chegou a tal ponto por conta de nós mesmos. Entretanto, se assim o fizermos, acabamos negando uma oportunidade de crescer.

Assumir a responsabilidade é um sinal de que você entende o seu papel ali e precisa mudar. Ninguém pode e deve fazer isso por você. Mesmo que acredite que não, é possível aprender a ser auto responsável e aplicar isso em sua vida. Veja nas dicas abaixo como manter isso em sua rotina.

Pare de culpar os outros

Esse comodismo em culpar alguém por nossas falhas acaba nos viciando. É muito fácil nos eximir de culpa enquanto jogamos o fardo em outras pessoas. Assim, cabe ressaltar que isso não passa despercebido, pesando bastante na hora de confiar em você. Faça um esforço e assuma seus erros.

Autoconhecimento

Seja por terapia ou outro tipo de aconselhamento, tente se conhecer melhor. Isso vai permitir que descubra mais sobre si mesmo. Além disso, você pode:

Descobrir metas

Quando você sabe quem é, sabe exatamente o que procura. Consequentemente, pode estabelecer metas corretas e que agreguem valor de verdade ao seu futuro.

Escolher corretamente

Ao se conhecer, você sabe do que precisa mais no momento. Dessa forma, se mostra mais capaz de acertar em suas escolhas. Isso vai permitir maior controle sobre o que acontecerá em seguida.

Aceite que problemas sempre existirão

Eventualmente, os problemas aparecerão como forma de atestar que as coisas não estão boas no momento e tudo bem. Contudo, a forma como está reagindo a eles e que determinará o seu caminho. Procure focar em como reage a eles e não só nos danos que estão causando.

Não dê mais desculpas

Para de justificar seus erros imediatamente. A auto responsabilidade envolve identificar quais as maiores desculpas que você utiliza em si mesmo. Assim, busque saídas positivas para lidar melhor com as situações.

Evite ser juiz

Ninguém deve acreditar que possui a capacidade moral de julgar alguém. Em hipótese alguma critique uma pessoa a fim de repassar a culpa por uma situação. Em vez disso, dê soluções ou sugestões. Caso o contrário, faça o bom uso do silêncio.

Proatividade

Se você tem um trabalho a fazer, nunca espere ser chamado para concluir sua parte. Certamente, sempre encontrará algo que pode ser melhorado e mudado. Dê ideias de como alcançar melhorias.

Monte um plano

Além de fazer mudanças, tente trabalhá-las com sensatez e equilíbrio. Todos nós temos algo que queremos mudar em nossas vidas. A partir daí, monte um planejamento que possibilite a mudança e trabalhe com base em suas possibilidades.

Aprenda a ter visão sistêmica

Ao invés de olhar o seu trabalho apenas como uma parte, o observe como um todo. Com isso, procure sair do óbvio, fazendo além do que lhe pediram para fazer. Veja onde você será mais útil e ajude o grupo odo a crescer.

Avaliação

É preciso se avaliar constantemente, a fim de buscar uma melhora contínua. Graças a isso, você pode revitalizar:

Suas atitudes

Nunca é tarde para repensar como estamos agindo diante do mundo. Por conta disso, podemos mudar o rumo de algumas atitudes, visando aprimorar nosso desempenho em um ambiente.

Comportamentos

Tenha comportamentos mais expansivos com o intuito de agregar pessoas, não afastá-las. Quem sabe que tipo de aliados está perdendo?

Mire em resultados

Para trabalhar bem a auto responsabilidade, assuma compromissos com as metas de onde está, especialmente no trabalho. Para isso, sempre procure dar o seu melhor para que isso seja conquistado. Utilize disso para aprender e agregar algo em sua vida.

Veja o momento onde a culpa surge

Sempre é possível observar quais tijolos formam um caminho. Dessa forma, tente observar em que momento começa a culpar alguém por suas falhas. Ao invés de apontar, use essa energia para se avaliar e entender o que causará a seguir.

Exercite-se mentalmente

A auto responsabilidade pode e deve ser aprendida. Isso se dá por meio de práticas mentais e comportamentais conscientes. Exercite sua autoconsciência a fim de assumir suas responsabilidades.



Disciplina

Com o exercício mental e comportamental, a disciplina se faz necessária. É através dela que manterá um padrão saudável de consciência para averiguar onde acertou e errou, tomando isso para si.

Leia Também:  Relacionamento com clientes: 3 dicas da Psicanálise

Impulsos

Pense uma, duas ou dezenas de vezes se necessário antes de culpar alguém. Os impulsos acabam se tornando parte de nós, já que são respostas imediatas de um padrão. Segure-se e os controle.

Sinta

Deixe-se sentir que merece o que está acontecendo em sua vida.

Tempo

Veja onde está aplicando o seu tempo. A partir daí, refaça suas metas e trabalhe para alcançá-las.

Não reclame de tudo

Esse é um sinal claro de que é desagradável. Evite reclamar de qualquer de tudo a todo momento.

Não tente defender seus erros

Com isso, acabará ficando preso naquela situação. Siga em frente e assuma a responsabilidade.

Não seja a vítima

Pare de justificar e saia dessa posição sofredora em que se estabeleceu. Sendo assim, seja uma pessoa com postura vencedora.

Comemore vitórias

Não é errado se orgulhar quando algo dá certo. Comemore quando acertar. Isso porque marcará o sabor da vitória em sua vida e você vai trabalhar para senti-lo sempre.

A auto responsabilidade é um sinal extremo de maturidade. Por meio dela, aceitamos nossos papéis nas consequências de nossas vidas e paramos de culpar os outros. Somos os únicos agentes de nossas vidas e devemos trabalhar e aceitar que nem todas as diretrizes trazem coisas boas.

Nunca desvie a atenção das coisas negativas que lhe acontecem às outras pessoas. Enquanto você está trabalhando para prejudicar alguém, outro indivíduo está se esforçando para ser alguém melhor e mais produtivo. Pense nisso e se espelhe. Faça a mudança vir de você.

Comentários finais sobre auto responsabilidade

Para entender como suas motivações influenciam nisso, que tal fazer o nosso curso de Psicanálise EAD? Por conta da ferramenta, você conseguirá se organizar internamente para construir uma ponte de melhora. A autoconsciência será sua principal ferramenta para crescer física, mental, emocional e socialmente.

Aproveite que as aulas são online e pode estudar de qualquer lugar sempre que achar conveniente. Como as apostilas são muito bem estruturadas, você nunca perderá nenhum conteúdo relevante. Além do mais, professores capacitados e especialistas no assunto se encarregarão de tirar o melhor de você.

Entre já em contato conosco e garanta a sua vaga em nosso curso de Psicanálise. A auto responsabilidade é só o começo do que você aprenderá!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 13 =