Não leve por trás: 7 dicas para não ser enganado

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Mesmo que cada experiência ruim que tenhamos na vida sirva de aprendizado, ninguém gosta de ser enganado. Fica um gosto amargo na boca de que abusaram de nossa confiança e até ingenuidade, provocando até decepção consigo. Confira essa sete dicas para não ser enganado e não leve por trás nunca mais.

Preste atenção aos elogios fáceis e constantes

Todos nós possuímos habilidades e qualidades únicas que nos ajudam a crescer. Graças a elas, conquistamos naturalmente as pessoas, permitindo uma aproximação e aliança. Com a admiração delas, vem o elogio como forma natural de expressarem o quanto reconhecem nossas capacidades. Contudo, e quando isso ultrapassa o limite e ganha segundas intenções?

Note que não se trata de um levante contra os elogios, nada disso. Entretanto, muitas pessoas se utilizam deles para conseguir algo de nós. Os elogios são formas de nos amaciar para que cedamos determinado objeto ou ação em favor dela. Faça uma avaliação do seu círculo e entenda as motivações de algumas pessoas ao elogiar você.

Evite dar muitos detalhes de sua vida

Pegue aquela velha crença popular onde você não deve ficar falando por aí sobre os planos de sua vida e leve como reflexão. Já notou que parece que algo está interferindo constantemente em seus planos? A depender da natureza dele e do seu círculo de amizades, pode ser justamente isso que está acontecendo.

Quando nos expomos demais, acabamos revelando detalhes preciosos que mereciam uma atenção maior quanto à sua sigilosidade. Independente de quem seja, evite ficar dando detalhes e explicações de sua vida. Leve seu cotidiano de forma comum, a fim de que ninguém o questione. Não leve por trás aprendendo a não dizer nada de mais.

Não seja impulsivo

Jamais se comprometa com alguma coisa sem antes pensar bem nas consequências. Isso porque a impulsividade pode causar arrependimentos posteriores de uma situação que poderia ter sido evitada. O que não ajuda também é a pressão que algumas pessoas exercem sobre nós. Veja o que fazer quanto a isso:

Guie-se a partir de sua opinião

Claro que devemos ouvir conselhos, mas nunca fazer nada porque alguém disse que algo deveria ser feito de uma maneira específica, sem aceitar questionamentos. Se estiver indeciso, não ouça a decisão escolhida por outra pessoa, já que isso pode beneficiá-la e a você não. Pondere suas escolhas e não leve por trás.

Veja outras opções

Quando alguém tem pressa que você escolha o que ela mostra é porque não quer que você considere o que está ao redor. Em geral, encontramos coisas mais acessíveis às nossa necessidades se procurarmos bem. Independente do que seja, se imponha e diga que quer um tempo para avaliar. Assim evitará qualquer tentativa de engano contra você.

O medo de perder

Quando alguém tenta nos enganar, um vendedor, por exemplo, afirma que temos uma oportunidade única em mãos e perderemos ela. Por conta disso, acabamos engolindo e aceitando tudo o que ele diz por medo de perder aquilo. Em geral, não é o caso, visto que há diversas possibilidades mundo a fora. Lembre-se: nada de impulsos, pois isso evita que seja enganado.

Aprenda a ser cético

Devemos retirar a lente cor-de-rosa que carregamos e passar a enxergar o mundo de forma mais crua. Eventualmente, alguém chega até nós com uma história fantasiosa, a fim de que a compremos. Novamente, vendedores são os principais responsáveis por isso, visto que precisam faturar. Eles usam de nossa procura por milagres para nos convencer a gastar.

Dessa forma, aprenda a ser mais cético em relação ao mundo. Ainda que o seu questionamento cause desconforto em algumas situações sociais, sua integridade vale mais que isso. Jamais deixe que alguém abuse de sua ingenuidade para tirar algum proveito. Fique mais atento e não leve por trás.

O barato que sai caro

Entenda que nada nessa vida é de graça. Qualquer coisa que vem com extrema facilidade possui um preço e devemos nos atentar a isso. Por vezes, para tirar vantagem de nós, algumas pessoas descrevem uma realidade surreal se seguirmos a palavra delas. Nos prometem algo fantasioso e, por acreditarmos nela, acabamos sendo enganados.

Nessas horas, sempre hesite ao tomar uma decisão e comprar uma ideia. Nunca sabemos de fato o que vai vir dali e sempre é melhor pecar pelo excesso de cuidado. Sempre desconfie de oportunidades imperdíveis.

Faça com que as pessoas ganhem sua confiança

Só porque algumas abusam de sua boa vontade, não significa que deva deixar de confiar em todos. Contudo, você precisa fazer valer a sua confiança com quem se relaciona. As conheça primeiro saiba quem são e só depois dê um voto de confiança para elas. Nisso podemos notar dois movimentos:


Leia Também:  Sentimento de Tristeza: 7 dicas para identificar e combater

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


Ingenuidade

Infelizmente, algumas pessoas costumam confiar sem fazer um julgamento profundo. Isso porque se apoiam em uma informação dada por alguém mais experiente, tomando aqui como um voto de confiança. Nunca se guie apenas pela posição hierárquica ou idade de uma pessoa que o levem até uma mentira.

Rapidez

Quando confiamos rapidamente em alguém corremos o risco de que se aproveitem de nós. Essa facilidade em nos acessar permite que nos enganem com algo que não é positivo para nós. Dê tempo para que um vínculo de confiança seja estabelecido e não leve por trás.

Credibilidade

Para que não leve por trás e seja enganado, sempre procure saber sobre a credibilidade de algo ou alguém. Tente o máximo que puder captar informações verídicas sobre algo que está sendo passado para você. Sobre as notícias, por exemplo, procure saber da origem dela da forma que puder. Dessa forma, evitará que seja conduzido por interesses de terceiros.

Considerações finais sobre estas dicas para que você não leve por trás

A confiança é um dos artefatos mais valiosos que existem no âmbito social. Por meio dela, conseguimos acesso quase que irrestrito ao íntimo de uma pessoa. É a chave que precisamos para direcionar as coisas ao caminho que acreditamos que deveriam tomar. Contudo, muitas pessoas abusam disso e acabam tirando proveito da situação.

Faça um esforço e filtre algumas atitudes que podem favorecer unicamente uma pessoa. Isso vai permitir que a sua integridade permaneça intacta e sem traumas graças aos abusos de terceiros. Faça um esforço e garanta que não leve por trás. Abra mão de parte da sua ingenuidade e evite prejuízos físicos e emocionais.



Uma excelente forma de fazer isso é através do nosso curso de Psicanálise online. Isso porque o curso ajuda a entender as dinâmicas existentes no comportamento humano, esclarecendo o porquê delas. Você vai descobrir o motivo de você e os outros fazerem o que fazem e como isso reverbera em suas vidas.

As aulas online dão mais comodidade para estudar, já que pode fazer isso de qualquer computador conectado. Contudo, não se preocupe. A distância não vai impedir que os excelentes professores liguem os alunos com as excelentes apostilas disponibilizadas. Ao fim do curso, receberá um certificado que assegura sua qualidade profissional.

Garanta já a sua vaga em nosso curso de Psicanálise. Curso com qualidade garantida é conosco. No fim das contas, não só você aprenderá a não ser enganado como capacitará outras pessoas ao aconselhar: Não leve por trás!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =