Você sabe o que é cansaço mental? Porque ele está cada vez mais presente. Então, confira o nosso post para entender mais sobre este assunto.

Cansaço Mental: causas, sintomas e como superar

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos

Você sabe o que é cansaço mental? Assim, realizar muitas atividades no dia a dia é muito comum se sentir cada vez mais cansado. Afinal, gastamos energia para fazer essas tarefas, em especial as que exigem o nosso cérebro.

Com isso, o cansaço mental está cada vez mais presente. Por isso, confira o nosso post para entender mais sobre este assunto.

O que é cansaço mental?

Temos o costume de ouvir esse termo com muita frequência. Contudo, não sabemos muito bem o que significa cansaço mental. Nesse sentido, isso parece ser um mal silencioso, pois a pessoa afetada não consegue achar uma solução para este problema.

Aliás, escutamos muito sobre estresse e é quase impossível driblar a rotina para não ter esse tipo de transtorno. Partindo dessa premissa, o cansaço mentalocorre quando a pessoa chega no seu limite. Logo, o seu cérebro não consegue raciocinar e resolver os problemas.

Além disso, a pessoa não visualiza coisas boas e simples da vida, que antes podia. Nesta etapa, acontece um aumento da concentração de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) no sangue e uma desregulação no sistema nervoso. Desse modo, a exaustão mental é o resultado deste processo.

Saiba mais…

Nesse sentido, o cansaço mental acarreta uma falta de concentração e insônia. Além disso, essa exaustão leva a alterações no organismo, trazendo doenças como:

  • hipertensão;
  • dores no corpo;
  • gastrite.

Não bastasse essa lista de patologias, o cansaço mental pode baixar a imunidade, o que aumenta as chances de contrair várias outras doenças. Por isso, é preciso ficar alerta aos sinais!

A pandemia contribui para o aumento deste cansaço mental?

Como já sabemos, a pandemia do novo coronavírus trouxe várias mudanças para o nosso dia a dia, em especial, no trabalho. Afinal, o home office se tornou uma forma de continuar as tarefas para manter o distanciamento social e diminuir a transmissão do vírus.

Entretanto, para muitas pessoas, essa nova rotina de atividades profissionais aumentou ainda mais por conta das tarefas domésticas. Então, esse acúmulo de funções e a necessidade de fazer tudo ao mesmo tempo, acarretou transtornos mentais em muitas pessoas.

Afinal, ficar “confinado” em casa, realizando atividades que são, em sua maioria, realizadas em frente às telas artificiais, aumentou o cansaço mental. Aliado a isso, as pessoas deixam de fazer atividades ao ar livre, como atividade física no parque. Esses eventos funcionam como “válvula de escape” para as tarefas do cotidiano.

Quais são os sintomas do cansaço mental?

É muito comum que as pessoas confundem um cansaço normal com um cansaço mental. Porém, o que difere um do outro são os sintomas. Por isso, é importante estar muito atento a esses sinais. Contudo, vale ressaltar que cada organismo é único, sendo assim, cada um pode sentir sintomas diferentes.

Então, confira alguns dos principais sinais de um cansaço mental nos próximos tópicos.

1. Dores no corpo

Ao perceber que tem alguma coisa errada, o corpo começa a liberar hormônios como a adrenalina, por exemplo. Com isso, os músculos se contraem e a pessoa sente dores no corpo.

2. Dores de cabeça

Além de dores pelo corpo, as dores de cabeça são bastante frequentes. Pois, a pessoa pode sentir uma pressão ou uma dor pulsante que é acompanhada de náuseas.

3. Falta de concentração

Quando o nosso corpo está cansado, ele manda alguns sinais sobre isso. Então, quando o nosso cérebro também está se sentindo exausto, um dos primeiro sintomas é a dificuldade de concentração. Além disso, ele dá sinal de distração constante quando realiza alguma tarefa.

4. Distúrbios do sono

Se houver uma situação de cansaço extremo, o sujeito sofre dificuldades para dormir. Aliás, a pessoa pode ter a sensação de que não dormiu o bastante. Isso ocorre pois o cérebro não consegue percorrer todos os estágios do sono, assim ele não consegue descansar o suficiente.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    5. Irritabilidade

    O cansaço mental e a tensão física que ocorre nestes momentos pode gerar um estresse psicológico. Assim, a pessoa começa a sentir que está sendo cobrada e isso apresenta irritabilidade em eventos que antes não a irritavam.

    Por fim, o início dos sintomas é apenas um indicativo do cansaço mental. Portanto, é importante fazer alguma atividade que estimule a sensação de bem-estar. Ou seja, praticar exercícios físicos ou iniciar algum hobbie que não seja algo obrigatório.

    Quais são as causas do cansaço mental?

    Desse modo, os motivos que levam uma pessoa a ter um cansaço mental podem variar de pessoa para pessoa. Entretanto, realizar as atividades do dia a dia em excesso é uma das causas mais comuns.

    Além disso, a ansiedade, depressão e o longos períodos usando a parte intelectual podem acarretar o início desse tipo de cansaço.

    Tratamento para cansaço mental

    Nesse sentido, vários comportamentos podem ser adotados para tratar o cansaço mental, como colocar em prática as atividades físicas no cotidiano. Para isso, é preciso incluir os exercícios físicos de forma estratégica para não comprometer a rotina. Então, organizar e priorizar algumas atividades é um dos primeiros passos.

    Leia Também:  Amaro: significado linguístico e psicológico

    Além disso, há outras atitudes que podemos tomar para prevenir os sintomas. Por isso, confira a seguir.

    Alimentação

    Uma boa alimentação serve tanto para prevenir quanto para tratar o cansaço mental, já que o nosso cérebro sempre exige muito consumo de energia. Então, alimentos com carboidratos integrais são ótimas fontes de energia.

    Do outro lado, há alimentos que trazem aspectos negativos. Logo, consumir muito açúcar causa picos de energia. Contudo, logo depois esse nível de energia cai de forma rápida e deixa a pessoa mais cansada. Com isso, traz mais prejuízos ao corpo.

    Por isso, é importante ter uma dieta balanceada e não pular nenhuma das refeições para não prejudicar as funções do cérebro.

    Sono

    Ter uma boa noite de sono é fundamental para o cuidado tanto do corpo quanto da mente. Então, adotar hábitos simples como ter uma hora para dormir e evitar alimentos estimulantes antes de deitar ajudam a ter um bom sono.

    Organização

    Sabemos que com a correria do dia a dia é difícil ter uma rotina organizada. Mas é só desse jeito para não ter o cansaço mental. Por isso, priorize as suas tarefas e tire um tempo para relaxar. Ou seja, delimite um tempo para distrair a cabeça das responsabilidades do cotidiano.

    Afinal, investir nesses pequenos prazeres, como ler um livro, ou assistir a uma série, é muito fundamental para gerar um bem-estar e ajudar a diminuir o cansaço mental.

    Acompanhamento com um psicólogo

    Por fim, caso seja muito difícil encontrar uma saída deste tipo de cansaço, é importante encontrar um acompanhamento psicológico com um especialista. Pois, esse profissional te ajuda a refletir sobre seu tempo e as suas tarefas em momentos de tensão e responsabilidade.

    Já em casos mais graves, é recomendado fazer acompanhamento com um psiquiatra. Assim, ele analisará de forma individualizada e orientará quais medicamentos estão de acordo com as suas necessidades.

    Considerações finais sobre cansaço mental

    Sabia que um bom conhecimento não acarreta cansaço mental? Por isso, temos um convite para você. Conheça o nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica. Com 18 meses, você terá acesso a teoria, supervisão, análise e monografia, tudo isso orientado pelos melhores professores. Então, inscreva-se já e comece ainda hoje a sua nova jornada de vida!

     

    One thought on “Cansaço Mental: causas, sintomas e como superar

    1. JEFERSON REIS DE OLIVEIRA disse:

      NOS DIAS ATUAIS, O EXCESSO DE INFORMAÇÃO., AS REDES SOCIAIS USADAS DE FORMA INADEQUADA, TEM CONTRIBUIDO MUITO PARA O CANSAÇO MENTAL, AS VEZES DIFICULTA NOSSO ENTENDIMENTO SOBRE O QUE É A FELICIDADE E NÓS NÃ0 NOS DAMOS CONTA DISSO.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *