Caráter: definição e seus tipos segundo a psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Mesmo que a sociedade possua regras claras sobre conduta e moralidade, cada indivíduo as recebe de modo distinto. A sua construção social e até biológica o leva a caminhos distintos dos demais, dando sinais de como se comporta. Descubra o conceito de caráter e algumas variações dele.

O que é caráter?

Caráter se define como o conjunto de peças inerentes a uma pessoa que formulam a sua moralidade. É a composição mental que esta tem e reage a determinados eventos, mostrando como atuará sobre eles. Trata-se de um complexo sistema composto por nossas virtudes a respeito do que é certo ou errado.

Em geral, é associado a quem possui uma postura mais positiva e aceitável perante a sociedade. Entretanto, a forma como este se manifesta é que pode ser definido como bom ou mau à sociedade. Entra em jogo questões sobre a moralidade e ética estabelecidas pelo mundo externo. Quem quebra o padrão aceitável e fere alguém em qualquer forma é visto como mau caráter.

Essa postura é refletida na forma como o indivíduo cresce influenciado pelo ambiente externo. Permeado por bons exemplos de conduta, certamente os repetirá da mesma forma, entendendo seus valores. Caso contrário, mostrará pouco apreço pelos regimentos que permeiam nossas vidas. A composição mental de uma pessoa é resultado de como foi criada.

Como este se forma?

Ainda que o ambiente externo aja diretamente sobre nós, o caráter de alguém já é percebido nos primeiros instantes de vida. Ele vem de forma bruta, sem forma definida, mas já nesse momento mostra onde pode chegar. A personalidade incide bastante sobre isso, sendo parte fundamental dessa instância. Aprendendo continuamente, sua postura é construída e age sobre si e os outros.

À medida em que crescemos, temos contato com o que é certo ou errado, orientados por nossos pais. Por meio deles, assimilamos o conceito dessas duas palavras, entendendo que há limites que não podem ser vencidos. Mesmo que a construção social aja sobre nós, fazemos questionamentos inconscientes sobre a veracidade dessas informações.

Para explicar melhor, veja alguém que cresceu em uma família estável financeiramente. Certamente, encontrou diretrizes que informavam de perigos, mas em dado momento os contrariou através das drogas, por exemplo. Ainda que sua orientação passasse diretrizes de onde devia ir seguramente, sua própria condução moral apontou a outro caminho.

A visão psicológica sobre caráter

Na Psicologia, o caráter é definido como parte da personalidade, sendo um aspecto único de como cada indivíduo deve agir. Mesmo que indivíduos possuam atitudes parecidas, sua composição interna difere vigorosamente uma da outra. Os traços particulares de cada um é que definem como eles percebem e recebem os estímulos do ambiente externo.

Como aberto linhas acima, caráter não indica que alguém é bom instantaneamente, pois depende do conjunto completo de suas qualidades. Se o mesmo possui qualidades negativas em demasia, isso se reflete em sua índole e consequentemente no mundo. Caso o contrário, se mostra um exemplo da conduta criada pela sociedade.

A forma como este age e reage define sobre a construção de sua persona. A coerência de atitudes, firmeza de escolhas e respeito ao próximo indicam alguém de bom caráter, moldando positivamente esse aspecto. Entretanto, se o mesmo se adapta negativamente às condições familiares, ambientais e pedagógicas, vai na contramão social.

Tipos de caráter

O caráter se constrói como instância da mente influenciado por fatores externos. Com isso, pode se manifestar ou seguir pelos mais variados caminhos, deixando uma marca pessoal em cada indivíduo. Assim, podemos notar as mais variadas formas, como:

Leia Também:  O que é controle emocional? 5 dicas para alcançar

Dramático

Configura-se pelas pessoas que demonstram exagero em suas emoções a fim de se valerem com algo. Em geral, é usado por quem precisa convencer alguém ou que possui uma construção emocional muito sensível. Essa dualidade na finalização dela também depende de como a pessoa cresceu e se desenvolveu.

Covarde

Pessoas que não encaram seus desafios ganham esse estigma de serem covardes. Note que também se trata de sua educação social que falhou em mostrar a necessidade de vencer desafios. Costuma ser usado para humilhar ou denegrir alguém.

Religioso

É aquele que remete diretamente ao aspecto espiritual de alguém ou algum objeto. É designado para mostrar o quão sagrado um indivíduo, evento ou bem material pode se tornar.

Especulativo

Nesse, há uma incerteza constante, uma dúvida pertinente sobre algo ou alguém. As possibilidades parecem infinitas, ainda que bastantes inseguras. A depender do contexto, pode indicar sobre a confiança em algo.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Caráter X Temperamento X Personalidade

É bastante comum existir confusão quanto ao significado de caráter com o de temperamento e personalidade. Ainda que sejam diferentes quanto à sua formação, os dois primeiros pertencem ao último, se tornando dimensões dela. Não há um erro completo por confundi-los porque eles se complementam. As diferenças consistem em:

Caráter

Englobando o temperamento, é a parte de nossa personalidade composta pelos genes e o ambiente externo. Através das frequentes experiências e interações, moldamos essa parte de nossa vida sob diversas influências. É aqui que se difere do temperamento, por exemplo, já que pode ser lapidado e refinado de acordo com a vida que temos.

Temperamento

Ao tocarmos em temperamento, falamos de uma parte da personalidade que já nasce conosco. Nossa herança genética determina como sentimos e manifestamos nossas emoções boas ou não. Não é algo que possa ser modificado, já que é parte integrante e fundamental nossa. Desde bebês já damos sinais de que seremos mais quietos ou agitados, por exemplo.

Personalidade

Sendo a estrutura dos outros dois, a personalidade condensa elementos emocionais, condutivos e cognitivos que definem nosso padrão de comportamento. Embora possua diferentes interpretações, todas concordam que se trata de um padrão comportamental repetido em situações parecidas.

Comentários finais: caráter

O caráter é uma peça fundamental e irrevogável de cada ser humano, necessitando de atenção à medida em que cresce. Com isso, é preciso se atentar à entrega de valores positivos ao seu crescimento. Observar como as atitudes de determinado ente afetam a ele e aos demais, principalmente. Isso evitará danos maiores em sua vida.

Cabe ressaltar que tal peça não pode ser aprendida ou adquirida em qualquer época da vida. Cada um nasce com o seu e o direciona a partir de sua percepção e influência externa. Em seus atos de hoje, uma pessoa é capaz de enxergar as consequências que virão amanhã.

Se quiser entender melhor o comportamento dos outros, indicamos que faça nosso curso de Psicanálise 100% EAD. Por meio dele, é possível avaliar as diretrizes que regem as atitudes das pessoas. Entendendo suas motivações, o relacionamento e impressões com elas se tornam mais adequados.

Nosso curso é feito via internet, fazendo com que estude quando e onde quiser. Ainda que tenha professores qualificados para te ajudar no aprendizado, é você quem monta seus horários. Com isso fica mais cômodo destrinchar e aprender o valoroso material das apostilas durante os módulos. Quando terminar, recebe um certificado impresso de sua competência como psicanalista.

Leia Também:  Antevasin: Significado da palavra para a Psicologia

Entre já em contato e obtenha a ferramenta de mudanças em sua vida. Faça nosso curso de Psicanálise! Ah, e não esqueça de compartilhar este post sobre caráter. Muitas pessoas podem estar interessadas nessa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + sete =