Carteirinha de Psicanalista e registro no Conselho

Posted on Posted in Formação em Psicanálise

Uma completa Formação em Psicanálise capacita o profissional a ser Psicanalista e a clinicar, isto é, montar seu consultório presencial ou a distância (via aplicativos móveis de comunicação, como Skype). Mas, além de uma Formação Completa, será que é preciso ter registro no Conselho de Psicanálise ou em algum Órgão Fiscalizador, ou obter a carteirinha de Psicanalista, como ocorre em outras profissões?

Você deve estar pensando qual é o Conselho Federal de Psicanálise que faz o papel fiscalizador similar ao exercido por outros conselhos profissionais, como CREA, OAB, CRC, CRM etc. Neste artigo, vamos aprofundar essa discussão!

Como obter um Certificado de Psicanalista?

Você precisa estar formado em Psicanálise e ir ganhando experiência gradativamente, para ser uma referência como psicanalista.

Já com o Certificado de nossa Formação Completa em Psicanálise 100% On Line, você estará apto(a) a clinicar, em todo o território nacional. Somos um grupo autônomo, focado na popularização da Ciência Psicanalítica. Não somos ligados a nenhuma instituição pública de ensino, embora os autores da Formação provenham de grandes instituições, como a Unicamp.

Será preciso me cadastrar em órgão ou conselho para ter carteirinha de psicanalista?

Não existe carteirinha de psicanalista. Não há Conselho de Psicanálise, nem obrigação de você como Psicanalista se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.

É proibido haver Conselhos de Psicanálise. Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os (CRM, CRC, CREA etc.), eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador, serão empresas ou associações privadas com o nome “Conselho” só como “nome de fantasia”.

É bom ressaltar: as associações de psicanalistas são privadas, qualquer grupo de psicanalistas pode montar uma associação, empresa ou instituto psicanalítico. Elas existem para fins de relacionamento, supervisão e aprofundamento teórico-prático, não existe para fiscalizar, nem teriam poderes para isso.

Por que não existe Conselho de Psicanálise?

Desde Freud, a Psicanálise é considerada uma ciência leiga (laica), isto é, Freud considerava que profissionais de outros ramos do saber que aprendam o Método Psicanalítico podem atuar, especialmente porque a Psicanálise se funda em conhecimentos dos mais diversos ramos do saber: medicina, psicologia, ciências naturais, artes, mitologia, sociologia, história, literatura, pedagogia, linguística etc.

Em praticamente todos os países do mundo, a Ciência Psicanalítica decidiu ser assim, para preservar o caráter laico (leigo) e não se amarrar nas entranhas burocráticas da institucionalidade.

Se não tem Conselho ou Carteirinha, a profissão de Psicanalista existe?

O Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Federal de Medicina e o Ministério da Saúde reconhecem o Psicanalista como profissão autônoma, não fiscalizada por conselho algum e não restrita a profissionais da área médica.

Como funcionam as associações ou sociedades de psicanalistas?

As associações de psicanalistas existem praticamente em todas as cidades médias e grandes. Em algumas cidades, existem várias delas. Na verdade, essas associações não são órgãos públicos, são grupos de psicanalistas que se reúnem para estudos e trocas de experiências. Por vezes, realizam eventos. A maioria dessas sociedades cobra um valor mensal, para manter e ampliar as atividades.

São livremente criadas por Psicanalistas: qualquer psicanalista pode se juntar a outros para criar essas Associações ou Sociedades, até porque o direito de associação é livre no Brasil (art. 5º, da Constituição Federal).

A presença nesses grupos é uma opção do Psicanalista. Nós recomendamos muito, pois ajudará a lhe trazer ideias, aprofundar conceitos, fomentar relacionamentos, além do que pode fortalecer sua imagem perante seus analisandos.

Cada uma dessas associações pode ter regras específicas de funcionamento e ingresso de novos associados. Porém, normalmente, elas são abertas até para quem não atua na área: pessoas que gostam de debater Psicanálise, ou está fazendo uma pós-graduação que envolve o conhecimento psicanalítico.

Ao concluir nossa Formação em Psicanálise, você receberá uma lista de associações de psicanalistas em todo o Brasil. Após formado(a), você se associa a essas entidades se desejar.

Quero ser Psicanalista!

Se você se interessa pela área, comece hoje mesmo nossa Formação Completa em Psicanálise Clínica: 100% On-Line, que habilita o profissional a clinicar e se aprofundar nesta rica área do saber.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

9 thoughts on “Carteirinha de Psicanalista e registro no Conselho

  1. Fiz uma pós graduação na clínica psicanalítica,tenho direito de colocar no meu consultório que sou psicopedagoga e psicanalista ?

    1. Boa tarde, Sandra.
      Para atuar como psicanalista, você precisa:
      (1) ter concluído curso de formação (como o nosso Curso de Formação; cursos de especialização quem não tenham o tripé teoria/supervisão/análise não servem para este fim);
      (2) ter ensino superior em qualquer área;
      (3) ser associado a um instituto ou sociedade psicanalítica de qualquer lugar do Brasil (ao concluir nosso curso, você terá um ano de anuidade grátis junto ao nosso Instituto, IBPC; ou seja, você precisa estar vinculada a instituto psicanalítico, para fins de acompanhamento de seus casos, para aprofundamento e networking);
      (4) assinar termo de responsabilidade junto ao seu instituto ou associação, em que você se compromete a seguir o método psicanalítico e se declarar apto para atuar.

      Att.,
      Psicanálise Clínica

  2. Estou interessado no Curso, o conteúdo me pareceu muito bom e o preço acessível. Mas gostaria de saber qual o valor de uma anuidade do IBPC.
    Gostaria de ter uma idéia desse valor, mesmo ciente que fazendo o curso, como pretendo fazer, a primeira anuidade é grátis.

    1. Cristiano, obrigado por sua mensagem. A anuidade atual para ex-alunos é de R$ 969,00. No entanto, recomendamos que você não se preocupe com isso agora: você terá um ano de Supervisão sem anuidades, após terminar o Curso; será um prazo para você decidir se irá atuar ou não e, em caso positivo, terá condições para obter realização pessoal e retorno financeiro na profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *