Carteirinha de Psicanalista e Registro no Conselho

Posted on Posted in Formação em Psicanálise

Uma formação completa em Psicanálise é essencial para capacitar o profissional a se tornar um Psicanalista e a clinicar, isto é, montar seu consultório presencial ou a distância (via aplicativos móveis de comunicação, como Skype). Mas, além de uma Formação Completa, será que é preciso ter registro no Conselho de Psicanálise em algum Órgão Fiscalizador, ou obter a carteirinha de Psicanalista? Como ocorre em outras profissões?

Conselho Federal

Você deve estar pensando: Qual é o Conselho Federal de Psicanálise que faz o papel fiscalizador similar ao exercido por outros conselhos profissionais, como CREA, OAB, CRC, CRM etc? Neste artigo, vamos aprofundar exatamente sobre essa discussão e responder à essa pergunta. Por isso, continue lendo para descobrir!

Como obter um certificado de psicanalista?

Para obter um certificado de Psicanalista, você precisa ter se formado em Psicanálise e ir ganhando experiência gradativamente, para ser uma referência como psicanalista.

Com o certificado de nossa Formação Completa em Psicanálise 100% On Line, por exemplo, você estará apto(a) para clinicar em todo o território nacional. Somos um grupo autônomo de professores e idealizadores de uma formação autoral e acessível, focada na popularização do saber psicanalítico.

Além disso, não somos ligados a nenhuma instituição pública de ensino, embora os autores da Formação provenham de grandes instituições, como a Unicamp.

É necessário me cadastrar em Órgão ou Conselho para ter Carteirinha de Psicanalista?

Não existe (e nunca existiu) carteirinha de psicanalista e nem há Conselho de Psicanálise no Brasil. Além disso, você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. Ou seja, o Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.

É proibido haver Conselhos de Psicanálise. Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os (CRM, CRC, CREA etc.), eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador, serão empresas ou associações privadas com o nome “Conselho” só como “nome de fantasia”.

É bom ressaltar: as associações de psicanalistas são privadas, qualquer grupo de psicanalistas pode montar uma associação, empresa ou instituto psicanalítico. Elas existem para fins de relacionamento, supervisão e aprofundamento teórico-prático, não existe para fiscalizar, nem teriam poderes para isso.

Por que não existe Conselho de Psicanálise?

Desde Freud, a Psicanálise é considerada uma ciência leiga (laica), isto é, Freud considerava que profissionais de outros ramos do saber que aprendam o Método Psicanalítico podem atuar, especialmente porque a Psicanálise se funda em conhecimentos dos mais diversos ramos do saber como:

  • medicina;
  • psicologia;
  • biologia;
  • artes;
  • mitologia;
  • sociologia;
  • história;
  • literatura;
  • pedagogia;
  • linguística;
  • direito;
  • engenharia;
  • contabilidade;
  • qualquer outra área de formação de exatas, humanas, artes ou biológicas.

Em praticamente todos os países do mundo, a Ciência Psicanalítica decidiu ser assim, para preservar o caráter laico (leigo) e não se amarrar nas entranhas burocráticas da institucionalidade.

Cada sociedade psicanalítica é livre para definir os requisitos para novos membros. Nosso Curso de Formação em Psicanálise requer apenas a conclusão do ensino médio.

Entenda mais sobre essa questão 

A Psicanálise e a Psicoterapia não são profissões regulamentadas no Brasil e, desse modo, não possuem Conselho de Profissão para orientar, fiscalizar e disciplinar o seu exercício e acolher denúncias contra profissionais. Estas atuações profissionais são de livre exercício no Brasil, não sendo privativas/exclusivas de psicólogas/os. A instância de denúncia pela sociedade, nestes casos, é a justiça comum e as delegacias.

Não há como psicanalistas e psicoterapeutas sem formação em Psicologia, e consequentemente sem a devida habilitação legal no CRP, responderem a processos éticos dentro do Conselho. Isso porque, a Comissão de Ética que julga e sentencia estes profissionais age sobre psicólogas/os devidamente inscritas/os em função das atribuições pertinentes ao Conselho como órgão fiscalizador do exercício profissional.

Se não tem conselho ou carteirinha, a profissão de psicanalista existe?

O Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Federal de Medicina e o Ministério da Saúde reconhecem o Psicanalista como ofício autônomo, não fiscalizado por conselho algum e não restrito a profissionais da área médica.

Leia Também:  Quais são os Requisitos para atuar como Psicanalista?

Psicólogo x psicanalista x psiquiatra

Os profissionais que não são psicólogos não podem usar o título de “psicólogo” e nem realizar funções privativas da Psicologia como: o uso de métodos e técnicas psicológicas para realização de seleção profissional, orientação profissional e diagnóstico psicológico e avaliação psicológica, por exemplo.

Por outro lado, nenhum psicólogo está impedido de trabalhar em conjunto com psicanalistas ou psicoterapeutas que não possuam formação em psicologia. Entretanto, deverá separar todos os seus registros e documentos psicológicos, já que os mesmos são privativos, e deverá seguir o Código de Ética e demais normativas da profissão, se atentando por exemplo, ao que prevê o artigo 6°, alínea b:

Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos:

  • Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

Em resumo:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • Psiquiatra é o médico com especialização em psiquiatria; pode receitar medicamentos e pode também atuar com terapia, inclusive há psiquiatras que são também psicanalistas. Os conselhos federal e estaduais de medicina regem a atuação do psiquiatra.
    • Psicólogo é o profissional que concluiu curso de psicologia e credenciou-se junto aos conselhos estaduais e federal de psicologia. Há muitos psicólogos que são psicanalisas, isto é, escolheram a psicanálise como método terapêutico principal de sua abordagem.
    • Psicanalista é o profissional que concluiu Curso de Formação em Psicanálise (como o nosso); não há conselho ou ordem de psicanalistas, sendo que a formação e a atuação em psicanálise podem ser exercida responsavelmente por pessoas de quaisquer outras áreas de profissão.

    Uma vez optando por atuar depois de formado, o psicanalista precisará seguir:

    • sendo analisado: fazendo terapia com outro psicanalista, para trabalhar suas próprias questões;
    • sendo supervisionado: reportando seus casos a instituto psicanalítico ou psicanalista mais experiente, para acompanhamento;
    • estudando (teoria): por meio de leituras de livros e cursos complementares na área.

    Teoria, supervisão e análise são as três partes do chamado tripé psicanalítico, que rege a formação e a atuação do psicanalista.

    Como funcionam as associações ou sociedades de psicanalistas?

    As associações de psicanalistas existem praticamente em todas as cidades médias e grandes. Em algumas cidades, existem várias delas. Na verdade, essas associações não são órgãos públicos, são grupos de psicanalistas que se reúnem para estudos e trocas de experiências. Por vezes, realizam eventos. A maioria dessas sociedades cobra um valor mensal, para manter e ampliar as atividades.

    São livremente criadas por psicanalistas, onde qualquer psicanalista pode se juntar a outros para criar essas Associações ou Sociedades, até porque o direito de associação é livre no Brasil (art. 5º, da Constituição Federal). Assim, a presença nesses grupos é uma opção do Psicanalista. Nós recomendamos muito, pois vai te ajudar a lhe trazer ideias, aprofundar conceitos, fomentar relacionamentos, além do que pode fortalecer sua imagem perante seus analisandos.

    Ao concluir nossa Formação em Psicanálise, você fica livre para se associar a qualquer grupo ou sociedade psicanalítica, o que não é obrigatório.

    Não existe:

    • carteirinha de psicanalista: a escola ou curso podem oferecer como um complemento (nosso curso também oferece aos formados, bem como o certificado), mas é apenas uma forma de organização interna à escola, não é um documento oficial de Estado;
    • conselho ou ordem de psicanalista: são criados por lei; no Brasil, inexiste lei neste sentido. Se alguma empresa ou grupo usa a palavra Conselho ou Ordem, você pode ter certeza de que é um nome de fantasia, não são conselhos ou ordens profissionais, que só podem ser criados por lei.

    Desde Freud, a Psicanálise é uma ciência leiga. Isso quer dizer que o ofício de psicanalista pode ser exercido por qualquer pessoa com Formação em Psicanálise que contemple o tripe teoria, análise e supervisão e que seja ministrado por Instituto reconhecido. E atualmente este é o regimento válido no Brasil e na maior parte do mundo. Apesar de online, nosso curso de formação em psicanálise contempla esses requisitos.

    Os Institutos/Escolas de Psicanálise são livres para estabelecer o critério de admissão de alunos. Nosso Curso admite pessoas com ensino médio. O aluno pode também ter curso superior em qualquer área (completo ou em andamento).

    Quero ser Psicanalista!

    Se você se interessa pela área, comece hoje mesmo nossa Formação Completa em Psicanálise Clínica: 100% On-Line, que habilita o profissional a clinicar e se aprofundar nesta rica área do saber.

    36 thoughts on “Carteirinha de Psicanalista e Registro no Conselho

    1. Fiz uma pós graduação na clínica psicanalítica,tenho direito de colocar no meu consultório que sou psicopedagoga e psicanalista ?

      1. Boa tarde, Sandra.
        Para atuar como psicanalista, você precisa:
        (1) ter concluído curso de formação (como o nosso Curso de Formação; cursos de especialização quem não tenham o tripé teoria/supervisão/análise não servem para este fim);
        (2) ter concluído ensino médio;
        (3) ser associado a um instituto ou sociedade psicanalítica de qualquer lugar do Brasil (ao concluir nosso curso, você terá um ano de anuidade grátis junto ao nosso Instituto, IBPC; ou seja, você precisa estar vinculada a instituto psicanalítico, para fins de acompanhamento de seus casos, para aprofundamento e networking);
        (4) comprometer-se junto ao seu instituto ou associação, em que você se compromete a seguir o método psicanalítico e se declarar apto para atuar.

        Pós-graduação são certificações TEÓRICAS, não contempla o tripé da psicanálise. É importante você fazer um curso de formação como o nosso.

        Att.,
        Psicanálise Clínica

        1. Shanti, tudo bem? Cada instituto fixa suas condições para afiliação, não há uma exigência legal, pelo fato de o ofício de psicanalista não ser regulamentado. Esta explicação está em nossa FAQ: https://www.psicanaliseclinica.com/faq. Nosso Curso de Formação requer apenas o ensino médio. Obrigado!

        2. Concordo que não é obrigatório! E sei bem que pode surgir ao natural a identificação com o conteúdo psicanalítico e aplicações. Porém, acredito que uma formação superior em áreas afins (humanas), pode munir o aprendiz na intenção das suas prática. Dar suporte ao entendimento mais amplo e autoridade nas execuções. Funciona como um bônus.

        1. Como faço, após concluir a formação em psicanalise, para ensinar em outras instituições?

          1. Sim, Marcela, é possível lecionar em qualquer nível. A escola ou faculdade contratante pode determinar certas exigências de currículo, mas não há impedimento legal para lecionar.

    2. Boa noite quanto é a mensalidade para se filiar e é preciso para fazer parte dos filiados

    3. Para atuar como psicanalista é preciso ter ensino superior em qualquer área .Sou técnico em contabilidade .Posso atuar como psicanalista se fizer o curso .

    4. Obrigada pela informação ficou claro que não existe conselho ou carteirinha para profissão de Psicanalista, no entanto o MTE, CFM, MS reconhecem o psicanalista como profissão autônoma. A minha dúvida em relação a isso é o seguinte,esse reconhecimento existe de forma escrita? E eu posso, por exemplo, ao me formar como psicanalista com vocês, me credenciar a planos de saúde para clinicar como tal?!

      1. Boa tarde, Rízia, tudo bem? Há instruções normativas do MTE, definindo o Psicanalista como um Ofício. Quanto ao Conselho Federal de Medicina, já houve parecer do CFM, em que reforça que Psicanálise não é restrita a médicos. Veja esses detalhes em https://psicanaliseclinica.com/faq. Gratidão!

        1. Então, não ficou claro a resposta para a amiga acima, como psicanalista clínico que não tem a formação em saúde (medicina, psicologia etc) se pode vincular-se a planos de saúde, também tenho está dúvida, quero me matricular no curso, mas confesso que este tema me deixa com dúvidas

          1. Renato, bom dia. Como regra, os planos de saúde só admitem psicólogos, não psicanalistas. A atuação do psicanalista é em atendimentos particulares ou em parceria com instituições que admitem esse profissional. Pense em sua formação como psicanalista como oportunidade de autoconhecimento, de agregar na profissão atual e de contribuir com pessoas próximas. O aspecto profissional precisa ser um desdobramento disso, e é explicado em nosso curso. Gratidão! Equipe Psicanálise Clínica

    5. Boa tarde tenho nivel superior em teologia e tenho pos em psicologia cognitva e neurociencia e psicanalise , posso me afiliar a ordem ?

      1. Jefferson, tudo bem? No momento, estamos apenas supervisionando alunos matriculados em nossos cursos. Inscreva-se no Curso de Formação em Psicanálise: https://www.psicanaliseclinica.com. Durante o curso (e 1 ano depois da formação) você tem filiação gratuita ao IBPC, inclusive para supervisão. Gratidão! Equipe Psicanálise Clínica

    6. Nos casos de não se ter a formação de cursos superiores, consigo mesmo assim clinicar, se me associar a algum conselho, e ser reconhecido pelo MTE? E a IBPC pode se filiar quem não tem curso superior?

      1. Boa tarde, Simone, tudo bem? Não há curso superior em Psicanálise. Isso se deve ao fato de a Psicanálise ser considerada um ofício livre. Uma pessoa com formação em um curso como o nosso (englobando teoria, supervisão e análise, vinculada a um instituto específico na área, como é o nosso caso) pode se formar psicanalista. Acesse: psicanaliseclinica.com. Gratidão! Equipe Psicanálise Clínica.

    7. nao existe obrogatoriedade nenhuma em se associar a uma instituição ou sociedade como eles dizem no item 3)

    8. Boa noite. Li todos os comentários e tenho algumas dúvidas pontuais. Pelo que entendi:
      1. Uma pessoa com qualquer curso superior pode se tornar psicanalista? Mesmo que esse curso seja, por exemplo, gestão de tecnologia?
      2. Após a formação de psicanalista, quais seriam as áreas de atuação? Vocês falam em uma das respostas ” (…) agregar na profissão atual e de contribuir com pessoas próximas (…)”, então não seria possível clinicar?

    9. Pessoas com ensino médio completo podem fazer o curso e serem aptas a clinicar e participar de tudo

    10. Renato, tudo bem? Até 30/06/2022 você estará filiado ao IBPC (um ano após concluir o curso). Poderá nos reportar os casos que estiver atendendo, daremos feedback por email. Criamos uma nova modalidade de supervisão para formados: nela, há pequenas turmas, encontros online com o professor supervisor, contato direto via whatsapp do supervisor. É, portanto, uma supervisão mais completa para quem esteja buscando atender com qualidade os próprios casos. Conheça aqui a Supervisão para Formados.

    11. estou me formando em julho deste ano 2022 sou de Belém do Pará
      para esta metrópole tem associações ?

    12. Boa tarde, me formei a um mês atrás em SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL. Já trabalho na área de saúde de minha cidade. Sou graduada em Letras. Eu posso exercer a função de Psicanalista, Abrindo meu próprio consultório, com acompanhamento de um clinico, ou um Psiquiatra?

    13. Boa noite!
      Tudo bem?
      Tenho Curso de Psicanálise Clínica Integrada de 1200h com certificação respeitando o tripé. Eu poderia me filiar ao IBPC? Ou somente quem fez o curso na Instituição? Obrigada

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.