Como funciona um curso de Psicanálise?

Posted on Posted in Curso de Psicanálise, Formação em Psicanálise

Dia após dia, as consequências de nosso modo de vida se acumulam e, em determinado momento, eclodem. Sem o acompanhamento necessário, estaremos mais suscetíveis aos efeitos desses males. Como parte de um agente da mudança, você pode se ajudar e contribuir para aliviar a tensão de outras pessoas com um curso de Psicanálise.

Qual o papel do psicanalista?

O psicanalista tem um papel complicado quanto ao paciente. Nesse contexto, deverá trazer à tona lembranças, sonhos, figura simbólicas com o objetivo de ajudar o paciente a se livrar dos medos, dores ou traumas. Assim, ele deverá interpretar como o histórico do visitante está afetando a sua vida. Dessa forma, observará como ele pode fornecer caminhos para que o cliente se livre disto.

O profissional ajuda o paciente a se conhecer melhor. Com o apoio do psicanalista que se dispõe a ouvir e entender seus sentimentos. Assim, o analisado pode criar uma ideia sobre si mesmo e a sua situação, dando brecha para o terapeuta agir. Este, por sua vez, poderá orientar o que o paciente pode fazer por si para o futuro, motivando-o a buscar respostas e as causas daquela dor.

Benefícios do curso de psicanálise

Iniciar um curso de Psicanálise é uma jornada ao interior e, felizmente, para a mudança. Nesse contexto, um curso como esse abre portas na nossa mente e permite que façamos o mesmo com outras pessoas. Assim sendo, veja alguns dos benefícios em se estudar Psicanálise:

Relações

Um curso de Psicanálise é a chave para entender mais e melhor o nosso comportamento diante de algumas situações. Através dele, podemos ler com mais facilidade os sentimentos e emoções das outras pessoas. Assim, isso permite que tenhamos acesso às suas partes alquebradas e ajudemos a restaurar os relacionamentos interpessoais.

Autoconhecimento

Um dos exercícios mais difíceis que existem é conhecer a si e aos outros. Isso porque somos seres de vasta complexidade, alterando nossa percepção e reação constantemente. Nesse contexto, compreender a mente, suas nuances e transformações ajuda no caminho a se conhecer e compreender os outros.

Incrementar

Embora muitas pessoas não se formem como psicanalistas, elas buscam um curso com o intuito de somar técnicas e conhecimentos na profissão que exercem. Por exemplo, um professor pode entender melhor o que se passa na cabeça e comportamento de um aluno se estiver munido dos conhecimentos de um curso de Psicanálise.

Transformar pessoas

Independente do meio onde está inserida, uma pessoa pode ter a habilidade natural de aconselhar alguém. Nesse contexto, trata-se de uma capacidade inata de quem tem o poder de transformar uma pessoa. No entanto, com o curso de Psicanálise, o indivíduo terá ferramentas e técnicas mais refinadas, suficientes para aperfeiçoar o seu trabalho.

Regulamentação

Oficialmente, a Psicanálise não é encaixada como uma profissão regulamentada, tanto no Brasil, como no mundo. Não existe nenhum curso superior de Graduação na área reconhecido pelo Ministério da Educação. Embora possuir um diploma superior conste como requisito variável para a matrícula no curso, o mesmo não certifica ou entrega equivalência a um curso superior.

Entende-se a prática como uma ocupação, sendo devidamente amparada na legalidade e exercício. Mesmo estando fora dos padrões comuns de uma universidade, é necessário empenho e disciplina no aprendizado, visto que você também será avaliado antes mesmo de poder clinicar. Assim, além de servir como laboratório, também constará que está apto a trabalhar com os problemas de outras pessoas.

Como funciona?

O curso de psicanálise é aberto para todas as pessoas que se interessem na área da saúde mental e estejam aptas a enfrentarem o rigor da ocupação. Embora não possua um curso superior específico, instituições autorizadas oferecem os cursos regulamentados aos estudantes. Por ser uma atividade complexa, podem durar alguns anos até a sua formação, incluindo posterior afiliações aos órgãos e ordens específicas.

Dividido em aulas teóricas e práticas, o estudante terá acesso a todos os fundamentos que compõem a ocupação. Assim, ao longo do curso, será imergido nas práticas da terapia, absorvendo o equipamento necessário para aplicá-las no mundo externo. A dedicação e disciplina influenciarão diretamente no profissional que você se tornará.

Nesse contexto, vale ressaltar que você mesmo será submetido para uma avaliação por parte de um psicanalista. Isso porque, para atender os problemas dos outros, você mesmo precisa estar resistente aos seus. Se não for feita, você poderá se envolver de forma pessoal nas pendências sentimentais de outras pessoas, tomando isso para você.

Leia Também:  Curso para Psicanalista, qual fazer?

Habilidades a exercer

Devido à natureza da terapia, os psicanalistas são muito bem-vindos em vários ambientes de comunicação social. Seja apenas para tratar um indivíduo ou um grupo, um profissional qualificado estará pronto e apto a identificar os comportamentos erráticos que declinam a vida nesses círculos.

Veja alguns aspectos onde a ocupação pode trabalhar:

Análise

Através de um espaço neutro, o psicanalista pode mover o paciente para compartilhar de suas vivencias emocionais. Nesse acolhimento, poderá oferecer o suporte que ele precisa. Isso dará forças para que o indivíduo drible conflitos, entendendo a sua natureza e encontrando soluções para aquilo.

Entender comportamentos

Mesmo que a terapia seja individual ou em grupo, o psicanalista tem a capacidade intuitiva e construída de avaliar cada membro. Usando de entrevistas, ele pode levar os dados necessários e cruzá-los para entender melhor os problemas. Elaborando um diagnóstico do que pode estar maculando essas relações, encontrará um caminho à saída.

Educação

Pode parecer um tanto quanto absurdo, mas um psicanalista também é responsável pela educação dos seus pacientes. No caso, a emocional. Durante todo tratamento, o terapeuta deve provocar o paciente quanto aos danos daquele comportamento e estimular que o mesmo altere isso, visando um benefício próprio e social.

Contudo, esse ensinamento deve ser feito de maneira fixa e não apenas pelo momento.

Acompanhamento

Raramente em uma única sessão será possível tratar do problema. À medida em que o tratamento prossegue, o profissional terá de avaliar as oscilações positivas e negativas que o grupo ou indivíduo apresenta. Dependendo do desempenho até ali, será encarregado de introduzir novas abordagens à solução do problema.

Ética

Ainda que a natureza dos problemas de seus pacientes o incomode, você deve manter uma postura profissional ímpar. Assim, de maneira alguma deve-se levar a experiência ao lado pessoal. Por meio de um ambiente empático, traga à tona as preocupações pertinentes do indivíduo e exponha os prós, se houver, e contras daquela situação.

Nesse contexto, agregar um curso de Psicanálise à sua vida e currículo tem efeitos semelhantes a qualquer outra área da saúde. Isso porque você mobiliza o paciente a sair daquele estado de depredação da própria imagem e o ajuda a procurar outro caminho, restaurando sua integridade emocional e, por consequência, física. É um exercício difícil, porém prazeroso.

Entender como funciona a estrutura e aplicação do curso demandará um esforço interno e externo, entretanto recompensado quando os primeiros pacientes apresentarem melhoras. Todos temos mares de problemas e necessitamos de um guia para nos ajudar a não naufragar. Esse é o psicanalista.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Mais familiarizado com assunto, porque não deixa nos comentários o porquê da iniciativa em ser psicanalista? Conta para gente o que te inclinou a escolher esse caminho na área da saúde mental. Conte todas as suas expectativas ou simplesmente acrescente algo à matéria. Assim como em um consultório, a troca de experiências sempre é algo saudável e bem-vindo.

Caso tenha interesse em fazer um curso de Psicanálise online, confira o nosso! Assim, clique aqui para saber mais informações e explore o mundo da Psicanálise!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dez =