Como funcionam as provas do Curso?

Tipo de questões das provas

A cada módulo, o aluno faz a leitura de uma apostila e realiza uma prova. Trata-se de uma única prova por módulo, englobando questões de múltipla escolha e uma redação (800 palavras, tema livre sobre assunto do módulo).

Recomendamos que o aluno faça a redação no Word ou Bloco de Notas, verifique a quantidade de palavras (total de, no mínimo, 800 palavras) e só depois entre na prova (copiando e colando o texto). Se o aluno tentar digitar direto no formulário de prova, o sistema pode deslogar (desconectar) por falta de uso e o aluno pode perder o que estava digitando.

O aluno tem o prazo que precisar para fazer a prova. Se o sistema desconectar, o aluno pode se conectar novamente e fazer a prova. Tendo salvo, antes, o texto de sua redação no seu Word, o aluno terá a sua redação salva caso o sistema se desconecte (assim não perderá o que escreveu).

Correção das provas: o aluno fica sabendo, de imediato, quantas questões acertou entre as perguntas de múltipla escolha. Já a redação é corrigida ao final dos 12 módulos (critério Suficiente ou Insuficiente; se alguma redação não cumpriu os critérios de Conteúdo, Autoria e Extensão, o professor psicanalista sugerirá alterações, via de regra bastante pontuais).

Material para cada prova

O material obrigatório para a prova é a apostila de cada módulo.

Portanto, apenas Apostila 1 + Prova 1: com esses dois itens o aluno completa o primeiro módulo. Se houver leitura obrigatória fora da apostila, a apostila irá indicar, já com o link para o material.

Outros materiais extras e complementares fora da apostila do Módulo são opcionais: salve-os em seu computador para ler no longo prazo.

Dicas para fazer as redações

Seguem abaixo algumas dicas, que o aluno poderá aproveitar para fazer a redação dos próximos módulos.

Neste link, o aluno tem o exemplo de uma redação, criada por um de nossos alunos: https://psicanaliseclinica.com/conceito-complexo-de-edipo/

Sendo o texto criado pelo aluno (sem cópia idêntica) e o assunto sendo pertinente ao módulo, não haverá problemas quanto ao texto. Respeitados esses pontos, no máximo poderão ser sugeridas alterações pontuais ao seu texto, ao final de todos os módulos (no feedback que o professor fará ao aluno), mas no máximo serão alterações que você pode corrigir de maneira bastante rápida.

Sobre a redação, o texto precisa ser criado pelo aluno, o que não significa que as ideias precisem ser originais ou todas originais. O aluno pode reescrever ideias de outros autores, desde que o faça com as suas próprias palavras (sem cópia idêntica).

Cópias idênticas são admitidas apenas em trechos pontuais da redação, desde que o aluno coloque o trecho entre aspas e diga de onde o trecho foi tirado (qual livro ou site).

Preferimos deixar o tema livre das redações para dar margem para a visão pessoal do(a) aluno(a), e para que já trace um percurso de ideias que possam ser unidas depois, na monografia.

Algumas técnicas que sugerimos para a redação (o aluno pode escolher uma dessas ideias, ou combiná-las entre si):

1- Escolha um tema do módulo que você estiver estudando; faça um resumo ou uma reescrita (sem cópia idêntica) e acrescente sua visão pessoal. A apostila serve como referência sobre os assuntos tratados; você pode buscar de outras fontes ou até complementar assuntos.

2- Pesquise em materiais complementares dentro da área de membros, ou em artigos abertos na internet. A ideia não é copiar, mas sim extrair ideias para complementação do seu texto.

3 – Faça citação de obras de outros autores (trechos curtos, marcados com aspas no início e fim do trecho citado, e mencionando o livro ou artigo da internet de onde o texto original foi retirado) e comente / desenvolva / critique as ideias do autor.

4 – Você pode comparar a visão da psicanálise sobre o tema com a visão de outros campos do saber (ex.: sociologia, outras áreas da psicologia, religião, saber popular etc.).

5 – Você pode incluir em uma parte do texto a análise de um filme, uma música, um conto etc. que trate do tema abordado.

6- Se você julgar que apenas um tema não suprirá o tamanho do texto, você pode escolher 2 ou 3 assuntos do Módulo e realizar os procedimentos listados nos pontos 1 a 5, acima.

 

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!