como não chorar

Como não chorar (e será que isso é bom?)

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Muitas pessoas tentam parecer fortes todo o tempo e consideram chorar como um sinal de fraqueza. É difícil controlar as emoções e muitos indivíduos se sentem envergonhados por chorar na frente de outras pessoas. Se for o seu caso, nós explicaremos como não chorar e se essa é a escolha certa.

Pessoa racional X pessoa emocional

Pessoas procuram entender como não chorar porque sentem vergonha de demonstrar próprias emoções. Muitos indivíduos se reconhecem como pessoas racionais enquanto outros se chamam de emocionais. Os emocionais, como o nome sugere, são os mais propensos a chorar na frente das outras pessoas.

Entretanto, pessoas racionais também podem ter crises de choro em suas vidas. Segundo estudiosos, quem possui um temperamento forte pode ceder mais fácil a um descontrole emotivo. Já que o humor de pessoas temperamentais muda bastante, as chances de se emocionarem e chorar são maiores.

É importante ressaltar que a pessoa racional ou emocional pode demonstrar as suas crises de choro de maneira própria. Significa que as reações delas a um mesmo estímulo percorrem caminhos diferentes. Com uma notícia de falecimento, por exemplo, tanto o emocional quanto o racional podem demonstrar sua tristeza de outras formas.

O que fazer para não chorar?

Muitas pessoas querem aprender a como controlar o choro emocional em situações importantes. O objetivo é extravasar o choro de maneira saudável e se manter o controle de situações de conflito. Segundo psicólogos, as técnicas a seguir podem ajudar quem deseja aprender como parar de chorar por tudo:

Respiração

Inspirar e expirar de forma profunda e discreta é o primeiro passo para controlar o choro. É possível respirar fundo sem que as pessoas percebam para se manter calmo diante de conflitos. À medida que o ar entra e sai dos pulmões a pessoa consegue se acalmar e se sentir relaxada.

Ocupe o seu cérebro

Manter o cérebro ocupado pode te ajudar a controlar a vontade de chorar em momentos de tensão. Em uma conversa, por exemplo, você deve ficar atento ao que a outra pessoa diz enquanto cria respostas para essas falas. Enquanto espera a sua vez de falar, preste atenção ao que o outro diz e crie os seus argumentos.

Evite contato visual

O contato visual entre as pessoas pode influenciá-las a demonstrar as suas emoções naquele momento. Por isso que é importante não manter contato visual direto com alguém se você tem vontade de chorar. A fim de evitar o choro, olhe para o ponto entre os olhos da pessoa, entre sobrancelhas ou testa.

Masque um chiclete

De acordo com especialistas, mascar chiclete ativa uma resposta biológica que ajuda a evitar o choro. Em suma, quando uma pessoa masca chiclete ela está induzindo o seu corpo a ativar hormônios que diminuem o estresse. Ainda que seja uma tática válida para se acalmar, evite mascar por muito tempo para não criar muito suco gástrico.

Leia Também:  Liberte-se: identificar e quebrar amarras?

Chorar não é coisa de criança

O choro é um dos primeiros canais de comunicação que alguns animais desenvolvem quando são filhotes. Entre os humanos, chorar é um ato que muitos adultos acabam recriminando tanto em crianças, quanto em outros adultos. Para muitas pessoas, o choro é considerado uma resposta infantil e muito exagerada.

Por causa desse julgamento que muitas pessoas tentam descobrir como não chorar. Todos nós temos o direito de extravasar o que sentimos da maneira como podemos se o ato não prejudica ninguém. Ainda que chorar seja mais um traço de personalidade, o choro em excesso pode indicar a presença de doenças ou déficit nas funções do corpo.

A importância de chorar

Uma situação bastante recorrente é quando um adulto ordena que a criança “engula” o choro. Quando nós seguramos o choro, ainda que na infância, temos uma chance maior de acumular muitas mágoas. Chorar é uma maneira de colocar a própria dor para fora enquanto a pessoa compreende os próprios sentimentos.

Segundo psicólogos, é importante que as pessoas reconheçam as suas emoções e não sintam vergonha de chorar. O choro é o momento das pessoas organizarem os seus pensamentos diante dos problemas. Ainda que cada pessoa afirme que o choro tem um efeito positivo para elas, só é preciso tomar cuidado para não exagerar.

Identificando a falta de controle emocional

Quem deseja aprender a como não chorar tanto é importante perceber sinais do descontrole emocional primeiro. Ainda que o choro possa aliviar a angústia, é preciso entender até que ponto ele é saudável. Sendo assim, vamos conhecer alguns dos sintomas e sinais do descontrole emotivo:

Ansiedade frequente,

Cansaço, tanto físico quanto mental,

Choro em excesso,

Crise de risos intercaladas com choro,

Desânimo e/ou tristeza frequentes,

Falta de apetite,

Medo ou sensação de insegurança,

Problemas para dormir.

Superar é possível

A tristeza e o choro são elementos comuns ao desenvolvimento de todas as pessoas. Desse modo, não é recomendado reprimir os seus sentimentos e impedir que o choro alivie a sua dor. O conselho que muitos terapeutas dão é para que essa angústia não fique dentro e seja esvaziada de modo saudável.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Ninguém é feliz por completo e todos nós passamos por dificuldades na vida. Mesmo assim, algumas pessoas mantêm o desejo de aprender a como controlar o choro. Deixar a dor fluir pelos olhos às vezes faz bem para o corpo e para a alma.

    As emoções precisam ser sentidas

    Com certeza você em algum momento já precisou esconder o que sentia das pessoas. Entretanto, todos nós precisamos sentir as nossas emoções com o intuito de compreendê-las. Segundo psicólogos, quando uma pessoa guarda as suas emoções ela pode se anular sem perceber o que essas emoções comunicam.

    De acordo com a Psicologia, nós devemos ouvir as nossas emoções com o objetivo de entendê-las e respeitá-las. Como resultado, todos nós desenvolvemos autorrespeito e convivemos de forma saudável com as outras pessoas. Para tanto, as emoções e o choro precisam ser sentidos e respeitados para que todos tenham mais clareza do que fazer a seguir.

    Considerações finais sobre como não chorar

    Aprender a como não chorar é útil apenas quando as pessoas sentem que as emoções se descontrolam. Mesmo que seja uma válvula de escape, o choro pode se tornar uma resposta emocional descontrolada diante de tensões. Pensando nesse descontrole, ter um maior controle das crises de choro pode ser algo benéfico.

    Leia Também:  O poder do perdão sobre a mente humana

    Todavia, as pessoas não devem reprimir o ato de chorar sempre que não quiserem lidar com a própria dor. Ainda que seja incômodo, reconhecer as próprias emoções é um gesto de amor-próprio e autocuidado emocional. Logo, nós não devemos negar o que sentimos e se chorar ajuda a dor a diminuir, não há problema em derramar algumas lágrimas.

    Após descobrir algumas técnicas de como não chorar, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise. O curso te ajudará a desenvolver o seu autoconhecimento, resultando em uma compreensão maior das suas emoções. E você não só desenvolve as suas emoções, mas também destrava o seu potencial interno.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *