significado de compassivo

Compassivo: significado e exemplos

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Ser compassivo é ter a capacidade de compreensão de estados emocionais, tanto sobre si quanto sobre as pessoas ao seu redor. Primeiramente, vale dizer que compaixão é difere de empatia, pois ao ser compassivo se um elemento adicional: a vontade de reduzir o sofrimento, não somente compreendê-lo. 

Em outras palavras, uma pessoa compassiva, ou seja, com compaixão, se preocupa com os outros de tal forma que não mede esforços para ajudar da diminuição de suas dores. Quando você participa de programas sociais como voluntário, oferece comida a quem tem fome ou até mesmo quando oferece ajuda para alguém atravessar a rua, isso é ser compassivo. 

Dessa forma, pessoas compassivas, sem dúvidas, transformam a humanidade, fazendo com que os laços afetivos se estreitam. Exercitar a compaixão é uma forma de se conectar melhor consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. Além disso, ajuda com sensação de bem-estar e estimula a inteligência emocional. 

Significado de compassivo 

A palavra “compassivo” vem do latim compassivus, que significa “que revela compaixão”. Ou seja, é adjetivo daquele que possui ou demonstra compaixão pelos outros. Aquele que se compadece do sofrimento alheio e manifesta a vontade de ajudar.  

Nesse sentido, compaixão nada mais é que ser uma pessoa gentil, que pretende ajudar, em meio a uma situação difícil. É você ser piedoso com a tragédia e ter a vontade de ajudar em sua solução ou superação. Em outras palavras, você tem um impulso altruísta diante da infelicidade alheia, agindo com ternura para acolhimento daquele que sofre. 

O que é autocompassivo? 

Em suma, ser autocompassivo é ter compaixão consigo mesmo, com autocuidado e priorizando sempre seu bem-estar, tanto físico quanto mental. Ou seja, ter autocompaixão é ser gentil e compreensivo consigo mesmo, independentemente das circunstâncias.  

Compassivo frase

Em outras palavras, ser autocompassivo é tratar a si mesmo da mesma forma que trataria um grande amigo que esteja passando por dificuldades. Nesse sentido, ser autocompassivo é ter a capacidade de reconhecer e aceitar suas dificuldades e as fraquezas, sendo honesto com suas próprias vulnerabilidades.  

Ainda, vale enfatizar que pessoas com autocompaixão são mais propensas a ter uma maior sensação de felicidade, satisfação e motivação, além de ter melhores relações interpessoais. Além disso, possuem uma melhor saúde física e mental, com menor incidência de ansiedade e depressão. De igual modo, elas apresentam força necessária para lidar com situações estressantes da vida. 

Portanto, quando prestamos atenção ao nosso interior, às nossas lutas e, assim, nos tratarmos com amor e gentileza nas adversidades, as mudanças acontecem. Por isso, se abrace e aceite sua vida com suas imperfeições, isso lhe dará força para prosperar. 

Compassivo significado na Bíblia 

O conceito de compassivo é essencial para a Bíblia, é aquele que possui compaixão, dó, piedade. Nesse sentido, a Bíblia ensina que devemos amar o próximo como a nós mesmos e servir a Deus e aos outros com um coração compassivo. Isso significa que devemos ter empatia e compaixão pelas pessoas que nos cercam, assim como também devemos expressar nosso amor e compaixão de forma prática. 

 A Bíblia nos instrui a amar os outros, assim como Deus nos ama, com bondade, misericórdia e compaixão. O livro de Provérbios 19:17 afirma: “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.”. Aqui, a Bíblia nos ensina que é importante ser compassivo e dar ajuda àqueles que precisam. Se não fizermos isso, estaremos nos privando do amor e misericórdia de Deus. 

Além disso, a Bíblia também nos ensina que devemos ser compassivos em relação aos que nos ofendem ou nos desprezam. O versículo bíblico de Lucas 6:36 diz: “Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso.”. Aqui, Jesus nos instrui a sermos compassivos não apenas com aqueles que nos amam, mas também com aqueles que nos desrespeitam. 

Motivos para ser uma pessoa compassiva 

Veja alguns motivos para ser uma pessoa compassiva, demonstrando, em seu cotidiano, como isso pode ser transformador para sua evolução: 

  • Profissional: demonstrar compaixão pelos colegas de trabalho e pela empresa em geral ajuda a criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, aumentando a motivação dos colaboradores; 
  • Família: ser compassivo com os membros da família ajuda a manter um ambiente de harmonia, afeto e respeito, que é essencial para uma vida feliz.  
  • Relacionamentos: mostrar compaixão pelos outros é um forte indicativo de que você se importa com o bem-estar deles e isso pode ajudar a construir relacionamentos mais saudáveis e duradouros. 
  • Cotidiano: ser compassivo é um importante ato de bondade que pode melhorar significativamente a vida de quem o rodeia. É um gesto que pode ajudar a criar um ambiente mais amigável e acolhedor. 

Como ter relacionamentos compassivos? 

É possível criar relacionamentos saudáveis sendo compassivo. Isso se dá, pois quando não nos limitamos a ver o outro através de um prisma restrito, somos capazes de enxergar o sofrimento e, assim, compreender o que o outro sente. Em resultado, conseguimos encontrar melhores respostas para se relacionar de forma harmoniosa e pacífica, pois saberemos lidar melhor com todos desafios. 

Leia Também:  Sexualidade e tecnologia: uma breve análise

Contudo, ao estabelecermos ligações que visam a felicidade do outro, independentemente de como nos sentimos sobre a pessoa ou de suas atitudes, temos a oportunidade de nos libertamos de nossos próprios julgamentos. Desse modo, ajudar e receber ajuda das outras pessoas é uma das principais maneiras de alcançarmos a alegria. 

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Nesse sentido, ser compassivo é capaz de trazer grande alegria, curando-nos de nossas preocupações. Pois, reconhecer o outro como igualmente complexo nos dá a consciência de que não estamos isolados, podendo nos conectar aos demais e contribuir para a construção de um meio melhor para todos. 

    Exemplos de compassivo 

    Como falamos, ser compassivo significa mostrar compaixão e compreensão aos outros. E isso pode ser feito de inúmeras formas, em diversas situações de nosso dia a dia. Como, por exemplo: 

    • oferecer ajuda a alguém que está tendo dificuldade em alguma tarefa no trabalho 
    • dar um abraço em alguém que está enfrentando um momento difícil 
    • ouvir atentamente alguém que está compartilhando uma experiência difícil, sem julgamento ou crítica 
    • manter contato com aqueles que não podem facilmente se conectar com outras pessoas. Como, por exemplo, aqueles que estão doentes, idosos ou pessoas com deficiência.  

    Portanto, ser compassivo nada mais é que mostrar presença, simpatia e interesse pelos outros, e sempre oferecer ajuda onde necessário. Ou seja, qualquer comportamento que demonstre compaixão, compreensão e gentileza, é considerado um exemplo de comportamento compassivo. 

    Compassivo esquema

    Psicanálise e compaixão 

    A compaixão é uma parte importante da psicanálise, pois ela permite que as pessoas considerem os sentimentos, pensamentos e experiências dos outros. Quando usada como parte da psicanálise, a ajuda a criar um ambiente de aceitação e compreensão na terapia.  

    Além disso, também ajuda a estabelecer um relacionamento terapêutico de confiança, que é necessário para que o paciente se sinta à vontade para explorar seus pensamentos e sentimentos. 

    Nesse sentido, se você quer aprender mais sobre mente e comportamento humano, conheça nosso Curso de Formação em Psicanálise, oferecido pela IBPC. Com o estudo da psicanálise você terá inúmeros benefícios, dentre eles, está: aprimorar o autoconhecimento, melhorar os relacionamentos interpessoais, ajuda na solução de problemas corporativos, dentre outros. 

    Por fim, se gostou desse artigo e quer saber mais sobre o assunto, deixe seu comentário logo abaixo. Teremos o maior prazer de falarmos mais sobre como ser compassivo.  

    One thought on “Compassivo: significado e exemplos

    1. Cremilda Ribeiro disse:

      A Palavra COMPASSIVO expressa o amor tanto em sentimento, quanto atitude para com o próximo… bastante esclarecedor.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *