livro de inteligência emocional

Livros sobre inteligência emocional: os 20 melhores

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura

Primeiramente, o que é o conceito de inteligência emocional (IE)? Em suma, é um conceito da psicologia que significa a capacidade da pessoa de identificar e lidar emoções e sentimentos, tanto pessoais quanto de outros. Assim, para lhe ajudar com essa difícil tarefa, elaboramos uma lista com os melhores 20 livros sobre inteligência emocional. 

Nesse sentido, vale destacar que, conforme autor especialista no tema, Daniel Goleman, trabalhar com inteligência emocional fará com que as pessoas desenvolvam características valiosas como:  

  • autoconhecimento emocional; 
  • empatia; 
  • melhora nas relações interpessoais; 
  • controle emocional; 
  • automotivação; 
  • habilidades sociais. 

Agora, confira quais são os famosos livros sobre inteligência emocional e inicia sua jornada de sucesso. 

1. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman 

Sem dúvidas este deve estar no topo da lista dos melhores livros sobre inteligência emocional. O pioneiro no assunto, Daniel Goleman, destaca que o crescimento de qualquer pessoa depende do desenvolvimento de sua inteligência emocional, pois isso garante a capacidade de autocontrole, autoconfiança, ser produtivo, motivado, otimista e, ainda, ser mais flexível a mudanças. 

2. A lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb 

A lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb. Neste clássico entre os livros sobre inteligência emocional, o autor mostra que incidentes imprevistos ocorrem em todas as circunstâncias e em todos os ramos de negócio, inclusive na economia.  

Nesse sentido, a lógica do Cisne Negro defende que, ao invés de tentar prever o futuro, é mais importante se preparar para o imprevisto. É preciso estar preparado para o inesperado e ter a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças. Para isso, é necessário desenvolver estratégias que nos ajudem a lidar com os efeitos dos cisnes negros. 

3. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

No livro O Poder do Hábito, Charles Duhigg descreve como indivíduos comuns alcançaram o sucesso ao modificar seus hábitos. Para se tornar capaz de mudar e controlar os hábitos, é necessário conhecê-los, algo que pode ser realizado ao desenvolver o autoconhecimento, o primeiro elemento da inteligência emocional. 

livros sobre inteligência emocional

4. “Selling with Emotional Intelligence”, de Mitch Anthony

Para área de vendas, este livro, em tradução literal “Vender com Inteligência Emocional”, é uma análise sobre o poder que a inteligência emocional tem para o desempenho de vendedores. Nesse sentido, a autora mostra ferramentas práticas de IE para profissionais que querem melhorar o atendimento ao cliente, aprimorando suas habilidades de negociação. 

5. A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown 

Este livro aborda o tema da vulnerabilidade e como a inteligência emocional e o autoconhecimento podem ajudar em sua aceitação. Desse modo, a autora traz uma nova visão acerca da vulnerabilidade, desfazendo o elo entre ela e o sentimento de escassez ou insatisfação.  

Assim, traz argumentos convincentes para incentivar os leitores a aceitarem quem são e seguirem em frente em sua jornada – nem sempre perfeita – pela vida. 

6. Trabalhando Com a Inteligência Emocional, de Daniel Goleman 

Mais um livro do considerado como “pai” da Inteligência Emocional, Daniel Goleman. Nesta obra o autor traz o resultado de suas pesquisas sobre análises da relevância e efeito da IE no âmbito do trabalho. Assim, o objetivo principal é ajudar os leitores a melhorar o desempenho no trabalho ao aprimorar suas habilidades emocionais. 

7. Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman 

Incluímos esta obra em nossa lista de livros sobre inteligência pois nossa habilidade de controlar nossas emoções também tem relação com do domínio do nosso poder de decisão.  

Neste livro o autor apresenta os dois sistemas da mente humana: o rápido e intuitivo, e o devagar e controlado. Ele explica como cada um deles funciona, e ensina como usá-los para evitar ilusões cognitivas que prejudicam nossas decisões. 

8. Antifrágil, de Nassim Nicholas 

Escritor, estatístico e matemático, o autor nos ensina conceitos importantes para o nosso crescimento contínuo. Em seu livro, aprendemos como ser antifrágeis, aproveitando o caos e a incerteza presentes em nosso cotidiano. 

9. Calma aí, P*rra!, de Sarah Knight 

Se você quer aprender a se libertar da ansiedade e ter controle sobre suas emoções, para que, assim, possa lidar melhor com os problemas cotidianos, este livro é uma ótima opção. De forma descontraída e bem-humorada, a autora apresenta situações comuns do dia a dia e ensina a lidar com elas de maneira mais produtiva. 

Leia Também:  20 frases de amizade para enaltecer grandes amigos

10. Gestão da Emoção, de Augusto Cury 

Gerenciar nossas emoções é um dos fundamentos da inteligência emocional. Para isso, neste livro, o autor apresenta técnicas de coaching emocional chamadas por ele de Magatécnicas de Gestão da Emoção. Estas técnicas nos permitem compreender que nosso cérebro tem capacidades limitadas e que temos de trabalhar para evitar esgotamento mental. 

11. Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck 

Em suma, este livro tem a intenção de mudar a forma que pensamos, ou seja, nosso mindset. A autora explica que temos dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. O primeiro é característico das pessoas com insegurança em relação a riscos, pois acreditam que existem padrões de inteligência. 

Ao passo que, as pessoas com mindset de crescimento são receptivos à aprendizagem, enfrentam desafios e concentram-se na resolução de problemas, chegando assim ao sucesso e à realização. 

12. Comunicação não-violenta, de Marshall Rosenberg 

No livro “Comunicação não-violenta”, são oferecidas estratégias que nos ajudam a desenvolver relações saudáveis com as pessoas ao nosso redor e a estabelecer um diálogo. De forma que o outro se sinta à vontade para expor seus sentimentos. 

Durante o livro, o autor nos ensina como aplicar a comunicação não-violenta no nosso dia a dia, explicando seus elementos: observação, sentimentos, necessidades e pedido. 

No decorrer do livro, o autor, nos ensina como podemos aplicar a comunicação não-violenta em nosso cotidiano através dos seus componentes, sendo eles:  

  • a observação; 
  • os sentimentos; 
  • as necessidades; e
  • o pedido. 

13. Agilidade emocional, de Susan David 

Continuando nossa lista de livros sobre inteligência emocional, em “Agilidade emocional”, a autora mostra a importância da habilidade de lidar com as emoções. Pois é isso que separa os que atingem ou não o sucesso, em meio aos desafios da vida. 

Nesse sentido, mostra que ter inteligência emocional e agilidade emocional bem administrada contribui para a felicidade em todos os aspectos da vida, seja no campo profissional ou em outros setores.  

14. Inteligência emocional 2.0, de Travis Bradberry e Jean Greaves 

Diante do ritmo frenético de geração de informações no mundo moderno, a IE tornou-se um componente fundamental para o sucesso profissional. No livro “Inteligência Emocional 2.0”, os autores abordam de forma direta a importância de colocar a IE em prática, para que assim as corporações e os indivíduos estejam preparados para enfrentar os desafios do dia a dia. 

De maneira didática, o livro oferece tarefas práticas que nos auxiliam a atingir nossos objetivos, superando nossos próprios limites. 

15. Destaque-se, de Marcus Buckingham 

Neste livro, o autor nos incentiva a nos concentrarmos em nossos pontos fortes, ao invés de gastarmos tempo, energia e dinheiro em nossos pontos fracos. Assim, nossa IE será a chave para nos guiar nessa jornada.  

Desse modo, isso nos ajudará a reconhecer e compreender melhor nossos melhores estilos, além de nos ajudar a nos destacar no trabalho. Assim, com essas informações, teremos as ferramentas para fazer as mudanças necessárias no nosso cotidiano e melhorar drasticamente nosso desempenho e habilidades profissionais. 

16. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey 

“Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Covey, foi publicado pela primeira vez em 1989. O autor explica que para alcançar a realização pessoal, devemos mudar nosso interior, através da mudança de hábitos. 

Nesse sentido, o autor listou sete comportamentos que devem ser seguidos, sendo eles:  

  1. Ser proativo; 
  2. Ter um objetivo em mente; 
  3. Estabelecer prioridades; 
  4. Saber negociar; 
  5. Saber ouvir com empatia; 
  6. Criar sinergia; 
  7. Afinar os instrumentos. 

17. Foco, de Daniel Goleman 

Mais uma obra de Daniel Goleman para nossa lista dos 20 melhores livros sobre inteligência emocional. Neste livro o autor demonstra que o sucesso pode ser alcançado com foco nas tarefas a serem realizadas. Para tanto, sugere que é necessário treinar seu cérebro, assim como os músculos precisam ser exercitados.  

Como resultado, a sua mente se desenvolverá, aprimorando sua memória e outros aspectos importantes para o desempenho. Ou seja, para obter o melhor resultado em qualquer tarefa, é necessário prestar atenção e ter foco. 

18. Dez leis para ser feliz: ferramentas para se apaixonar pela vida, de Augusto Cury 

De acordo com o autor, a felicidade é algo que deve ser alcançado, pois não é algo que acontece por acaso. Para obter maior conhecimento de si mesmo, o psiquiatra Augusto Cury mostra em sua obra uma Psicologia Positiva.  

Dessa forma, ele indica dez leis que ajudarão na exploração do próprio ser, pois elas dão ênfase nos sentimentos humanos, nos relacionamentos interpessoais e amorosos, na vivência profissional e na inteligência emocional. 

19. Caderno de exercícios de inteligência emocional, de Ilios Kotsou 

Neste livro sobre inteligência emocional terá um guia para aprimorar a consciência de si mesmo e dos outros, visando o bem estar e melhores experiências de vida. Assim, neste caderno de exercícios, o leitor não é incentivado a controlar seus sentimentos ou inibir certas emoções.  

O autor explica que a IE, enfatiza o autocontrole e a compreensão das emoções. Nesse sentido, ensina como desenvolver uma relação mais saudável com os sentimentos afim de construir um caminho de vida equilibrado, pleno de significado e cheio de momentos gratificantes. 

20. Inteligência social: a ciência revolucionária das relações humanas, de Daniel Goleman 

Goleman acredita que empatia, colocar-se no lugar do outro e espírito de ajuda são qualidades inerentes ao ser humano, sendo necessário apenas mais prática para desenvolvê-las. 

Assim, o autor explica que por natureza, somos dotados de uma necessidade de relacionamento social. Sendo que o vínculo com nossos pais, irmãos e comunidade desde a infância, tem um papel fundamental na formação de nossos comportamentos. 

Livros sobre inteligência emocional frase

E então, o que achou desta lista com os 20 melhores livros sobre inteligência emocional? Nos conte se já leu algum deles ou tem alguma outra indicação, na caixa de comentários logo abaixo.  

Por fim, se gostou deste artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Desse modo, nos motivará a continuar produzindo textos de qualidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.