hábitos saudáveis comprovados

Hábitos Saudáveis: 8 cientificamente comprovados

Posted on Posted in Comportamento

Já parou para pensar se você pratica hábitos saudáveis em sua vida? Muitas vezes, com a correria do cotidiano, acabamos vivendo para trabalhar, não trabalhando para viver. Neste sentido, esquecemos do que é mais importante: nossa saúde. Afinal, você não quer uma vida longa e feliz?

Possivelmente você já acordou falando que está atrasado e saiu correndo, sem ao menos ter seus cuidados pessoais básicos, como tomar um simples café da manhã e cuidar da sua higiene pessoal. Por enquanto isso parece não estar atrapalhando a sua vida, mas no longo prazo que a “conta” vem.

Embora não exista uma receita mágica para todos os hábitos saudáveis para sua vida, existem àqueles que a ciência já comprovou a eficácia, sobremaneira para a longevidade. Então, vale a pena conferir este artigo até o final e melhorar, consideravelmente, sua rotina.

Hábitos saudáveis comprovados

Agora, uma lista já passou pela sua cabeça, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Aquela velha frase: “Segunda-feira eu começo”, ou talvez aquela promessa de ano novo de que tudo será diferente.

Porém, os hábitos saudáveis vão muito além disso. Então, comece agora mudando seu estilo de vida, que, comprovadamente, terá mais qualidade. Confira hábitos saudáveis comprovados pela ciência:

1. Disciplina | Acordar cedo | Hábitos saudáveis diários

Antes de tudo, se comprometa a acorda cedo e estabeleça um cronograma de como será seu dia. Porém, não precisa fazer uma planilha elaborada, basta anotar todas as suas atividades em um papel logo cedo, ou se preferir, no final do dia anterior.

Ter disciplina e acordar cedo, fará com que seu dia seja mais produtivo e lhe traga maior satisfação pessoal.

Além disso, vale a citação do livro “The Billion Dollar Secret: 20 Principles of Billionaire Wealth and Success”, Rafael Badziag, que trata dos hábitos dos bilionários:

“É importante acordar cedo para que tenham tempo para si mesmos, enquanto não são incomodados por ligações de negócios que nunca cessam.”, diz Badziag.

2. Pare de comer até se estufar | Hábitos de vida saudável

Conforme pesquisa realizada pelo escritor norte-americano Dan Buettner, em muitas regiões pelo mundo as pessoas têm mais qualidade de vida quando se alimentam periodicamente. Ou seja, estabelecem uma rotina de se alimentarem em horários determinados, conforme matéria publicada pelo site Uol.

Ainda mais, é preciso que se alimente na medida certa, então, pare de comer até se estufar. Em suas alimentações deve se sentir satisfeito, quando seu estômago tiver cerca de 80% cheio.

Entretanto, também é importante mastigar vagarosamente os alimentos. Tendo em vista que o cérebro demora em torno de 20 minutos para registrar a sua saciedade. Enfatizamos que este hábito evitará:

  • ganho de peso;
  • obesidade;
  • infarto;
  • AVC;
  • diabetes.

3. Vida social

Antecipadamente, ter uma vida social ativa não quer dizer que precisa se relacionar em meio a pessoas tóxicas.

Embora, em situações profissionais, pode ser necessário conviver de maneira saudável e pacífica, isso não lhe obriga a tê-las em sua vida social, em seus momentos de lazer.

4. Estudar e ler | habitos saudaveis diarios

hábitos saudáveis
Hábitos Saudáveis: 8 cientificamente comprovados

Conforme pesquisa de estudo britânico, no periódico “Brain Behaviour e Immunity”, realizado por cientistas da “University College London”, educação faz com que as pessoas tomem melhores decisões em relação a sua saúde.

Como, por exemplo, evitam hábitos prejudiciais à saúde, como, por exemplo, fumar e não se exercitar. Sobremaneira, as pessoas mais instruídas sabem lidar melhor com situações estressantes. Assim, conseguem evitar sentimentos de ansiedade e irritabilidade.

5. Seja otimista e exercite a gratidão

Ser otimista traz uma longevidade, diz pesquisa da Universidade de Harvard, nos EUA. Neste estudo, foi constatado que as pessoas otimistas tiveram vidas de até 15% mais longas que os pessimistas. Ainda mais, têm probabilidade de até 70% de chegarem aos 85 anos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Assim como ser otimistas, também devemos ser gratos. Com isso, saímos da vitimização e passamos a nos sentirmos mais ativos e felizes. Bem como, exercitar a gratidão faz com que nos libertemos de dores e traumas emocionais, tornado-nos mais resilientes e sábios.

    Leia Também:  Relação abusiva no casamento: 9 sinais e 12 dicas

    6. Beba café com moderação

    Os brasileiros adoram cafés, porém para desfrutar de uma boa saúde não podemos abusar. Conforme Ministério da saúde, é comprovado que devemos tomar, no máximo, três xícaras de café por dia. Além disso, é comprovado que o consumo excessivo de café pode causar vício.

    Entretanto, desde que consumido na medida certa, o café poderá trazer inúmeros benefícios, conforme apontado pela médica Cíntia Cercato, endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Assim, a ingestão de café pode estar na lista de hábitos saudáveis.

    Desta maneira, consumir café ajuda nosso cérebro a produzir:

    • Dopamina: conhecido como “hormônio da felicidade”, tem relação direta com motivação;
    • Adrenalina: hormônio que estimula a euforia e disposição.

    7. Tenha propósito de vida

    hábitos saudáveis
    Hábitos Saudáveis: 8 cientificamente comprovados

    A ciência comprova: ter um plano, viver com um propósito de vida, nos motiva a acordar todos os dias e ter longevidade. Uma mente com propósitos nos traz sentimentos de que a vida realmente vale a pena.

    Neste sentido, pessoas com propósito de vida são mais motivados, com maior controle emocional e, claro, vivem mais felizes e satisfeitas. Em resultado, aumentam a probabilidade de terem uma vida saudável, com melhore significativas em seu sistema imunológico.

    8. Pratique atividades físicas | Músculos saudáveis

    Por fim, mas não menos importante, pratique atividades físicas. Pode parecer clichê, mas manter seus músculos ativos não visam, principalmente, ter um corpo que é, conforme padrões sociais, dito como escultural.

    Pesquisas da Universidade de São Paulo, constatou que a perda da massa muscular é comum na fase adulta. Assim, a prática de exercícios físicos reverte esta perda de massa muscular, chamada de sarcopenia.

    Além disso, as pessoas que praticam atividades físicas tem menos propensão a quedas e fraturas, além controlar nível de glicose e controle emocional. Assim, conforme OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação é de 150 minutos por semana, com ritmo moderado.

    Contudo, a lista de hábitos saudáveis pode parecer imensa. Mas reparece bem, são hábitos simples e fáceis, mas que trazem benefícios imensuráveis para vida, tanto sob o aspecto físico quanto psicológico.

    E então, essas dicas fizeram você refletir se realmente tem hábitos saudáveis em sua vida? Compartilhe suas experiências conosco, deixe seu comentário logo abaixo.

    Ainda, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

    One thought on “Hábitos Saudáveis: 8 cientificamente comprovados

    1. E fazer (se puder) um check-up (ao menos com Endocrinologista e Angiologista). Evitar, sempre que possível, aplicativos, como e-commerce e e-bank! Se puder, faça home-office, como sistema hibrido com presencial! O home-office além de ser prejudicial ao cérebro por acomoda-lo a um único ambiente, por todos os dias estar num único endereço, a sua habitualidade pode levar as Prefeituras reclassificar casas e apartamentos como endereços “mixtos”: residencial com ponto comercial!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.