o que é octofobia

Octofobia: fobia ou medo do número oito

Posted on Posted in Fobias

Octofobia é o medo intenso e irracional ao número oito. Trata-se de uma fobia classificada como fobias específicas, onde a pessoa faz de tudo para evitar ver o número oito. De tal forma que condiciona sua vida para não ter de enfrentar a imagem, chegando, até mesmo, ao isolamento social. No geral, este medo está atrelado a questões supersticiosas ligadas a má sorte. 

Dessa forma, quem sofre de octofobia faz de tudo para evitar o número oito, chegando a situações extremas, como forma de não ser exposto de alguma forma. E, até mesmo, poderá passar a desenvolver manias em razão desta fobia, como, por exemplo, se recusar a possuir 8 coisas de um mesmo item (por exemplo, 8 talheres, 8 peças de roupas, 8 sapatos, etc.). 

Então, se você quer descobrir um pouco mais sobre esta curiosa fobia, traremos aqui neste artigo todas as informações sobre causas, sintomas e tratamentos para octofobia.  

Primeiro, o que são fobias? 

De antemão, saiba que fobias não são aqueles medos comuns, transitórios, que são naturais de todas as pessoas, utilizados como meio de autodefesa para preservação da vida. Como, por exemplo, medo de fogo ou de altura.  

Os medos comuns passam a ser considerados como fobias quando se tornam medos irracionais e passam a condicionar a vida da pessoa, ainda que não esteja em meio a qualquer situação de risco. Desse modo, podemos estar diante de um transtorno mental, onde o fóbico fica em constante estado de alerta, passando a viver de forma a evitar seu estímulo fóbico. 

Principais significados do número oito 

Antes de tudo, para entender o que é octofobia, importante entender quais são os principais significados atribuídos ao número oito. Em diversas culturas, o oito é um número sagrado, sendo a ele atribuído grande poder, representando, por exemplo: 

  • principais festivais do ano Wicca; 
  • Os Guardiões das Direções no Hinduísmo; 
  • número de dias no Hanukkah judaico; 
  • Os imortais da tradição chinesa; 
  • anjos carregando o trono sagrado de Allah no Islã; 
  • Uma afiliação com riqueza e prosperidade. 

Assim, por estarem os números oito por toda parte, em algumas pessoas pode desencadear a octofobia. Embora a pessoa possa compreender que o seu medo é irracional e irrazoável, ela não consegue controlá-lo.  

Significado de octofobia 

Em suma, octofobia, termo com origem do grego oktṓ, “oito”, significa o medo do número oito, caracterizado como um ramo da numerofobia. No geral, esta fobia está atrelada ao medo da figura do oito, devido à figura de loop que o número representa, bem como a aspectos de superstição. Alguns entendem que sua propriedade numerológica tenha ligação com má sorte e destruição. 

octofobia resumido

O que é octofobia? 

Como dito anteriormente, a octofobia é o medo intenso e irracional do número oito, se enquadrando nas fobias específicas. Que, sobremaneira, se caracterizam pelo medo de algo que não ofereça nenhum perigo real à pessoa. 

As pessoas que sofrem de octofobia desenvolvem sintomas psicológicos, principalmente ansiedade extrema, quando veem o número oito. Assim, passam comumente a ter atitudes como: 

  • não frequentar lugares em que o número onde conste do endereço; 
  • obsessão em garantir que seus recibos de compra não cheguem ao total que inclua o número 8; 
  • não possuir 8 itens em particular. 

Além disso, a octofobia pode ter relação com outras fobias relacionadas a números, como, por exemplo: 

  • aritimofobia: medo de números ou matemática; 
  • Hexacosioi-hexeconta-hexafobia: medo do número 666, relacionado à marca do diabo; 
  • Triscaidecafobia: medo do número 13, com origem no medo do dia 13 em uma sexta-feira, conhecido como um dia de azar. 

Causas do medo do número oito 

Especialistas no assunto não conseguem definir as causas específicas para a octofobia, mas, como falamos, no geral se relaciona a questões culturais e supersticiosas. Além disso, assim como outras fobias específicas, pode ter relação com predisposições genéticas, onde se tem maior propensão ao desenvolvimento de fobias.  

Ainda mais, o medo do número oito também pode se originar de experiências traumáticas que envolveram o número oito. Como, por exemplo, alguém ter sido agredido por tirar uma nota 8 ou uma experiência traumática em uma casa que tinha o número 8 no endereço.  

Portanto, embora não se saiba as causas exatas da octofobia, o consenso entre a maioria dos profissionais de saúde mental é que tanto a genética quanto os fatores ambientais desempenham papéis muito significativos no desenvolvimento de qualquer transtorno mental.  

Principais sintomas da fobia do número 8 

Dentre os principais sintomas da octofobia está a intensa ansiedade em razão da exposição a qualquer situação que apareça o número 8, ou até mesmo de pensar no número. Muitas vezes, os níveis de ansiedade são tão extremos que a pessoa pode chegar a ter ataques de pânico.  

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Além disso, assim como em outros quadros fóbicos, a pessoa pode ter outros sintomas. Assim, principais sintomas para fobia do número 8 são: 

    • ansiedade intensa; 
    • ataque de pânico; 
    • aumento frequência cardíaca; 
    • falta de ar; 
    • pressão arterial alta; 
    • tremores; 
    • tensão muscular;  
    • tontura; 
    • náuseas e vômitos. 

    Além disso, alguém com octofobia pode fazer esforços meticulosos para garantir que não entre em contato com seu medo de forma alguma. Isso pode significar que eles não apenas evitam áreas onde possam entrar em contato com seu medo, mas também que podem tentar ativamente impedir que isso aconteça, adotando uma abordagem mais prática. 

    Principais tratamentos para a fobia de oito 

    A octofobia é caracterizada como uma fobia específica, caracterizada como um transtorno mental. Como os números estão por toda parte, a octofobia pode ter sérias consequências para a educação, carreira, atividades diárias e relacionamentos pessoais. Então, se você sofre com esta fobia ou qualquer outra fobia, saiba que existem inúmeras formas de tratamento. 

    Desse modo, dentre os principais tratamentos para octofobia são sessões de terapia. Um profissional especializado em saúde mental atuará diretamente na causa da fobia e, assim, utilizando de técnicas específicas, buscará a diminuição dos sintomas e a cura. O tratamento é fundamental, principalmente em razão de que, em sua maioria, os pacientes nem sequer entende os motivos de sua fobia, o que pode resultar em transtornos mentais mais graves.

    Sobretudo, se sua fobia for grave, você também pode receber medicamentos prescritos. Uma variedade de medicamentos é usada para tratar fobias, incluindo antidepressivos e medicamentos ansiolítico. 

    Octofobia frase

    Contudo, se você chegou até o final deste artigo é sinal que se interessa em aprender sobre como funciona a mente humana. Por isso, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, 100% EAD, oferecido pela IBPC.  

    Nesse sentido, dentre os ensinamentos do curso, você aprenderá sobre a psiquê humana, inclusive, sobre o tema fobias. Além disso, o curso lhe trará diversos benefícios, como: a) o Autoconhecimento, pois a experiência da psicanálise é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho. b) Melhora o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho.  

    Por fim, se você gostou deste artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais. Com isso nos motivará a sempre continuar produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores. 

    One thought on “Octofobia: fobia ou medo do número oito

    1. Evangelista Damasceno Santos disse:

      Artigo interessante, nunca tinha ouvido falar em octofobia

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *