Complexo de inferioridade: teste online

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Todos nós trabalhamos diariamente para sermos melhores, mais produtivos e até mais necessários. Contudo, alguns ultrapassam uma determinada linha, escondendo suas falhas e tentando ser o melhor a qualquer custo, tornando isso uma obsessão. Por essa razão, muitos pesquisam por ‘complexo de inferioridade teste’. 

Se você é uma pessoa que está se perguntando sobre isso, faça o nosso teste. O modo de fazer é simples: basta marcar positivo se você se identifica com algumas das perguntas.

Complexo de inferioridade: teste

Você se compara constantemente com outras pessoas?

Indivíduos com complexo de inferioridade medem o alcance de suas realizações com base nos feitos de terceiros. Em suas mentes, idealizam o alvo de suas inspirações como uma meta a ser atingida. Contudo, independente do movimento que façam, acreditam que suas próprias realizações estão bem aquéns do alvo almejado.

Como consequência direta, se sentem diminuídos e intimidados pela figura que admira. Cabe ressaltar que todo esse movimento se dá de forma inconsciente, onde o indivíduo não tem plena consciência da situação.

Você busca reconhecimento com frequência?

Pessoas com complexo de inferioridade tentam ser vistas a todo momento. Elas acreditam que outros indivíduos são capazes de conquistarem feitos grandiosos com extrema facilidade. Por conta disso, se veem imersas nas sombras dessas pessoas, acreditando que não tem um espaço adequado para se mostrarem.

Dessa forma, trabalham constantemente para provar valores e competências. Preocupam-se excessivamente em mostrar que estão dispostas, hábeis e presentes para alguma tarefa. O próprio fato de pesquisarem por ‘complexo de inferioridade teste’ já é um indício de que estão atentas a isso.

Preocupa-se com opiniões de terceiros?

Você acredita que a aproximação de terceiros em suas tarefas ou vida é um fator de risco? Isso acontece porque os olhares externos analisam minuciosamente suas escolhas, expondo pontos aos quais poderá discordará. Dessa forma, alguém com complexo enxerga esse contato com:

Medo de serem julgadas

A ideia de uma avaliação, mesmo que construtiva, é quase como uma navalha em sua pele. A sensação de ter nadado o máximo que podia e ser atingido por uma onda é dolorosa. Passar por um julgamento, em sua mente, é como caminhar em um corredor pronto a ser apedrejado. Assim sendo, preferem entender mais sobre si fazendo um teste online do que se expondo ao olhar crítico de uma pessoa.

Por essa razão é que procuram por ‘complexo de inferioridade teste’ nos mecanismos de busca.

Críticas

Pouco existe a diferença entre críticas construtivas ou não. Os indivíduos com complexo são bastante sensíveis a elas, sentindo cada uma como um erro apontado. Por conta disso, preferem a reclusão em dados momentos.

Humilhações

Enxergam as opiniões de terceiros como um gatilho à humilhação. A depender do posto e personalidade, acreditam que serão humilhadas por qualquer erro eventual.

Tem o vício de apontar defeitos nos outros?

Saiba que isso é uma tentativa declarada de desviar qualquer atenção sobre você. Graças ao complexo de inferioridade, você é levado a expor as falhas de terceiros. Dessa forma, acredita que os erros e empecilhos que possuem são mais relevantes do que os seus. Isso resulta numa exposição constante dessas falhas a qualquer outra pessoa.

Entretanto, cabe ressaltar o dito “quando João fala mais de Pedro, sabemos mais de João do que de Pedro”. Apontar com frequência as falhas de terceiros para acobertar as suas demonstra um desvio comportamental. Ao mesmo tempo em que tenta se proteger, acaba se condenando. Ninguém gosta de manter um carrasco por perto.

Tende a ser perfeccionista em excesso?

Como seres humanos e de consciência limitada, todos nós cometemos erros e isso é normal. Contudo, nem todos obedecem essa lógica e tentam ir na direção contrária. O empenho excessivo que emprega serve para se colocar à frente de qualquer outro. É uma forma de mostrar a todos que está acima e além de qualquer falha. Se está à procura de ‘complexo de inferioridade teste’, não revelará isso para ninguém como uma fraqueza.

É normal querer que tudo o que faça saia bem, mas o problema é quando isso toma conta de você. Nesse caminho, o conceito de prazer pouco se aplicará nas suas tarefas. Seu objetivo não é crescer com o objeto em questão, mas, sim, mostrar que pode e faz mais que os outros.

Leia Também:  Sonhar com rato: 15 formas de interpretar

Não se dá tão bem com as pessoas?

O complexo de inferioridade o coloca numa posição eterna no time de sofredores. Progressivamente, acredita que os seus contatos estão bem à frente de você em qualquer coisa. Por qualquer motivo, se põe abaixo das conquistas de seus pares, mostrando a si mesmo o quanto é incapaz.

Um exemplo prático para quem leu o artigo até aqui: quem quer saber mais sobre ‘complexo de inferioridade teste’ acha que é o único em seu grupo de conhecidos querendo saber sobre isso.

Enxergar-se na sombra de alguém acaba por afastá-lo de qualquer pessoa. O problema não é ela e muito menos você, mas, sim, a forma como você se enxerga naquele contato. Mesmo que não pareça, isso pode sugar a paciência de qualquer pessoa, já que será motivo recorrente às suas queixas.

Sensações de incapacidade

Por se sentirem tão abaixo do que realmente são, as pessoas com complexo de inferioridade se derrubam mais do que devem. Graças a isso, são capazes até de se boicotarem, acreditando que tudo dará errado. Como consequência, acabam entrando em um estado de:

Baixa autoestima

Tudo em sua vida perde o gosto. Não se acha tão capaz, sua aparência denuncia um lugar comum e desinteressante e se mostra inapto a ver suas qualidades. Graças à sensação de incapacidade, você entra em um quadro de pouco estima pessoal. Antes dos outros, você mesmo se deprecia.

Vitimismo

Em dado momento, já acusamos causas externas para justificar nossos fracassos. Entretanto, alguém com o complexo usa isso com frequência. Tudo ou quase tudo de ruim que lhe acontece é apontado por fatores externos, o eximindo de qualquer culpa.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Isolamento

Por medo de apontarem suas falhas, o isolamento se torna uma arma à mão. Por conta disso, se mostra mais recluso e desenvolve um comportamento antissocial. Ainda que faça mal, a solidão inibe qualquer tentativa de processo moral, segundo suas crenças.

Para você que procurou por ‘complexo de inferioridade teste’ e chegou até aqui

O complexo de inferioridade pode ser um objeto inerente na vida de qualquer indivíduo em determinada época. Isso porque tomamos mais consciência do que os outros e nós podemos fazer, mas sempre colocando terceiros à nossa frente. Ceder à tentação de se comparar constantemente abre um caminho a uma espiral de declínio e com difíceis consequências.

Os sintomas do complexo de inferioridade são vastos, mas a lista acima é suficiente para detectar o problema. Você se identifica com quatro ou mais sintomas? Em caso positivo, precisa trabalhar o problema, prestando atenção a como ele declina a sua vida.

Sendo assim, procure trabalhar e fortalecer os aspectos benéficos e relevantes da sua essência. Jamais se compare a alguém, visto que cada um dispõe de ferramentas pessoais. Reconheça o seu valor, se livre de pensamentos negativos e valorize cada conquista que possui. Mesmo que você não seja a pessoa mais extraordinária do mundo, certamente deve ser a mais importante para si mesma.

Curso online de Psicanálise Clínica

Um modo de entender melhor como essa mecânica de imagem funciona é através do nosso curso online de Psicanálise. Graças a ele, você pode entender como alguns distúrbios nascem e ondulam por nossas vidas. O material didático proporciona as bases fundamentais da terapia e te deixa confortável para navegar em métodos mais contemporâneos e inovadores.

As aulas online proporcionam o conforto e comodidade enquanto estuda, já que pode fazer isso quando e onde achar conveniente. Os professores são profissionais treinados e a grade é a mais completa disponível no mercado. Não o bastante, cada mensalidade custa menos de R$100,00, entregando um certificado que atesta as suas competências como Psicanalista capacitado.

Não perca mais tempo e se inscreva nas aulas que estão transformando indivíduos. Comece já o seu curso de Psicanálise online e saiba de vez tudo o que é necessário saber sobre ‘complexo de inferioridade teste’. Logo você estará capacitado para ensinar esses conceitos a outras pessoas. Além disso, saberá o suficiente para aplicar essas verdades em sua própria vida pessoal.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + oito =