Alta performance: a mente de alto resultado

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Todos nós já ouvimos alguém usar o termo alta performance. Você pode ter ouvido, inclusive ele sendo relacionado a um atleta, a um investidor, a um aluno. Mas o que este termo significa? Qual o conceito? Como conseguir ter alta performance no trabalho, nos estudos, ou em qualquer outra atividade de modo geral?

Este artigo vem para te ajudar a responder essas perguntas. Queremos conversar sobre o conceito de alta performance e como conseguir uma. Contudo, além disso, queremos conversar sobre os pilares envolvidos nesse tipo de conquista, sobre os ensinamentos de  Brendon Burchard e também sobre a alta performance na vida profissional. Vamos lá!

Conceito

A alta performance é um termo que vem sendo usado muito ultimamente. Muitos relacionam a habilidade com alcançar bons resultados, ter sucesso, e conseguir dinheiro. No entanto, é mais que isso. Ter alta performance é ir além do esperado através da maneira com que se persegue objetivos.

É muito mais sobre o caminho que se traça e sobre a evolução alcançada a cada etapa do processo. Ter alta performance é evoluir constantemente e perseguir, principalmente, a própria mudança.

A alta performance é alcançada através de mudanças de hábitos e de atitudes. Além disso, há alguns pilares e princípios que regem a alta performance. Vamos falar sobre eles.

Os pilares da alta performance

Há 4 grandes pilares que sustentam a alta performance:

  • Mindset: Esse pilar se refere a ter uma mentalidade preparada para desenvolver suas atividades da melhor forma. É fundamental conhecer e rever nossos pensamentos e analisar o que contribui ou não para nossa evolução. É, realmente, a mudança de pensamento de que tanto ouvimos falar.
  • Próposito: É ter objetivos claros e ter consciência dos reais motivos que te impulsionam. Só assim você conseguirá seguir batalhando por eles mesmo que os outros venham a desistir.
  • Produtividade: É fazer mais em menos tempo. Para isso, é preciso uma organização estratégica e muito bem estruturada, disciplina e harmonia.
  • Perfil Comportamental: Cada pessoa possuí um perfil comportamental predominante, e que se difere do de outra pessoa. Por isso, nenhuma pessoa executa suas atividades igual aos demais. Assim sendo, mergulhar no conhecimento acerca do seu perfil é importante para direcionar suas decisões e elevar seu potencial.

Brendon Burchard

Brendon Burchard é um dos autores mais vendidos do New York Times. Ele também é considerado o melhor coach de alta performance do mundo. Seu livro “High Performance Habits”, foi um best-seller. Além disso, esse livro foi nomeado pela Amazon como um dos três melhores livros de negócios e liderança de 2017. Ele também é fundador na “Experts Academy” e produz vídeos sobre a alta performance.

Considerando que ele é uma referência no tema, achamos interessante trazer alguns conceitos dele para este artigo. Para ele há 6 hábitos simples que podem mudar as nossas vidas. Vamos comentar sobre eles de maneira bem simples e objetiva.

Ter um propósito

Como falamos anteriormente, ter um propósito te faz continuar. Para Burchard, esse propósito precisa estar relacionado a um bem comum e, assim, fazer a diferença na vida dos outros.

Estar presente

Esse hábito diz respeito a estar presente física e emocionalmente quando for se comunicar com outras pessoas. Assim, para Burchard, não existe alta performance sem presença.

Mudança de Mindset

Já falamos aqui sobre mindset, mas segundo Burchard, é ele que define nosso nível de empenho nas nossas ações. Tudo começa na mente e é o que levamos nela que define quem somos e o que fazemos. É só explorando nossas qualidades, valores e os acontecimentos que poderemos atingir um nível superior.

Cuidar do corpo

Cuidar de nosso corpo é essencial, afinal estamos vivendo nele. Se não nos alimentamos bem, não fazemos exercícios, e não nos hidratamos, a nossa saúde deteriora. Consequentemente, nossa mente enfraquece e não conseguimos evoluir, isto é, ter uma alta performance.

Ser produtivo

Ser produtivo aqui é ter uma missão e realizar aquilo que faz diferença. É usar o tempo de maneira produtiva, ou seja, ter foco, clareza de objetivos, e visão. Não é só fazer e não parar, mas fazer o que é preciso de maneira a aplicar a produtividade no processo.

Ter entusiasmo

Aqui é importante ter entusiasmo em relação as suas atividades e conseguir influenciar outras pessoas para o bem comum. Se todos estiverem entusiasmados, qualquer projeto fluirá melhor.

Como ter uma mente de alta performance

Até aqui nós te mostramos como o desenvolvimento da alta performance está intrínseco a nossa mente. É preciso ter consciência de todos os princípios expostos até aqui e compreender como temos vivido cada um. Além disso, para que consigamos evoluir nossa mente é preciso desenvolver hábitos saudáveis. Vamos listar aqui alguns que te ajudarão a desenvolver a alta performance:

Trabalhe sua confiança

Acredite na sua capacidade e mergulhe no autoconhecimento. Só assim você poderá reconhecer em você suas qualidades, além de identificar o que precisa ser melhorado. Através da confiança você poderá ter mais empenho e força para traçar e atingir suas metas.

Seja criativo e flexivo

Quando somos mais flexivos conseguimos ser mais tolerantes diante das circunstancias da vida. Além disso, a pessoa flexível tem mais facilidade de reconhecer seus erros, aprender com eles, e mudar. A criatividade também nos proporciona enfrentar as dificuldades de maneira adequada. Afinal, as dificuldades da vida não são iguais e, por isso, precisamos criar maneiras novas de enfrenta-las diariamente.

Não seja imediatista

É preciso ter visão do futuro, isso é, considerar as consequências de nossos atos. O imediatismo não considera o futuro; faz tudo pelo hoje e agora. Se você quer ter alta performance é preciso traçar objetivos e fugir do imediatismo.

Desenvolva seu controle emocional

Busque controlar sua impulsividade e irritações. Afinal, enfrentar situações adversas exige serenidade para encontrar soluções. Além disso, como dissemos, é preciso ter disciplina e controle para ir mais além.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


A alta performance na vida profissional

Nos tópicos anteriores nós vimos o conceito e dicas de como desenvolver a alta performance. Já neste tópico queremos mostrar como a alta performance é importante em algumas áreas. Afinal estamos em uma sociedade cada vez mais seletiva, de modo que é cada vez mais preciso se destacar.

Corporações

Atualmente as empresas têm sido cada vez mais exigentes em seus processos de seleções. Considerando esse fato, hoje, para ser contratado, o profissional deve se destacar dos demais. Esse destaque vem de habilidades que podem ser encontradas em pessoas que atingem a alta performance. Por exemplo a facilidade de aprendizado, inteligência emocional, flexibilidade, motivação.

Nesse caso, espera-se que o profissional de alta performance esteja constantemente se desenvolvendo, colaborando com a empresa e inspirando sua equipe. Visto que essa é uma característica importante, desenvolver a alta performance é praticamente fundamental para os dias de hoje se você quiser conseguir ou manter o seu emprego.

Esportes

Um atleta como Lionel Messi é um grande exemplo de atleta de alta performance. Ele se renova e se mantém no topo constantemente. E ele não é o único a ter alta performance em ambientes competitivos. Para esses atletas conseguirem a alta performance, têm sido apoiados pela psicologia esportiva.

Afinal, é preciso de ajuda para manter a força mental, a vontade de ganhar e o foco diante de situações estressantes. Além, é claro, de constantes treinamentos em laboratórios em que equipamentos, mente e roupas são analisados.

Muitos atletas, inclusive, têm admitido que a saúde mental é a chave para suas conquistas. Se um jogador de futebol perder o foco ao ouvir uma ofensa, isso afetaria efetivamente seu desempenho. Como dissemos, é a psicologia do esporte que vem auxiliar nisso e para criação de hábitos.

Afinal, se um atleta quer se manter no topo e alcançar seus objetivos, a alta performance é importantíssima.

Vida Acadêmica

Um aluno de alta performance é aquele que recebe as melhores aulas e orientações para expandir sua aprendizagem a altas taxas. Dessa forma, os estudantes podem fazem emergir seus pontos fortes e sua alta performance intelectual.

Hoje há muitos artigos e cursos online para ajudar o estudante a desenvolver a alta performance. Afinal, em um mundo que tem cobrado cada vez nosso nível educacional, desenvolvê-la é fundamental.

Conclusão

A alta performance é algo essencial nos dias de hoje. Independente na área que atuamos, desenvolvê-la nos ajudará de modo geral.

Além disso, é possível ver que o autoconhecimento é uma grande ajuda para alcançarmos a alta performance. Afinal, é através do autoconhecimento que podemos melhorar nosso mindset, nos reconhecer e mudar nossos hábitos. Considerando isso, você pode ver mais sobre o tema em nosso curso de Psicanálise Clínica EAD. Confira!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =