O Comportamento Organizacional é uma área de estudo que faz parte da teoria das Relações Humanas. Então, confira nosso artigo para saber mais

O que é Comportamento Organizacional e como usar?

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise

O Comportamento Organizacional é uma área de estudo que faz parte da teoria das Relações Humanas. Assim,  é através dela que se pretende conhecer o comportamento humano. Mas, em especial, no domínio dos estudos do clima organizacional. Ou seja, na administração de empresas ou organismos.

Além disso, é conveniente esclarecer que o comportamento organizacional é um campo que abrange todos os aspectos do comportamento. Ou seja, que ocorre dentro das organizações formais.

Todavia, trata todos os elementos como unidades de análise. Desse modo, desde os indivíduos que agem, sentem e pensam em uma organização. Além do relacionamentos entre grupos, subunidades maiores e departamentos. Assim como as divisões e as organizações como um todo.

Dito isso, continue a leitura e descubra a importância de estudar o comportamento organizacional.

Como usar o comportamento organizacional?

À primeira vista, os líderes mais bem-sucedidos são aqueles que usam boas estratégias. Dessa forma, o objetivo é  impulsionar o desempenho da equipe. Em vista disso, não melhoram apenas a produtividade dos funcionários. Mas  também a experiência e satisfação no trabalho.

Entretanto, essas estratégias podem ser alcançadas ao compreender como os funcionários interagem entre si. Ademais, a administração de pessoal, bem como o que os motiva. Desse modo, uma maneira de fazer isso é estudar a inter-relação entre os funcionários.

Ainda, examinar as equipes e gerenciamento para identificar o que diferencia os trabalhadores mais eficazes. Nesse sentindo, o comportamento organizacional descreve a dinâmica comportamental que ocorre entre grupos e indivíduos em um ambiente de trabalho.

Por isso, há cinco elementos fundamentais para estudar o comportamento organizacional. Sendo eles:

  • Pessoas;
  • estrutura;
  • tecnologia;
  • sistema social;
  • ambiente

Então, compreender esses elementos e seus inter-relacionamentos dinâmicos ajuda os líderes. Sendo assim, o objetivo é o de alcançar as metas de curto e longo prazo. Logo, como resultado, há melhoria na produtividade, sucesso dos funcionários e estratégias em torno de treinamento.

A importância de estudar o comportamento organizacional

Nesse sentido, o comportamento organizacional analisa o efeito dos fatores sociais e ambientais. Ou seja, a forma como os funcionários trabalham. Todavia, a maneira como as pessoas interagem, se comunicam e colaboram é a chave do sucesso de uma organização.

Dessa forma, ao analisar e compreender esses parâmetros, você alavancará o comportamento organizacional. Logo, melhora a eficácia e a eficiência do trabalho. Além disso, ajuda a atingir as metas organizacionais e de cultura de trabalho.

Melhoria nos canais e protocolos de comunicação

Nesse sentido, os funcionários de uma empresa respondem de maneira diferente a vários métodos de comunicação. Assim, eles se comportam de determinadas maneiras devido à estrutura do local e a cultura de trabalho. Ou seja, os valores e objetivos da organização.

Sendo assim, eles tendem a se alinhar melhor com colegas e gerentes que refletem suas qualidades comportamentais. Como tal, uma compreensão apurada do comportamento organizacional permite que a gerência intermediária construa equipes mais eficazes.

Além de se comunicar melhor com os funcionários da linha de frente. Então, aproveite os insights do comportamento organizacional. Pois, ajudará a entender se seus funcionários respondem melhor a um modelo de gestão. Sendo este autocrático ou solidário.

Assim, isso garante que você tenha um firme conhecimento das políticas e canais de comunicação. Bem como os incentivos que melhor permitirão que seus funcionários tenham um bom desempenho.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Um ambiente de trabalho confortável

    Um dos principais benefícios da análise do comportamento organizacional é a criação de um ambiente de trabalho adequado. Com muitos funcionários trabalhando em casa, é importante que os líderes criem um ambiente de trabalho positivo. Assim, facilita a comunicação e colaboração da equipe.

    Leia Também:  Qual o objetivo da sociologia?

    Então, com o comportamento organizacional observa-se os indivíduos na organização. Ademais, facilita o entendimento das relações interpessoais. Contudo, não se trata apenas de observar e compreender. Ou seja, a ideia é que a organização tome decisões. E assim, visar uma maior eficiência para todos.

    Desse modo, o comportamento organizacional é essencial para as empresas que procuram adaptar-se às rupturas. Assim como os desafios resultantes das mudanças. Isto é, as influências das forças não controláveis de mercado. Ou seja, como a pandemia da covid-19, por exemplo.

    Influenciando o estilo de gestão

    Empresas experientes usam dados para orientar a tomada de decisões sobre a formação de sua estrutura. Contudo, ter a gerência em cima dos ombros dos funcionários a cada passo indica desconfiança. Como resultado, há um microgerenciamento, criando uma cultura negativa no local de trabalho.

    Em vista disso, há uma adoção de uma estrutura mais plana e linear. Sendo esta uma tendência adotada por muitas empresas. Assim, em vez de uma estrutura hierárquica, os funcionários têm maior liberdade sobre como executam suas tarefas. Ou ainda, com quem colaboram.

    Desse modo, essa estrutura reconhece as diferenças únicas entre os funcionários. Além de permitir que eles tenham mais voz. Logo, contribuem para as decisões que os afetam, suas equipes e a organização como um todo.

    Ademais, permite que os líderes construam um relacionamento mais forte. Sendo este baseado na comunicação, confiança e transparência com seus funcionários.

    Construindo uma estratégia vencedora de pessoas

    Logo, é evidente que os funcionários desejam trabalhar em organizações com uma cultura positiva. Além de um ambiente de trabalho atraente. Ademais, eles também desejam se relacionar bem com outros funcionários e gerência. Então, visam atingir as metas e objetivos da organização.

    Em síntese, o desafio é criar um local de trabalho que promova confiança, comunicação aberta e colaboração contínua. Ainda, ao mesmo tempo em que atenda às necessidades exclusivas de funcionários individuais.

    Por isso, a criação de uma estratégia vencedora exige que os líderes definam como as pessoas interagem. E ainda, estimulam o desenvolvimento dos funcionários e da cultura de trabalho. Em suma, é muito mais um esforço focado no relacionamento da equipe, onde o comportamento organizacional é o eixo facilitador.

    Conclusão sobre comportamento organizacional

    Portanto, o conceito central do estudo e da aplicação do comportamento organizacional é a certeza de que uma força de trabalho feliz e produtiva resulta em uma organização de sucesso.

    Todavia, baseando-se fortemente nas ciências sociais, comportamentais e na psicologia, o comportamento organizacional adota uma abordagem centrada no ser humano. Ou seja, para facilitar uma força de trabalho orientada para o desempenho.

    Por fim, se você deseja aprofundar seus conhecimentos no comportamento organizacional, se inscreva em nosso curso online de psicanálise clínica. Desse modo, você terá acesso a diferentes teorias sobre a mente humana. Logo, desenvolverá sua percepção sobre os comportamentos das pessooas no ambiente de trabalho e fora dele.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *