conceito de cultura

Conceito de Cultura: antropologia, sociologia e psicanálise

Posted on Posted in Uncategorized

O registro de uma civilização só não é tão duradouro quanto o tempo, já que muitas podem se perder pela história. Mesmo assim nós temos acesso a documentos e monumentos que ajudam a responder com clareza o significado de uma cultura. Hoje nós explicamos o conceito de cultura para a Antropologia, Sociologia e Psicanálise.

O que é cultura?

O conceito de cultura diz respeito ao conjunto de crenças, tradições e costumes de um grupo social específico. Através da comunicação, espelhamento ou imitação das próximas gerações, ela pode ser repassada.

Desse modo, a cultura de um povo é um patrimônio social, já que soma os padrões de comportamento do ser humano. Além do conhecimento e das experiências, a cultura também mantém:

  • valores;
  • crenças;
  • atitudes;
  • linguagem;
  • hierarquia;
  • noção de tempo;
  • relacionamentos, etc.

Portanto, temos aqui um valioso meio para ajudar na sobrevivência da humanidade.

Conceito de cultura na Sociologia

Por sua vez, a Sociologia indica que o conceito de cultura é a reunião de tradições e saberes de um povo. Esses pilares são construídos através de uma interação social contínua dentro da comunidade. Os padrões e os comportamentos que originam a estrutura e organização social vão sendo modelados de acordo com as necessidades humanas.

Embora existam diferenças entre as culturas, a individualidade de cada uma delas não as torna melhor ou pior do que as outras. Caso nós ignoremos esse fato, julgando qualquer parte de outra cultura como inferior, estamos sendo etnocêntricos. Por meio do etnocentrismo, nós expressamos preconceitos sem fundamentos por nos acharmos melhores do que os outros do ponto de vista cultural.

Conceito antropológico de cultura

De acordo com a Antropologia, o conceito de cultura diz respeito a um conjunto de significados que dão sentido a uma sociedade. A partir daí, temos os valores, as crenças, os costumes e os outros aspectos que contribuem para a construção da identidade cultural de um grupo.

Contudo, A.L. Kroeber e Clyde Kluckhohn afirmaram que uma definição única de cultura não seria tão concreta. Todo o seu significado seria mais expansivo, incluindo aspectos materiais, imateriais, comportamentais e a própria noção de espaço e tempo.

Conceito de cultura na Psicanálise

Segundo Freud, cultura é sinônimo de civilização. Ou seja, é um tratado para a convivência social, como visto em Mal-estar da civilização. Além desse livro, Totem e Tabu também ajuda o psicanalista na busca do entendimento das raízes do sofrer humano.

Através de Totem e Tabu, Freud tenta entender a constituição da cultura usando o mito de origem. Nesse mito, um pai violento controla os filhos e as mulheres à sua vontade, sendo morto por eles para acabar com a sua tirania. Embora essa fosse uma comunidade igualitária, a culpa os forçou a criar um totem para referenciar o pai morto. Sendo assim, Freud afirmava que cada criança revive esse ato fundador ao entrar no Complexo de Édipo.

Por sua vez, em O mal-estar da civilização, temos Freud indicando que a neurose é a consequência de estarmos na cultura. Tudo acontece porque a cultura é a responsável por restringir os caminhos pelos quais as pulsões escoam. Assim, se saíssemos da cultura, voltando ao estado primitivo de nossa espécie, seríamos bem mais felizes.

Tipos de cultura

É possível dividir o conceito de cultura quando nós direcionamos os seus limites à parte estética e artística. Assim, se originam tipos de cultura com identidade própria, sendo elas:

Cultura erudita

Criada pela elite, ela possui alto valor econômico, intelectual, social e estético, e pode ser até etnocêntrica. Com grande desenvolvimento técnico, a cultura erudita eterniza produtos de grande estima e valor, indo desde produções literárias a peças teatrais e artes plásticas.

Cultura popular

Como o próprio nome sugere, é a cultura criada pelo povo e de fácil acesso a ele, ao contrário da erudita. O Brasil, por exemplo, é um grande exemplo de cultura popular com o samba, o funk, o forró, o cordel, a música sertaneja, etc.

Cultura de massa

Ainda que seja diferente das culturas popular e erudita, a cultura de massa possui elementos de ambas. Não se trata de uma ação autêntica feita pelo povo ou elite, mas, sim, de um produto da indústria cultural para atender as demandas do mercado.

Dessa forma, com base em uma demanda, a indústria cultural se torna um produto lucrativo, pois há muitos compradores. Por exemplo, os EUA exportam vários tipos de produtos culturais para o mundo todo.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Cultura material

    A cultura material trata do patrimônio histórico e cultural criado por elementos concretos feitos pela humanidade ao longo dos anos. Por exemplo, em uma cidade nós temos os museus, as bibliotecas, a arte, as vestimentas, as igrejas, etc.

    Cultura imaterial

    Ao contrário da cultura material, a cultura imaterial se cria por tudo aquilo que não se toca de modo concreto. Tanto as tradições, como os saberes, os comportamentos, os costumes, as lendas, e tudo aquilo que é transmitido pelas gerações se encaixa aqui.

    Cultura organizacional

    Em suma, são os elementos ligados à missão e aos valores e comportamentos de uma organização. A cultura organizacional cria padrões operacionais e de funcionamento dentro de uma empresa, de acordo com o contexto da globalização e do mercado.

    Cultura corporal

    Esse tipo de cultura estuda a conduta humana com base nas ações ligadas ao movimento, como a dança, o sexo, os esportes, os jogos, etc.

    Características da cultura

    Ainda que cada grupo social tenha o seu próprio conceito de cultura, eles levam em consideração os mesmos aspectos, no sentido de que ela:

    • possui um conjunto de comportamentos e saberes;
    • é transmitida através das gerações;
    • é aprendida por meio dos relacionamentos sociais em um grupo;
    • não é estática, pode ser influenciada por hábitos novos.

    Cultura brasileira

    O conceito de cultura no Brasil acaba esbarrando na mistura de etnias desde a época do descobrimento. Por meio da miscigenação da cultura indígena, portuguesa, africana e europeia, o Brasil ganhou um caráter cultural único. Por isso que muitos dos nossos comportamentos resultam em uma pluralidade estética que influencia tudo aquilo que fazemos.

    A própria língua portuguesa é resultado disso, uma vez que é influenciada pela ampla dimensão geográfica dos diferentes grupos que habitam o Brasil. Por causa disso, temos diversos sotaques, expressões e entonações em várias regiões do país para a mesma língua. E mesmo assim, todas elas diferem da matriz linguística em Portugal.

    Considerações finais sobre o conceito de cultura

    Ao entender melhor o conceito de cultura você consegue um meio de preservar a sua própria identidade. Tudo aquilo que somos na existência se concentra no nosso modo de vida e na compreensão da diversidade do mundo. A cultura é algo além de nós porque se transmite para a própria geração no momento em que ela passa a respirar.

    Mesmo que haja diferenças notáveis entre uma cultura e outra, devemos ser respeitosos e não julgá-las colocando nós mesmos como parâmetro. Assim como a cultura de um lugar pode nos parecer estranha, quem está em outra região pode pensar o mesmo da nossa. Como disse o filósofo Confúcio: “A natureza dos homens é parecida; são os seus hábitos que os afastam uns dos outros”.

    Para ampliar a sua percepção sobre o conceito de cultura e se aprimorar internamente, se inscreva em nosso curso 100% online de Psicanálise. Não apenas desenvolve o seu autoconhecimento, como também cria poderosas ferramentas para lidar com suas demandas pessoais e do coletivo. Através da Psicanálise, você vai modificar a sua visão de mundo e do seu real papel nele.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *