conduzir

Conduzir: conceito, significados, sinônimos

Posted on Posted in Conceitos e Significados

A fim de desenvolvermos as nossas capacidades intelectuais, nós devemos enriquecer o nosso vocabulário. Uma maneira de conseguirmos essa meta é aprender ou reaprender palavras que estão presentes no cotidiano. Hoje nós entenderemos melhor o significado de conduzir, seus sinônimos e exemplos de frases com esse termo.

O que significa conduzir?

Segundo os dicionários e linguistas, o significado de conduzir é “levar algo ou alguém para algum lugar”. Por exemplo, um motorista que conduz o seu caminhão por uma estrada: ele está conduzindo o veículo para outras cidades com o objetivo de transportar cargas.

Os linguistas afirmam que conduzir também equivale a transportar, acompanhar uma pessoa ou governar. Ou seja, conduzir também significa levar algo, fazer companhia ou gerenciar um grupo de pessoas.

É muito importante para nós termos conhecimento de palavras que possuem vários sentidos. Tudo porque ter um domínio linguístico maior ajuda as pessoas a obterem melhores resultados em conversas, discursos ou até provas.

Sinônimos

Após você conhecer o significado, hora de conhecer os sinônimos de conduzir. Dessa forma, se você precisar, pode utilizar o sentido dessa palavra quando precisar, mas sem parecer repetitivo. Como nós dissemos antes, em casos de prova, por exemplo, usar sinônimos ajuda você a causar boas impressões aos avaliadores. São eles:

Chefiar

Gerenciar um projeto ou negócio.

Exemplo: “Fernanda conduz os negócios com perfeição”.

Comportar

Ter um espaço para carregar algumas coisas.

Exemplo: “O táxi conduz 3 passageiros”.

Orientar

Que dá direção para alguém ou algo.

Exemplo: “A advogada não soube conduzir a defesa do acusado de roubo”.

Puxar

Movimentar-se enquanto puxa algo.

Exemplo: “O burro conduz a carroça”.

Reger

Que lidera um grupo de música.

Exemplo: “O maestro conduziu bem a orquestra”.

Transmitir

Aquilo que carrega eletricidade.

Exemplo: “O ferro é um condutor de eletricidade”.

Exemplos de frases com a palavra conduzir

Que tal nós observarmos outras frases com a palavra conduzir? Afinal, é uma ótima maneira de incluir esse termo em nosso vocabulário com mais frequência, você não acha?

1 – “Cássio conduziu o ônibus que levava a turma do 3° ano do ensino médio ao encontro anual de ciências.”

2 – “Na novela “Chama da saudade”, Geraldo não soube conduzir o casamento com Ana Paula porque era negligente em relação aos sentimentos dela.”

3 – “O motorista do aplicativo conduziu o carro pela estrada enquanto levava 3 passageiros, sendo 1 deles 1 criança.”

Qual a diferença entre conduzir e dirigir?

Para muitas pessoas, as palavras conduzir e dirigir não são muito diferentes entre si. Como resultado, acabam utilizando essas palavras no cotidiano sem entenderem a ocasião mais adequada para utilizá-las.

Leia Também:  O que é trauma: conceito em psicologia

Em suma, conduzir é quando você leva algo ou alguém para algum lugar. Por exemplo, o motorista de caminhão que nós citamos: ele conduz o caminhão para outras cidades. Ou seja, o motorista leva uma carga para outros destinos.

Por outro lado, dirigir é dar a direção a algo ou uma pessoa. Por exemplo, um motociclista quando pilota uma moto ele está dirigindo ela pelo trânsito.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Frases com a palavra conduzir

    A seguir, nós mostraremos para você algumas frases populares com a palavra conduzir. Essas frases são mais exemplos de que a palavra “condução” pode ser usada pelas pessoas em muitos contextos. Vamos começar a nossa lista com:

    “Um crítico é alguém que conhece a estrada, mas não sabe conduzir”, Katherine Tynan

    Kathrine Tynan fez um uso assertivo da palavra condução para expor a negatividade das críticas em nossas vidas. Afinal, uma crítica somente é válida quando ela ajuda as pessoas a melhorar o que fazem. Assim, se um crítico sabe opinar, mas não tem a capacidade de ajudar alguém a evoluir, a opinião dele não é válida.

    “É quando pensamos conduzir que geralmente somos conduzidos”, Lord Byron

    Às vezes, nós acreditamos ter o controle de algumas situações, mas nem sempre é assim. Por mais preparados que nós estejamos, não temos o controle de todas as coisas e podemos virar reféns de algumas delas. Por exemplo, ser ótimo no seu emprego, mas ser demitido porque a empresa quer reduzir custos.

    “A sinceridade absoluta apenas pode conduzir à imobilidade ou à loucura”, Marcel Jouhandeau

    Uma pessoa que é sincera demais pode ter muitos problemas com quem ela se relaciona. Afinal, imagine você ser amigo de uma pessoa que diz tudo o que pensa sem escolher as palavras ou o momento para falar. Os “sincericidas”, os sinceros demais, têm problemas de relacionamento tanto pessoais quanto profissionais.

    “O homem que quiser conduzir a orquestra tem de dar as costas ao público”, Max Lucado

    Dito de outra forma, é preciso que você se concentre no que está fazendo em vez de dar atenção as distrações. Distrair-se com algo impede que uma pessoa preste atenção aos detalhes e cuidados com os projetos. Portanto, no caso desse maestro, se ele se distrair com a plateia não conseguirá reger a orquestra como deve.

    “Devemos nos conduzir com nossos amigos como gostaríamos que eles se conduzissem conosco”, Aristóteles

    Trate os seus amigos como você gostaria de ser tratado por eles. Uma amizade saudável se desenvolve com respeito, companheirismo e parceria entre as pessoas. Amigos de verdade são gentis uns com os outros e sempre conduzem a relação a uma convivência saudável.

    “É mais trabalhoso conduzir os homens pela persuasão que pela força”, Paul Claudel

    Dito de outra forma, é difícil convencer e mobilizar as pessoas por meio de uma conversa enriquecedora. Um número considerável de pessoas ao redor do mundo acredita que a violência é o jeito correto para defender os seus valores. Contudo, ainda assim, um pequeno número delas ainda consegue conversar de forma civilizada e repensar as próprias atitudes.

    “Liderança não é apenas conduzir pessoas, é criar caminhos para elas passarem em segurança”, Rafael Zimichut

    Um líder de verdade guia as pessoas enquanto as incentiva a darem o melhor de si mesmas. O líder fica ao lado do seu grupo, incentivando e participando da jornada de desenvolvimento dele. Em outras palavras, um líder é um exemplo a ser seguido, pois inspira os menos experientes a enfrentarem os desafios da vida.

    Leia Também:  Pessoas parasitas: características e como lidar

    Considerações finais sobre conduzir

    A palavra conduzir possui muitos significados que fazem parte do cotidiano das pessoas. Conhecer todos esses significados pode melhorar a nossa capacidade de interação com as pessoas. Já que torna a nossa mensagem mais clara, a comunicação com os outros fica muito melhor.

    Se possível, tente usar os sinônimos da palavra condução no seu cotidiano. É uma excelente forma de praticar o significado dessa palavra em diversas situações.

    Agora nós queremos conduzir você a um futuro de possibilidades com o nosso curso online de Psicanálise. Com a ajuda das nossas aulas, você desenvolverá autoconhecimento, acessando o seu potencial completo para transformar a sua vida. Assim sendo, entre em contato conosco, conheça o nosso curso de Psicanálise e garanta já essa oportunidade de crescimento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *