aplicacao-da-psicanalise

Aplicação da Psicanálise e sua psicoterapia

Posted on Posted in Formação em Psicanálise

Psicoterapia é uma palavra de origem grega, portanto de forma etimológica temos os termos gregos “ Psyche” ou mente e “Therapeuein “ ou curar/tratar. As fascinantes possibilidades de auxilio e recursos oferecidos pela psicoterapia para o tratamento dos sofrimentos psíquicos advindos de dificuldades existenciais humanas são assunto que deve ser abordado com atenção afim de auxiliar o leitor em sua compreensão. Continue a leitura do artigo e entenda como funciona a aplicação da Psicanálise.

Crescimento Pessoal, Educação Para a Vida e a aplicação da psicanálise

Temos na psicoterapia um favorecedor o crescimento pessoal, um lugar/tempo/modo que auxilia na criação de intimidade consigo mesmo, a possibilidade de abertura de canais de comunicação, estabelecimento de diálogos construtivos, transformação de padrões estereotipados de comportamento, ou seja, o restabelecimento dos processos criativos e assim formação da personalidade.

Abre-se então a possibilidade de compreensão e mudança de padrões vinculares e relações interpessoais que causam sofrimento psíquico e doenças ao individuo.

A psicoterapia funciona como uma forma de educação ou reeducação para a vida, afinal surge a partir dela mesma o espaço para reflexão auxiliada por conhecimentos e instrumentos que auxiliam na orientação e condução da existência, algo sem dúvida essencial em situações de desestruturação e crise, circunstancias em que a pessoa geralmente sente-se inapta e com dificuldades par viver sua realidade e sua vida.

A aplicação da Psicanálise e a Psicoterapia

Muitas são as linhas psicoterapêuticas existentes, como ilustração podemos citar a parapsicologia, o behaviorismo, o psicodrama entre tantas mais. Das diversas espécies de terapêuticas possíveis podemos destacar aplicação da psicanálise.

A psicanálise é uma área clinica investigativa teórica da psique humana totalmente independente da psicologia. Desenvolvida por Sigmund Freud a psicanálise exerce forte influencia em diversas correntes disciplinares das ciências humanas e de pensamento em muitas áreas, gera base teórica para a boa compreensão da ética, da moral e da cultura humana.

Ela serve como excelente suporte para correção e apoio em diversos problemas psíquicos que acometem o ser humano, trata-se de ferramenta para amenizar ou dissolver os sintomas decorrentes de revezes na psique.

Teorias psicológicas e psicoterapia na aplicação da Psicanálise

Como já foi exposto existem várias escolas teóricas na psicologia e essas são independentes. Toda essa diversidade é decorrente da complexidade tida na origem da Psicologia devido a diferentes tradições epistemológicas advindas de correntes diversas como a medicina e a filosofia.

Podemos dizer que teorias Psicológicas possuem quatro elementos básicos aqui apresentados em ordem:

  1. Teoria sobre a mente humana e como está funciona.
  2. Teoria sobre o desenvolvimento psicológico.
  3. Teoria psicopatológica.
  4. Teoria sobre o processo terapêutico.

Essas teorias possibilitam o entendimento do individuo e por consequência o desenvolvimento da psicoterapêutica adequada.

Vínculos Psicoterapêuticos

Nós seres humanos nascemos, crescemos e passamos todas as nossas vidas em laços vinculares. Nosso bem estar e realizações de vida dependem de nossos meios relacionais.

Temos na psicoterapia um ponto para transformar e sanar as já citadas dificuldades vinculares que afetam nossas capacidades de amar, viver, trabalhar, estudar, etc. Temos na relação terapêutica o sustentáculo para uma boa terapia.

O bom emolduramento terapêutico depende da relação terapêutica, é notadamente necessário que ocorra um bom vinculo entre terapeuta e cliente para que surjam bons resultados. É necessário que crie-se um espaço, uma atmosfera que permita a manifestação dos mundos internos favorecendo o desenvolvimento do processo de cada individuo, possibilitando o surgimento dos grandes medos e ocultações que residem no inconsciente e precisam ser tratados de maneira profissional afim de eliminar ou amenizar os sintomas advindos desses e mesmo encontrar um caminho de vida mais maduro e salutar para o ser humano em psicoterapia.

Leia Também:  Gestaltismo: significado, conceitos e princípios

Benefícios oferecidos pela psicoterapia

O individuo que busca auxilio por meio da psicoterapia encontra uma quantidade enorme de benefícios que ajudam o mesmo a encontrar as soluções para seus sofrimentos psíquicos e estruturar a própria personalidade para encarar de maneira madura os desafios da existência.

A psicoterapia faz com que tenhamos maior capacidade de reflexão sobre nossas próprias vidas, permitindo assim mudanças de rumo, orientação e m novo modo de lidar com as experiências de vida.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    O psicoterapeuta é um outro, sempre com a perspectiva que cabe a um outro e podrá auxiliar o individuo a notar sua própria vida de uma maneira diferente, por meio de novas perguntas, trazendo assim um novo ângulo ainda inédito para as mesmas situações.

    O conhecimento do psicoterapeuta

    Devemos ressaltar que o psicoterapeuta conhece teorias psicológicas e psicanalíticas que ajudam no entendimento do que se passa na psique do individuo, tornando assim possível a identificação do que está errado, incomoda, do que não permite um melhor aproveitamento das experiências da existência.

    Por meios de estratégias de investigação da psique o terapeuta faz possível o descobrimento de aspectos da personalidade que seriam inacessíveis a um observador não treinado, o profissional domina técnicas que ajudam na realização de enormes mudanças na existência do ser humano, trazendo assim maior conforto, independência psíquica e muitos outros benefícios para esse último.

    Ao compartilhar um problema por meio da fala temos um alivio da carga emocional e do sofrimento, quando fazemos essa partilha com um profissional que dedicou-se aos estudos e praticas necessários para uma boa performance como psicoterapeuta encontramos um guiamento funcional para a busca de soluções para as aflições.

    Considerações finais

    Podemos entender a psicoterapia como o bom caminho que nos leva a reconhecer nossos padrões de comportamento que fazem com que nos tenhamos um modo de comportamento semelhante perante situações diversas o que causa sempre os mesmos problemas.

    Reconhecidos esses padrões de comportamento de tanto trazem desprazer, tristeza e outros afetos e sensações negativos surge a possibilidade de refazermos nossos modelos psíquicos e assim encontrarmos soluções satisfatórias para a existência mesma.

    O presente artigo foi escrito por Samy Houchaimi (www.samyhouchaimi.com), músico profissional (OMB-CRESP 74385), bacharel em direito, numerólogo, restaurador de memorabilia do séc. XX e formando em psicanálise clínica.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *