significado de cooperação

Cooperação: significado, conceito, o que é?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Neste post, nós vamos saber mais sobre o significado de cooperação. Nosso objetivo é que você entenda a importância dessa palavra. Por isso, vamos abordar diferentes aspectos sobre o
assunto. Então, confira agora mesmo!

O que é cooperação?

Segundo o Dicionário Caudas Aulete, cooperação significa “ação ou resultado de cooperar, de prestar ajuda”. Ainda, o dicionário apresenta sinônimos para saber melhor o conceito de cooperação. Desse modo, colaboração e contribuição possuem significados iguais à mesma ideia.

Assim, precisamos destacar algo importante nesse significado. Saiba que para ter cooperação é preciso uma ação. Ou seja, há uma condição para que a cooperação aconteça. Ou seja, a cooperação exige que a pessoa faça alguma coisa.

Pode parecer óbvio, mas o que queremos dizer é que a cooperação não pode estar baseada, apenas, em discursos. Assim, de nada adianta se a pessoa apenas fica com o pensamento de cooperar e não parte para a ação de fato.

O que significa cooperação?

De forma geral, o significado de cooperação apresenta nenhuma dificuldade de entendimento. Isso porque desde cedo, ainda quando crianças, somos apresentados à ideia de cooperação. Em casa nem todos passam por essa experiência na infância, em especial se a criança for filho único.

Porém, se há convívio com irmãos se torna mais comum. Isso porque muitos pais passam a passar os valores da cooperação em casa. Podemos exemplificar tal atitude nas crianças em ajudar nas tarefas domésticas. Bem como a limpeza do próprio quarto e a guardar os brinquedos para a manutenção da casa.

Mas também há cooperação na responsabilidade dos filhos mais velhos de cuidarem dos irmãos mais novos. Afinal, eles precisam cooperar já que os pais trabalham fora. Essa ideia de cooperação nos é apresentada como senso de responsabilidade, muitas vezes até de maneira exagerada.

Saiba mais…

Na escola, o valor da cooperação é desenvolvido por meio de jogos e brincadeiras. Como a a escola é uma das responsáveis pela formação das pessoas para a sociedade, tal princípio de cooperação é abordado desde cedo. Ainda, com uma linguagem e situações de acordo com a realidade da criança.

Está gostando do nosso post? Então, te convidamos a comentar abaixo o que você está achando do texto! Aliás, continue lendo para saber sobre a cooperação no trabalho.

Significado de cooperação: a importância do trabalho

Dessa maneira, podemos saber que a ideia de cooperação está relacionada ao viver em sociedade. Assim, essa é uma condição para que todas as pessoas possam sobreviver. Por isso, cada pessoa precisa fazer uma ação, ou melhor, um trabalho para as necessidades básicas do outro.

Pense nas diferentes esferas de trabalho: desde a agricultura até a produção de outros alimentos como a carne. Os serviços também estão nesse mesmo processo, pense nos cuidados com a saúde, a educação e até mesmo o transporte público e a coleta de lixo.

Assim, todos nós dependemos da colaboração de diversas áreas para a nossa existência. Esse mesmo processo de dependência também exige uma obrigação de cada pessoa. Nesse sentido, para o bom funcionamento da vida social, é preciso que todos atuem.

Leia Também:  Rapport: o que é, como aplicar a técnica?

Diferentes valores para diferentes funções

Partindo dessa ideia, podemos saber que a cooperação nem sempre é uma escolha. Cada pessoa até pode escolher em qual área quer trabalhar para contribuir com a sociedade. Por isso, muitas vezes, essa escolha se faz pela aptidão para determinadas tarefas.

Mas, há também quem escolha determinada atividade devido ao prestígio e reconhecimento que
são atribuídos a cada atividade. Aqui estamos nos referindo em especial aos valores culturais
na sociedade. Por isso, algumas áreas essenciais são muito desvalorizadas.

Não por acaso, é muito comum as áreas de humanas e de artes serem rebaixadas em comparação com a área de exatas, por exemplo. Basta ver que tem mais procura em curso universitários mais tradicionais e valorizados como Engenharia, Medicina e Direito (mesmo que esse último pertença
às humanidades).

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Outros exemplos de cooperação

    Por mais que a nossa ênfase tenha sido o trabalho, saiba que há outras formas de demonstrar
    cooperação. Retomando a premissa de que a cooperação depende de uma ação, a pessoa pode cooperar em diversas situações.

    No caso de familiares ou amigos passando por alguma dificuldade financeira, é possível ajudar
    de modo financeiro. O apoio emocional nos momentos difíceis também deve ser mencionado. Por
    isso, o estar junto, escutar e oferecer abrigo, quando necessário, se mostram atos de cooperação.

    Saiba mais…

    Tem também pessoas que fazem atividades voluntárias para instituições de caridade, por exemplo. Outra possibilidade é fazer protestos e ações em prol de igualdade de membros marginalizados.

    Não é à toa que os abaixo-assinados online têm sido uma grande ferramenta. Causas voltadas à
    comunidade LGBTQ, povos indígenas e pessoas pretas, por exemplo, têm ganhado mais impacto
    nos últimos anos. Desse modo, a internet é de extrema importância para atos de contribuição de
    pessoas que não fazem parte desses grupos.

    Cooperação na psicologia

    Por isso, podemos saber que a cooperação se mostra um ato muito mais voltado ao interesse de todos do que ao interesse pessoal. Uma vez que a pessoa se volta às necessidades do outro, ele se torna menos egoísta. Isso significa saber que o mundo não gira em torno de si própria.

    Ou seja, pessoas cooperativas não se fecham em si mesmas. Elas estão abertas a verem uma realidade diferente das delas. Assim, tem um senso de empatia, sabem a dor e dificuldades dos outros. E esse deveria ser o sentimento de viver em sociedade.

    As responsabilidades de viver em sociedade

    Entenda que a cooperação nem sempre é uma escolha que parte de cada pessoa. A pandemia
    do coronavírus vem nos ensinando a importância da contribuição de cada um. Se estamos há
    mais de um ano vivendo nessa difícil situação, muito se deve à falta de cooperação de todo mundo.

    Percebe-se a cada dia o desrespeito às medidas de segurança, que são as ações vitais para conter a disseminação da doença. Claro que muito se deve também à falta de medidas no âmbito do Estado.

    Porém, cada pessoa precisa saber que enquanto se vive em sociedade, é necessário seguir normas para o bem-estar de todos. Isso significa prezar pela saúde mesmo quando as medidas exigem sacrifícios. Por isso, o egoísmo de muitas pessoas têm dizimado a vida de muitos outros.

    Leia Também:  Design Thinking: o que é, como fazer na prática?

    Considerações finais

    Neste post, trouxemos a importância da cooperação de todos para a existência da sociedade. Com os exemplos tentamos mostrar diferentes esferas de trabalho e outras ações sem retorno material ou financeiro para abordar o assunto.

    Desse modo, destacamos a importância de cada pessoa no coletivo. Por isso, a partir da pandemia provocada pelo covid-19, ilustramos como a falta de contribuição pode ser letal para a existência humana.

    Assim, para aprofundar seu conhecimento sobre a cooperação, faça nosso curso online de
    Psicanálise Clínica. Assim, você terá ferramentas para trabalhar seu interior e se tornar uma
    pessoa mais empática. Não perca tempo e se inscreva agora mesmo.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezoito − três =