cromoterapia

Cromoterapia: o que é, princípios, esferas e qual curso fazer?

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

A princípio, as pessoas podem ser influenciadas pela mensagem que as cores são capazes de transmitir. Tanto que cada um de nós tem uma cor favorita, pois ela nos traz alguma sensação ou lembrança positiva. Hoje nós entenderemos melhor o significado de cromoterapia, os seus princípios e onde fazer o curso.

O que é cromoterapia?

Segundo terapeutas holísticos, a cromoterapia é um tratamento alternativo que utiliza ondas de luz coloridas. Os pacientes que recebem essas luzes coloridas têm um desenvolvimento mais rápido em relação à saúde. Dessa forma, eles conseguem equilibrar o corpo e a mente, além de receberem um benefício diferente dependendo da cor escolhida.

Os terapeutas podem utilizar diversas ferramentas para aplicar essa terapia no paciente. Além das famosas lâmpadas coloridas, o paciente pode ser atendido por meio das esferas da cromoterapia. Essas esferas são usadas para massagear e anestesiar, de modo que o paciente sinta um efeito diferente dependendo da cor da esfera.

Para que serve a cromoterapia?

As pessoas podem utilizar a cromoterapia para tratar muitos problemas de saúde e mal-estar. Por exemplo:

1.Acelerar a cura do corpo,

2.Combater a insônia,

3.Diminuir a febre,

4.Diminuir sintomas de doenças psiquiátricas,

5.Fortalecer o sistema imunológico,

6.Gerar equilíbrio emocional e acalmar a mente.

Já que se trata de uma terapia complementar, o paciente não deve utilizá-la como um tratamento principal. Ou seja, ele não deve abandonar o tratamento médico e utilizar apenas a terapia das cores. Com essa terapia ele pode melhorar os resultados obtidos com o tratamento médico convencional.

Recém-nascidos e pessoas com a pele ferida são bastante beneficiados com a terapia das cores. Além disso, as pessoas com depressão talvez consigam diminuir os sintomas da doença, pois a terapia ajuda na produção de hormônios ligados ao prazer.

Caso queira, o paciente pode experimentar as esferas de cromoterapia para receber uma massagem relaxante. O terapeuta usa essas esferas a fim de diminuir dores e inchaços pelo corpo. As esferas têm um corpo de vidro recheado com um gel líquido e haste de borracha para não escorregar durante a massagem.

Origem da cromoterapia

De acordo com historiadores, cromoterapia vem das palavras “kromus”, cor, e “terapheia”, que significa tratamento. Os egípcios em 3.000 a.C. já utilizavam as cores para desenvolver a mediunidade e tratar doenças. Além disso, os egípcios reforçavam esses cuidados usando cristais coloridos, aromas, mantras e garrafas coloridas com água.

Em seguida, os indianos aprimoraram as algumas técnicas, tornando a terapia das cores parte da Medicina Ayurvédica. Logo, eles incluíram o uso de sons, alimentos, mandalas e exercícios de respiração para equilibrar a energia dos pacientes. Em 2.700 a.C. desenvolveram uma alimentação mais colorida e usavam as cores para diagnosticar problemas de saúde.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Hipócrates e outros médicos gregos receitavam a helioterapia, conhecida como terapia dos raios solares. Entretanto, os católicos ocidentais da Idade Média consideraram a cromoterapia como uma espécie de bruxaria.

    Benefícios da cromoterapia

    Médicos têm acreditado cada vez mais no poder terapêutico da cromoterapia. Portanto, muitos profissionais recomendam a terapia das cores como um suporte ao tratamento clínico convencional. Dessa forma, os pacientes podem aproveitar benefícios como:

    Leia Também:  O futuro de uma ilusão: resumo de Freud

    1.Alívio em relação aos sintomas de uma doença, dependendo da cor utilizada no tratamento,

    2.Diminuição do cansaço no corpo,

    3.Diminuição das dores de cabeça ou no corpo,

    4.Melhora da qualidade do sono,

    5.Melhora nas funções vitais do organismo, como no sistema cardíaco ou sanguíneo,

    6.Sensação de bem-estar e equilíbrio mental e físico,

    7.Sistema nervoso mais estimulado.

    Função das cores na cromoterapia

    Os terapeutas estudam a cromoterapia das cores a fim de compreender os efeitos delas no organismo dos pacientes. Após anos de estudo, eles entenderam como cada cor influencia em nosso bem-estar, começando pelo:

    Amarelo

    Terapeutas utilizam o amarelo para melhorar o sistema digestivo e tonificar os músculos dos pacientes. Além disso, a cor é purificante, pois ajuda a eliminar parasitas e toxinas do aparelho digestivo. Por fim, pacientes podem melhorar o humor com a ajuda da luz amarela.

    Azul

    Os pacientes usam a cor azul na cromoterapia quando precisam estimular a intuição e eliminar toxinas. Além disso, a cor azul ajuda a diminuir irritações, como coceira e dores, e inflamações.

    Laranja

    A cor laranja ajuda a melhorar a energia do estômago e pulmões, diminuindo sintomas de náuseas. Ademais, essa cor estimula o crescimento ósseo, tireoide e ajuda o paciente a produzir energia vital.

    Verde

    A luz verde representa equilíbrio, diminui a tensão, ajuda a tratar infecções e aliviar sintomas de resfriados e gripe.

    Vermelho

    A cor vermelha possui uma propriedade estimulante natural que ativa os sentidos das pessoas. Assim sendo, a maioria das marcas e restaurantes utilizam o vermelho para representá-los, como a Coca-Cola ou a rede Bob’s. Além disso, os pacientes que recebem a luz vermelha e estímulo para o sistema nervoso e fígado, além do equilíbrio da hemoglobina e glóbulos vermelhos.

    Violeta

    A luz violeta é excelente para controlar a fome, purificar o sangue e acalmar a mente durante o sono ou meditação.

    Onde fazer a cromoterapia?

    Os médicos já reconhecem a cromoterapia como uma terapia complementar ao tratamento médico convencional. Assim, os pacientes podem ser atendidos em muitos postos de saúde espalhados pelo Brasil.

    As pessoas podem fazer a terapia das cores por meio do SUS. Contudo, precisam manter o tratamento com o médico da família. Caso queira, você também pode encontrar esse atendimento em clínicas e hospitais da sua cidade. Entretanto, é importante que você busque referências dos terapeutas para ser atendido por profissionais capacitados.

    Curso de cromoterapia

    Você pode se inscrever no curso de cromoterapia a fim de cuidar mais da sua saúde e das outras pessoas. Nós preparamos para você algumas indicações dos cursos de cromoterapia mais conhecidos no Brasil:

    Udemy

    O curso da Udemy iniciará você explicando os conceitos de modo acessível e direto. Você aprenderá as propriedades de cada dor e aprenderá a utilizá-las no seu cotidiano.

    Site: https://www.udemy.com/course/curso-de-cromoterapia/

    Portal Prosperidade

    Com o curso online do Portal Prosperidade você aprenderá de casa com uma metodologia de uma prática. Além do certificado impresso, você terá suporte por diversos canais.

    Site: https://portalprosperidade.com/curso-de-cromoterapia/ 

    Portal Desperta Luz

    Por fim, no Portal Desperta Luz você:

    1.Aprenderá a terapia das cores de forma prática e definitiva

    2.Aprenderá como melhorar o seu fluxo energético utilizando as cores certas

    3.Entenderá como realizar atendimentos a fim de iniciar a carreira como terapeuta holístico

    Site: https://www.portaldespertaluz.com.br/2018/03/curso-de-cromoterapia.html

    Considerações finais sobre cromoterapia

    Nós podemos cuidar da nossa saúde aprendendo a utilizar o poder das cores na cromoterapia. Assi,, ter esse conhecimento nos ajudará a equilibrar as nossas funções vitais e melhorar a saúde mental e emocional. Portanto, como resultado, nos tornaremos pessoas mais saudáveis e produtivas, capazes de nos conectar à vida.

    Leia Também:  20 frases de Freud que vão mexer com você

    Se possível, você deve aprofundar o seu conhecimento a respeito das cores e luzes. Assim que você adicionar mais cores no seu ambiente sentirá a sua percepção da realidade mais desenvolvida.

    Após conhecer a cromoterapia nós te convidamos a se inscrever em nosso curso online de Psicanálise. Assim, por meio do nosso curso, você terá o conhecimento necessário para desenvolver autoconhecimento e explorar o seu potencial interno. Entre em contato conosco e garanta agora mesmo uma ferramenta capaz de transformar a sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *