Decepção Amorosa: causas, sinais e comportamentos

Posted on Posted in Uncategorized

Uma decepção amorosa é algo que todos nós estamos suscetíveis a sofrer. Mas mesmo sabendo disso, não torna a dor menos dolorosa. Então, para compreender mais sobre o assunto, te convidamos a ler o nosso post!

O que é decepção amorosa?

De um modo geral, podemos classificar a decepção amorosa como algo que nem todos esperamos, mas que pode ocorrer a qualquer. Afinal, quando colocamos as nossas esperanças e criamos certas expectativas em um relacionamento, e não ocorre aquilo que desejamos, acontece uma frustração.

Essa frustração, que denominamos como uma decepção amorosa, é tão grande que contribui para que a pessoa que sofreu, ame novamente. Aliás, esse receio é bem comum e um dos piores sofrimentos que podem enfrentar. Já que atinge, de forma direta, o nosso emocional e abala o nosso psicológico.

Quais são as causas da decepção amorosa?

As causas de uma decepção geral são diversas, contudo as mais comuns são, por exemplo, infidelidade e rompimento abrupto. No primeiro caso, há uma quebra de confiança, pois quando estamos em um relacionamento amoroso monogâmico é esperado que haja fidelidade. Assim sendo, sentimentos como raiva, vingança e desilusão estão presentes.

Já no último caso, ao se separar daquela pessoa que tanto se ama de forma abrupta, pode desencadear uma grande decepção amorosa. Aliás, os dois lados podem sofrer com essa separação. Já que, muitas vezes, a culpa que ambos sentem pela quebra do compromisso desenvolvem perguntas sobre os motivos da quebra dessa aliança.

Qual é o tratamento para decepção amorosa?

Antes de mais nada, vale ressaltar que não há um tratamento padrão que ajudará todas as pessoas que sofrem uma decepção amorosa. Mas a grande maioria procura fugir desse sofrimento seja por meio de novos relacionamentos ou de vícios. Só que tais atitudes levam a novos sofrimentos. Afinal, é necessário passar por um processo para poder seguir em frente.

Sabe aquele velho ditado, “o tempo cura tudo”? Então, conforme for a situação ou contexto do relacionamento, pode não ser tão simples assim. Afinal, quando uma pessoa se entrega em um relacionamento amoroso, ela perde o senso de vulnerabilidade . Por conta disso, quando ocorre uma decepção amorosa, ela não encontrará uma segurança suficiente.

Então, a pergunta que não calar, como superar uma decepção amorosa? Confira algumas dicas para te ajudar neste momento tão delicado e difícil.

1 – Saiba que está na hora de deixar o outro partir

A primeira dica que trazemos é que você saiba quando a relação acabou, afinal nada da nossa vida irá desaparecer em um passe de mágica. E essa situação é bastante válida quando o assunto é desilusão amorosa. Para que isso ocorra de forma saudável é necessário que você tome a decisão de deixar ir embora toda essa mágoa e sua origem.

Aliás, é essencial que você esteja bastante consciente dessa situação para não se autossabotar . Então, saber que é a melhor opção é deixar o seu companheiro partir, para que tenha controle da sua própria vida.

Leia Também:  Conceito de Cultura: antropologia, sociologia e psicanálise

Outra coisa que é importante fazer é parar de ficar pensando nessa história em sua mente. Afinal, é bastante empoderador descobrir que a escolha de mandar embora essa dor é totalmente nossa.

2 – Coloque para fora as suas emoções

Todos nós já sabemos como é importante colocar para fora todas as nossas emoções e nossos sentimentos, pois assim conseguiremos seguir adiante mais leve. Por isso, é importante você expressar a sua dor que foi causada por uma desilusão amorosa. Esse desabafo pode ser feito tanto diretamente para a pessoa quanto para amigos.

Aliás, nessa situação escrever em um diário é bastante válido, já que essa dor precisa ser exteriorizada. Ao expressar a sua dor, você terá mais facilidade para compreender a sua mágoa e a origem dela . Afinal, não vivemos em um mundo que é tudo preto ou tudo branco.

Pode até parecer bastante difícil de acreditar, contudo, na maioria das vezes, a dor da desilusão amorosa não é exatamente aquilo que aparenta. Isso porque as nossas dores são problemas internos que acabam vindo à tona e esse choque emocional nos mostra o quão profundos nós somos. Por isso, aproveite essa situação para poder crescer.

3 – Valorize o presente e a alegria

Embora seja muito difícil se concentrar no presente e nas alegrias, é fundamental que você faça isso para não ficar pensando sobre o passado. Aliás, quando precisamos preencher a nossa mente devemos fazer uma escolha: ou preenchemos com a dor que vivemos ou com lembranças mais alegres.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Vale ressaltar que em alguns momentos, a sua mente será preenchida por memórias tristes, e isso é bastante normal. Por isso, é bom reconhecer essas situações em determinados momentos, contudo sempre retorne e foque no presente.

    4 – Dê o perdão tanto para quem te magoou quanto para si mesmo

    Por fim, a nossa última dica é saber perdoar. Embora muitos achem isso, é importante ressaltar que perdoar não significa esquecer completamente. Aliás, muitas pessoas pensam que ter essa ação é um sinal de fraqueza. Contudo, o perdão é algo que te trará bastante alívio e é uma maneira de deixar algo ir de forma saudável.

    Outra questão importante é que ao fazer essa experiência, você também irá se perdoar, tudo isso de maneira genuína. Ao sermos magoados, sempre carregamos uma culpa bastante silenciosa e de difícil acesso. Afinal, quando sofremos uma traição, por exemplo, é muito comum pensar o que poderíamos ter feito para que isso não tivesse acontecido.

    Mas ninguém merece viver sempre pela dor, isso não é saudável, pois aumenta o estresse e prejudica a capacidade de concentração, estudos e trabalhos. O que acaba afetando os futuros relacionamentos.

    Como um profissional pode ajudar a superar uma decepção amorosa?

    Mesmo diante dessas dicas, algumas pessoas poderão encontrar ainda bastante dificuldades para superar uma decepção amorosa. Por conta disso, é importante procurar ajuda de um especialista, que nesse caso é um psicanalista ou psicólogo. Esse profissional te ajudará a passar por todas as etapas que ocorrem depois do fim do relacionamento .

    O acompanhamento deste profissional nessas situações te auxiliará a compreender o que ocorreu e quais são os aprendizados que você deve levar. Aliás, nessas consultas, você poderá desabafar (algo que dissemos na primeira dica). Com isso, você terá apoio de maneira personalizada para lidar com a mágoa.

    Leia Também:  Associação Livre para Freud e a Psicanálise

    Por isso, não tenha receio de procurar ajuda quando necessário para lidar com uma decepção amorosa. Com essa atitude, você encontrará formas de sair dessa situação.

    Considerações finais sobre decepção amorosa

    Para saber mais sobre o que é decepção amorosa, conheça o nosso curso de Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas e os melhores professores do mercado, você poderá atuar como psicanalista. Aliás, você terá acesso a um ótimo conteúdo que te ajudará a entrar na sua nova jornada de autoconhecimento. Então, inscreva-se já e comece ainda hoje!

    2 thoughts on “Decepção Amorosa: causas, sinais e comportamentos

    1. Esclarecedor, principalmente no item que relata “Saiba que está na hora de deixar o outro partir “, do que ficar procrastinando.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.