desilusão

Desilusão: significado no dicionário e na psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados, Psicanálise

Você sabia que a desilusão pode trazer alguns benefícios para quem sofre? Culturalmente, ela se conecta com uma espécie de sentimento negativo para o ser humano. Porém, na verdade, se desiludir com algo ou alguém pode gerar uma análise positiva que ajuda a amadurecer na vida.

Compreende-se a desilusão como um rastro de ilusões perdidas, além da espera por gestos que nunca chegaram. No entanto, a experiência de se desiludir pode ser uma grande professora se nos aprofundarmos nos ensinamentos que ela traz. Logo, é preciso entender sobre a desilusão para aprender a lidar com ela da melhor maneira.

Para tanto, continue a leitura e descubra o significado dessa palavra no dicionário e na psicologia!

O que é desilusão no dicionário?

De acordo com o dicionário, o termo desilusão se refere ao momento em que se perde a esperança, isso além de referir à descrença em algo que deveria ser positivo, mas que nunca aconteceu. Logo, desapontamento e decepção são alguns dos sinônimos mais comuns que se associam a essa expressão.

Na maioria das vezes em que a utilizamos, a palavra “desilusão” aparece para definir uma situação contrária à ilusão. Em outras palavras, o indivíduo usa a palavra para definir situações de forma negativa, com pessimismo e desengano.

Por outro lado, a desilusão pode acontecer com ações premeditadas. Assim, um indivíduo age para iludir o outro. Esse sentimento, entretanto, também pode surgir a partir das próprias expectativas criadas pela pessoa que se sentiu ludibriada.

A questão é que, depois de se sentir prejudicada por determinada situação, a pessoa se desencanta com a vida, com o amor ou com um contexto muito mais amplo que a situação específica de desapontamento. Assim, qualquer circunstância semelhante poderá lhe trazer a mesma sensação de que algo não sairá bem.

Uma pessoa desiludida

Uma pessoa desiludida pode ter vivenciado momentos de fato indesejados e inusitados. Porém, em um movimento desproporcional aos eventos que levaram à desilusão, essa pessoa resolve desacreditar que coisas boas podem acontecer. Essa falta de fé e positividade são as características mais notáveis no discurso de quem se desiludiu.

É comum que por essa razão, a pessoa cultive sentimentos tristes, ainda que tudo corra bem em sua vida. Para ela, é difícil cultivar pensamentos animadores e motivadores.

No mais, a desilusão tende a ter muito mais a ver com o que ocorre internamente dentro de um indivíduo do que com as ações externas que culminaram na desilusão. Ou seja, o problema está na forma como a pessoa que se desiludiu lida com as coisas que acontecem com ela e com as expectativas que ela criou.

Por esse motivo, é importante compreender melhor o que gera essa frustração de expectativas. Assim, em vista disso, vale lembrar que, aos olhos da psicologia e da psicanálise, é possível ter domínio sobre o sentimento e tratá-lo. Consequentemente, é possível descobrir também os pontos positivos de uma desilusão a fim de garantir aprendizado e autoconhecimento.

Significado de desilusão na psicologia

De maneira intensa, a psicologia analisa a origem do sentimento para poder interpretá-lo e classificá-lo. Portanto, quando se fala da frustração de expectativas criadas, as suas causas devem ser investigadas primeiro.

Leia Também:  Sintomas psíquicos: identificação e superação

Feito isso, outras reflexões são geradas para que se tenha dimensão do entendimento entre realidade e expectativa. Afinal, um indivíduo adulto precisa conseguir dominar expectativas irreais e evitar passar por frustrações desnecessárias, por exemplo.

Segundo a psicologia, se desiludir com algo é um processo natural da vida, como sentir tristeza ou alegria. Ainda assim, é importante que esses episódios sejam compreendidos com clareza, já que não devem ser predominantes nas emoções humanas.

Conceito de desilusão

Em geral, a desilusão tende a ser a quebra de uma imagem projetada no imaginário individual. Por exemplo:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • um trabalho dos sonhos que não corresponde ao esperado,
    • uma viagem que foge dos planos.

    Esses são exemplos típicos de frustração que podem acontecer na vida de todo mundo. Afinal, a falta de controle sobre os imprevistos bruscos geram sensações negativas de insegurança, medo e muitas outras.

    Visto que esses acontecimentos inusitados aconteceram uma ou algumas vezes, quem se desilude facilmente crê que o que aconteceu vai se repetir no futuro. Logo, surge a falta de esperança em que as coisas saiam como desejado.

    A desilusão nos relacionamentos

    Além disso, também existem as desilusões que acontecem dentro de relacionamentos interpessoais, o que pode travar o investimento em novos relacionamentos. Isso vale para a relação com um chefe, com amigos, com o companheiro etc.

    Em situações normais, todos esses episódios podem ser resolvidos apenas com o passar do tempo e o amenizar das emoções. Contudo, pessoas muito intensas podem sofrer muito mais com a desilusão e sentem o impacto de problemas em relacionamentos antigos por muito mais tempo.

    A frustração das expectativas

    A pessoa desiludida pode se sentir triste e desmotivada com muito mais frequência. Isso acontece porque ela não sabe lidar com quebra das expectativas criadas pela sua própria imaginação. De acordo com o que vemos na psicologia e na psicanálise, muitas dessas expectativas são criadas pelo subconsciente do indivíduo.

    Mesmo que não haja intenção de alimentar essas ideias, elas permanecem ali e causam impactos pessimistas por não terem sido supridas.

    Dessa forma, quando a pessoa desiludida foca apenas na sua frustração, há uma grande chance de que ela crie um bloqueio. Logo, este bloqueio poderá dificultar o crescimento de diversas áreas da vida. Dessa forma, a pessoa fica ainda mais frustrada, desesperançosa e desiludida.

    Por isso, ter um acompanhamento profissional durante as fases mais importantes da vida ou de grandes mudanças é essencial. Esse cuidado pode evitar o surgimento de vários traumas, além de dar ao indivíduo em tratamento certo domínio sobre as ilusões criadas na hora de passar por momentos decisivos.

    Considerações finais: conceito de desilusão na prática

    Na prática, a desilusão pode receber diferentes interpretações, ainda mais quando usada popularmente. Porém, como vimos, entender o conceito do dicionário e da psicologia pode ajudar a esclarecer muitos sentimentos e alcançar domínio sobre eles.

    Por fim, é fundamental destacar a necessidade de experienciar todos os sentimentos de forma correta, inclusive aqueles não tão positivos. Encarar a frustração de uma expectativa pode ser uma boa maneira de se autoconhecer e observar o funcionamento do mundo.

    Nesse contexto, a psicanálise exerce um papel indispensável para conquistar o equilíbrio e bem-estar ao longo da vida. Impedir que as frustrações se tornem um bloqueio para novas experiências é uma das suas atuações de maior destaque.

    Leia Também:  Os 5 benefícios da Psicanálise

    Para continuar aprendendo mais sobre desilusão e seus efeitos sobre a mente humana, faça nosso curso online de psicanálise clínica. Com aulas 100% remotas, você poderá aprender tudo de Freud a Bion e sair pronto para atender seus próprios pacientes. Assim sendo, garanta a sua vaga na turma e realize a sua matrícula hoje mesmo!

    One thought on “Desilusão: significado no dicionário e na psicologia

    1. Interessante relato sobre desilusão! Acredito que nós esperamos muitos das pessoas, não que a pessoa é má ou ingrata. A questão é que ela não pode dá aquilo que não tem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.