deuses da mitologia grega

Deuses Gregos: 17 principais da mitologia grega

Posted on Posted in Comportamento

A seguir, vamos ver uma visão geral fácil de muitas deusas e deuses gregos. Desde os deuses e deusas olímpicos até os muitos deuses e deusas menores encontrados na mitologia grega. Portanto, neste post você encontrará informações rápidas e divertidas sobre eles.

Então, se você precisa de fatos concisos sobre os deuses gregos para um projeto escolar, veio ao lugar certo. Ou se está apenas interessado em aprender algo novo sobre alguma deus ou deusa grega em particular, este texto é para você.

APOLLO

Apollo era filho de Leto e Zeus. Ele nasceu na ilha de Delos. Ele e sua irmã gêmea Artemis, também olímpica, compartilhavam a aptidão para o arco e flecha. As nove musas eram suas companheiras, elas eram deusas conhecidas por inspirar arte e música.

ARES

Ele era filho de Zeus e Hera, ambos os quais o odiavam (de acordo com Homero). Eros (mais comumente conhecido como Cupido) era filho de Ares e Afrodite. Além disso, Ares era mais conhecido como o Deus da Guerra, ele representou os aspectos desagradáveis da batalha.

DIONÍSIO

Dionísio era conhecido principalmente como o Deus da Videira. Ao atingir a idade adulta, Dionísio vagou pela Terra, ensinando aos homens a cultura da videira. Logo, Dionísio foi o último deus a entrar no Olimpo.

HADES

Ele também era chamado de Deus da Riqueza ou “o rico” porque possuía os metais preciosos da terra. Hades tinha um boné ou capacete que tornava seu portador invisível. Sua esposa era Perséfone, a única filha de Deméter, que ele sequestrou e tornou sua rainha.

HEFESTO

Hefesto era o único deus feio entre os imortais perfeitamente belos. Ele era o trabalhador dos imortais. Ele fazia suas habitações, móveis e armas. Além disso, Hefesto era conhecido como o Deus do Fogo.

Embora Hefesto fosse casado com Afrodite, a deusa da beleza, o casamento deles estava abalado. Zeus permitiu que Hefesto se casasse com Afrodite como recompensa por libertar Hera de uma armadilha que ele criou.

HERMES

Olha, Hermes pode não ser o deus mais elegante ou perigoso que existe. Mas pense nisso: Hermes é o arauto do Olimpo e da terra, o que o torna o mensageiro. Então, quando Zeus encontra seu próximo mortal uma noite, ele precisa que Hermes entregue a carta de desculpas. E se você quiser enviar mensagens de ódio para Chronos? Hermes é seu cara. Ele carregará aquela carta sem problemas. Não há lugar para onde este entregador de sapatos alados não possa ir.

Quando ele era apenas uma criança, ele roubou um rebanho inteiro de gado de Apolo e os escondeu em uma caverna sem seus cascos. Alguns daqueles cascos que ele usou para criar seus sapatos alados mágicos. Quando Apolo pegou Hermes e o levou a Zeus para julgamento, Zeus achou tão divertido que deixou Hermes escapar impune.

POSEIDON

Poseidon recebeu seu domínio após a queda dos Titãs. Ele empunhava o tridente ou lança de três pontas, e esta imagem dele é refletida na arte. Por isso, Poseidon era mais notavelmente o Deus do mar e o protetor de todas as águas.

ZEUS

Zeus era o pai do famoso herói grego Hércules. O nome Zeus significa “brilhante” ou “céu”. Sua arma de escolha foi o raio, feito para ele pelos Ciclopes.

Leia Também:  Por que nós sonhamos? Os motivos por trás dos sonhos

AFRODITE

Afrodite era a deusa da fertilidade, do amor e da beleza. Durante a Guerra de Tróia, Afrodite lutou ao lado de Paris. Enfim, a deusa do amor e seu filho Eros (Cupido) se uniram para fazer Zeus se apaixonar por um humano chamado Europa.

ARTEMIS

Você também pode chamá-la da deusa da caça. Artemis é a irmã mais velha de Apollo, que é o deus do sol. Artemis não passa muito tempo no Olimpo, pois ela faz suas próprias coisas.

Ela é conhecida como uma protetora das meninas e uma protetora de sua virgindade. Sendo virgem, ela pediu a Zeus que permanecesse casta por toda a eternidade. Quando o caçador, Actéon foi pego espionando-a enquanto ela se banhava, Artemis o transformou em um cervo. E não só isso, lançou os seus cães de caça sobre ele. Fale sobre morder a mão que o alimenta.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    ATENA

    Atena era a Deusa da Guerra, a contraparte feminina de Ares. Ela é uma das três deusas virgens; as outras duas eram Héstia e Artemis. Atenas serviu como guardiã de Atenas, onde o Partenon servia como seu templo.

    DEMETER

    Demeter era filha de Cronos e Rhea. Ela era a deusa da colheita e da fertilidade. Apenas mulheres compareciam ao Thesmophoria, um festival de fertilidade realizado em homenagem a Deméter.

    HERA

    Hera era a Rainha dos deuses do Olimpo. Na história da Busca do Velocino de Ouro, Hera foi uma protetora graciosa dos heróis. Hera tinha poucas, se alguma, qualidades redentoras. Dessa forma, ela nunca se esqueceu de um ferimento.

    TYCHE

    Tykhe, também conhecida como Tyche, era a deusa grega do acaso, do destino e da fortuna. Ela representou não apenas os aspectos positivos dessas características, mas também os negativos. Por isso, os antigos gregos pensavam que ela era a razão de acontecimentos inesperados em suas vidas, bons e maus. Como por exemplo, se alguém teve muito sucesso na vida.

    HÉSTIA

    Embora Héstia tenha aparecido em algumas histórias, ela não era muito significativa na mitologia grega. Ela era irmã de Deméter, Hades, Poseidon, Hera e Zeus. Héstia foi completamente omitida nas obras de Homero, autor da Ilíada e da Odisséia.

    CHRONOS

    Chronos tentou comer seus próprio filhos, como por exemplo, Zeus, Poseidon, Hades entre outros. Estes se tornariam, mais tarde, deuses olímpicos.

    MORPHEUS

    Um dos deuses menos conhecidos, Morpheus, é o deus do sono e dos sonhos. Enquanto você dorme, ele entrará em sua paisagem de sonho na forma de um humano. Portanto, enquanto você estiver dormindo, não perceberá que Morfeu está presente.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE OS DEUSES GREGOS

    A mitologia grega é conhecida por uma vasta e complexa rede de histórias, mitos e lendas pertencentes à religião da Grécia Antiga. Elas continuaram a fazer parte da cultura ocidental até nossos dias de hoje. Como por meio de um conjunto de textos literários, filosóficos e religiosos, estátuas, vasos e cerâmicas pintadas.

    Essas histórias foram inicialmente transmitidas oralmente de geração em geração. Mas, posteriormente, foram coletadas em textos de natureza poética que hoje conhecemos como literatura grega antiga.

    O seu estudo é um assunto de interesse para várias disciplinas, desde literatura e filosofia , à história, antropologia e psicanálise. Por isso te convidamos a fazer o nosso curso de psicanalise clinica, para aprimorar o seu conhecimento e saber mais sobre os Deuses Gregos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *