o que é viés de sobrevivência em Psicologia

O que é Viés de Sobrevivência em Psicologia?

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados

O viés de sobrevivência é um viés que ocorre na coleta de dados quando os dados são excluídos da análise porque não existem mais hoje.

Esse viés surge em uma ampla variedade de contextos em que nos concentramos apenas nos dados “sobreviventes”. Um exemplo disso é visto quando as empresas pesquisam seus clientes sobre um de seus produtos. Mas eles deixam seus não clientes no esquecimento, que neste caso seriam os “não sobreviventes”.

Nesse caso, tirar conclusões desse estudo seria errado. Uma vez que os resultados seriam tendenciosos apenas para a população “sobrevivente”. E não seriam resultados representativos.

Viés de sobrevivência na prática

Um exemplo claro desse viés pode ser visto no estudo de resultados de fundos de investimento. Onde a maioria dos bancos de dados inclui apenas os fundos que existem hoje. Sem levar em conta os fundos que existiam no passado.

A razão pela qual eles não existem hoje é porque seu desempenho tem sido pior do que o dos “sobreviventes”. Ou mesmo vários fundos foram fundidos em um. Portanto, a análise está sendo feita sobre os fundos com melhores resultados. E esse viés tende a superestimar o desempenho da amostra desses fundos.

O principal problema com isso não é mais apenas essa superestimação do desempenho dos fundos. Em vez disso, a amostra selecionada não seria uma amostra aleatória da população total. E, portanto, os resultados do estudo podem não ser representativos da população. Isso no final é o que procuramos ao selecionar uma amostra aleatória da população.

Solução para o viés de sobrevivência

Vamos imaginar que queremos selecionar um fundo de investimento para investir, com base em seu comportamento anterior. Para evitar esse viés de sobrevivência e otimizar essa seleção, devemos realizar as seguintes etapas:

  • Escolha o horizonte de tempo com o qual planejamos trabalhar. Por exemplo, dez, quinze ou vinte anos de história.
  • Pegue todos os fundos existentes desde o início do horizonte de tempo, existindo ou não hoje.
  • A partir daí, selecione a amostra daquela população para o estudo do comportamento.

A ideia disso, no final das contas, é obter aquela amostra aleatória da população. E a partir daí, as conclusões obtidas, se pudessem ser representativas daquela população.

Viés de sobrevivência em marketing: por que não existem fórmulas universais

O mesmo fenômeno se repete a cada temporada: novos livros são lançados que contam e analisam como empresas, atletas e artistas chegaram ao estrelato, como se fossem manuais de sucesso.

O sucesso nesses casos, entretanto, geralmente é obtido por aqueles que vendem os livros, porque a maioria dos leitores falha apesar de terem implementado em detalhes as metodologias de sucesso de Steve Jobs, Dirk Nowitzki ou Lady Gaga. Por que eles não conseguem?

As próprias fórmulas para o sucesso são falhas. Os autores deste tipo de livro estão sob a influência do chamado viés de sobrevivência.Ao contabilizar apenas a vida de pessoas que alcançaram seus objetivos, estão distorcendo a análise, pois também existem muitas empresas, atletas e artistas que o fizeram. aplicou os mesmos segredos do sucesso , mas em vão.

Viés de sobrevivência: exemplos de economia, finanças e medicina

Não é necessário voltar a Segunda Guerra Mundial para encontrar exemplos de como nossa visão dos eventos é distorcida quando nos concentramos nos sucessos.

As empresas de investimento removem regularmente os investimentos fracassados de seu catálogo, para que não influenciem o balanço patrimonial do todo. Assim, à primeira vista, o desempenho parece aos investidores muito melhor do que realmente é, ou seja, muito melhor do que se incluíssem também os fundos que causaram perdas.

Leia Também:  O que é complexo pessoal de acordo com Freud?

As startups de investidores são regularmente vítimas do viés do survivor, em parte porque a mídia especializada fala de milhões em lucros a cada mês no setor. Você já quer investir no novo Google, Amazon ou Apple? Pense duas vezes: a maioria das startups falham.

saiba mais…

Além do mais, nove entre dez startups desaparecem no quarto ano de vida , mas ninguém fala sobre startups fracassadas . O risco de perder dinheiro no mundo das startups é alto, mesmo que as notícias pareçam dizer o contrário.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Na medicina , o viés do sobrevivente desempenha um papel muito importante na estimativa das taxas de sobrevivência , por exemplo, de pacientes com câncer. Se os pacientes morrem logo após serem diagnosticados, seus casos muitas vezes não são incluídos nas amostras de pacientes.

    Como identificar ativamente o viés de sobrevivência

    O viés de sobrevivência é uma distorção cognitiva que deve sempre ser levada em consideração nas estratégias de marketing. Seja olhando para marcas conhecidas ou os próprios dados, o viés de sobrevivência pode atrapalhar a capacidade de avaliação das empresas.

    Felizmente, porém, não é uma frase inevitável nem faz com que estudos e análises percam a validade.

    Uma vez que o viés de sobrevivência é levado em consideração nas estratégias de marketing, seu efeito pode ser evitado das seguintes formas:

    • Questione os testemunhos de sucesso. Pode-se dizer que existe uma relação causal? É antes uma exceção? Qual a probabilidade de o mesmo resultado ocorrer se a metodologia for copiada?
    • Expanda suas observações. Verifique desde o início se seus testes A / B, pesquisas e coletas de dados não incluem apenas sobreviventes , mas todos os casos para os quais você possui dados.
    • Pergunte-se com mais frequência por que? Muitos profissionais de marketing tendem a se concentrar em como: como os outros fizeram isso? Como podemos atingir nossos objetivos? Analisar tanto seus próprios resultados quanto os dos outros é uma maneira muito melhor de se aproximar de seus objetivos do que copiar superficialmente fórmulas supostamente infalíveis.

    Por que o viés de sobrevivência nos influencia?

    O cérebro humano está configurado, por razões evolutivas, para identificar variações ou exceções. É por isso que somos fascinados pelas histórias de pessoas que subiram do nível mais baixo ao mais alto, e nos lembramos de informações sobre sucessos melhor do que sobre fracassos. Afinal, a maioria de nós não faz parte da elite vencedora.

    Como as histórias de sucesso vendem muito bem, a mídia enche as plataformas de notícias desse tipo e assim reforça nossa tendência de lembrar principalmente as histórias que terminam em triunfos.

    Além disso, focar em histórias positivas traz uma sensação de controle . Queremos acreditar que existem receitas para o sucesso.

    Considerações finais

    Reconhecer o efeito do viés de sobrevivência significa estar dolorosamente ciente de que as fórmulas universais provavelmente não existem, mas que a sorte, o acaso e os fatores individuais desempenham um papel decisivo nos resultados.

    Mergulhe em outras histórias que são importantes para a nossa sociedade como viés de sobrevivência se inscrevendo em nosso curso online de psicanálise clínica. É uma ótima oportunidade para você expandir seus conhecimentos ou promover sua profissão.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    9 + 2 =