O Dia da Terra tem sido um dos assuntos de maior urgência nas pautas globais. Por isso, confira o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Dia da Terra: quando ocorre e o que simboliza

Posted on Posted in Comportamento

Nunca se falou tanto sobre proteger o meio ambiente. Por isso, o Dia da Terra tem sido um dos assuntos de maior urgência nas pautas globais. Portanto, cuidar do nosso lar maior, além de ser uma questão de sobrevivência, é uma questão de bem-estar.

Ademais, cuidar do nosso planeta é uma extensão de cuidar de nós mesmos. Pois, a nossa existência depende das florestas e mares. Assim como da sobrevivência de todos os seres que habitam a Terra.

Desse modo, cada um de nós, seres vivos – não só humanos –, tem um papel a cumprir para garantir a manutenção e conservação do planeta em que vivemos. E você é muito mais importante para esse projeto do que imagina!

22 de abril dia da terra: por que surgiu o Dia Mundial da Terra?

O Dia do planeta Terra marca um momento de reflexão obrigatória para repensarmos nossos hábitos de consumo e de estilo de vida. Ainda, para refletir sobre que tipo de planeta deixaremos para as futuras gerações.

Iss porque, nunca na História da Humanidade, o ser humano gerou tanto impacto negativo para o meio ambiente como nos últimos séculos. Ou seja, desde o surgimento das máquinas e dos meios de transporte.

Por isso, a data surgiu em 22 de abril de 1970. Então, esta foi uma maneira que um senador estadunidense encontrou para chamar a atenção para os problemas ambientais.

Quando e como celebrar?

A partir dos protestos do senador Gaylord Nelson em 1970, o Dia da Terra é celebrado em 22 de abril, todos os anos, no mundo todo. Assim, a data permaneceu como um convite para que façamos uma reflexão profunda sobre o impacto que nossas ações têm para o meio ambiente.

Nesse sentido, uma das formas de celebrar esse dia é manter as ruas limpas, descartar lixo nos locais corretos e investir em recicláveis. Mas, indo além, podemos celebrar com uma reflexão sobre o que estamos fazendo para preservar e cuidar do meio ambiente.

Nesse dia, há também um incentivo para que a população pratique algumas ações. Sendo elas como usar menos água, reduzir o consumo de energia elétrica, recolher os lixos das praias e das ruas e incentivar o envolvimento das crianças com o meio ambiente.

Ações pelo meio ambiente

Celebrar o Dia da Terra vai além de apenas lembrar do dia 22 de abril. Pois, precisa ser uma prática diária de inovação nos hábitos e no nosso perfil de consumo.

Dessa forma, ajudar o meio ambiente é buscar ações inovadoras e fazer escolhas conscientes. Isso significa pensar pelo futuro e no mundo que estamos deixando para as próximas gerações.

Além disso, devemos despertar a nossa consciência ambiental. Afinal, cuidar da natureza é um problema de todos, e não só de alguns.

Leia Também:  Menopausa: 3 aspectos psicológicos nessa fase

Dia da Terra: 8 dicas para ajudar

Listamos abaixo 8 dicas de como você pode ajudar a melhorar as relações humanas e proteger o meio ambiente. Confira!

1. Recicle

Busque comprar produtos que possam ser reciclados e/ou tenha o hábito de separar seu lixo. Na maior parte dos lugares há a coleta seletiva ou postos de coleta onde você pode levar os resíduos.

2. Invista em produtos “cruelty free”

Estes são os famosos “não testados em animais”. Muitos são de origem vegana, livre de componentes que prejudicam a natureza e nossa saúde, como o plástico, por exemplo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    3. Incentive a educação ambiental

    Apoiar a educação ambiental é uma forma de educar adultos e crianças sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Ademais, quais os impactos que nossas ações e consumo têm para a natureza.

    4. Apoie o turismo ecológico

    O turismo ecológico é uma das melhores formas de aprender sobre o meio ambiente e sobre nosso impacto nele.

    5. Invista em produtos que gastam pouca energia

    Além disso, reveja o seu consumo de água. Além de ser bom para a natureza, é bom para o seu bolso também.

    6. Cobre os governantes

    Os políticos são representantes dos nossos interesses. Por isso, é importante que a população esteja envolvida nas decisões tomadas. Em especial, as de impacto ambiental.

    7. Busque reduzir o plástico

    O plástico assumiu o papel de maior vilão na luta pela conservação ambiental. Assim, procure por produtos livres ou com a menor quantidade possível de plástico em sua composição ou em suas embalagens.

    8. Plante árvores e colabore com o Dia da Terra

    Incentive sua comunidade a cuidar de parques e a plantar árvores. Além de oferecer sombra, as árvores ajudam a regular a temperatura atmosférica e na conservação de espécies animais.

    Cuidar do planeta também é cuidar de você

    O Dia da Terra deve ser também um momento de reflexão sobre quem você é e o impacto que sua vida tem para o planeta. Sendo assim, será que seus hábitos estão construindo um mundo melhor?

    Contudo, nem sempre estamos cientes da marca que deixamos. Mas saiba que não precisamos fazer nada visível: só de inspirar uma pessoa a ser melhor já estamos deixando a nossa marca.

    De pouco adianta agirmos por uma causa se não temos conhecimento dela ou se não estamos bem com nós mesmos. Por isso o Dia da Terra é tão importante. Pois, é um convite para dar uma pausa na rotina e refletir.

    Metas globais

    Celebrar o meio ambiente é uma das diretrizes que guiam as metas globais da ONU para 2030. E não só isso: saúde e bem-estar estão entre essas metas, também. Ou seja, como dito antes, cuidar do planeta também é cuidar de você.

    Nesse sentido, as metas da ONU, conhecidas como Agenda 2030, são uma forma de chamar a atenção para a necessidade de cuidarmos do planeta e das pessoas. Afinal, somos parte desse enorme ecossistema e, longe de sermos insignificantes, cada um tem um papel profundo a cumprir!

    Dessa forma, cuidando de si e de sua comunidade primeiro, cada cidadão é convidado a desempenhar um papel maior na conservação ambiental.

    Conclusão sobre o Dia da Terra

    Estar bem com nós mesmos é o primeiro passo para transformar o meio ambiente e cuidar da Terra. Afinal, quando estamos bem, a casa fica linda e em ordem, não é mesmo? E é exatamente por isso que devemos nos preocupar: o planeta Terra é nossa única casa.

    Leia Também:  O que é controle emocional? 5 dicas para alcançar

    Desse modo, celebrar o Dia da Terra é importante e deve ser comemorado. Na verdade, todos os dias e não apenas em abril. Assim, são as nossas pequenas ações diárias que fazem de nós uma peça-chave para o equilíbrio do planeta.

    Você já parou para pensar que suas ações podem inspirar alguém e iniciar uma corrente do bem? Portanto, cuide de você, cuide do próximo e cuide do seu planeta.

    Entenda mais sobre o Dia da Terra

    Você pode saber mais sobre o assunto e entender como ser um agente de mudança indo além de celebrar o Dia da Terra. Por isso, acesse nosso site e conheça nosso curso de Psicanálise! Nossas aulas são 100% online e temos certeza de que você irá adorar se aprofundar e praticar a mudança o quanto antes!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *