dicionário

Dicionário: os 10 melhores dicionários online grátis

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

O dicionário é uma ferramenta básica que serve para todo o mundo, certo? Isso porque todos nós, independente da profissão, usamos a linguagem para nos comunicar. Por isso, ter um dicionário sempre à mão é essencial. Assim, neste artigo indicaremos os 10 melhores dicionários online gratuitos. Não perca!

Por que usar um dicionário online?

Durante a correria do dia a dia é muito comum ter dúvidas sobre a nossa língua. Afinal, quem nunca esqueceu o significado de uma palavra? Ou ainda, esqueceu como se escreve um determinado termo? Nesse sentido, ter um dicionário de fácil acesso é essencial para nos salvar nos momentos de apuro.

Não é à toa que a credibilidade de muitos profissionais fica manchada se acontece algum equívoco na linguagem. Porém, nossa proposta não visa a obrigatoriedade de decorar toda a gramática da língua portuguesa. Ainda, muito menos saber de cor todos os modos e tempos verbais.

Nesse sentido, o “falar bem” não significa falar difícil. Tal aspecto linguístico corresponde à necessidade de se fazer entender. Ou seja, não adianta usar palavras rebuscadas se a sua mensagem não está clara para quem ouve ou lê. Portanto, é importante que a sua linguagem seja compreendida por todos. Assim, o uso do dicionário é para ajudar na melhor comunicação entre quem fala/escreve com quem escuta/lê.

5 dicionários online para você consultar

1. Michaelis – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

O dicionário Michaelis é de fácil acesso e foi produzido pela Editora Melhoramentos. Seu diferencial é a valorização do português falado no Brasil.

Nesse sentido, o leitor brasileiro tem maior facilidade para compreender os termos e as variantes do nosso país. Além de trazer os significados das palavras, há também a seção de “Noções gramaticais”. Assim, é possível pesquisar também sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e outros aspectos linguísticos.

2. Dicio – Dicionário de Português Online

Além da função básica de consulta, esse dicionário apresenta as palavras mais pesquisadas, gerando curiosidade em quem acessa. Tratando das regras ortográficas, a plataforma sorteia uma palavra para você testar seus conhecimentos. Há também um caça-palavras interativo, tornando o ensino-aprendizagem mais dinâmico.

3. Caldas Aulete

O dicionário Caldas Aulete é produzido pela editora Lexikon. A plataforma online possui mais de 818 mil verbetes, definições e locuções.

Como está em crescimento infinito, o dicionário tem uma atualização permanente. Isso garante que as variações da língua portuguesa estejam sempre atualizadas. Uma curiosidade interessante é a palavra do dia, em que a palavra coincide com alguma data ou comemoração importante.

4. Dicionário Priberam

Este dicionário junta a variação do português brasileiro com o português europeu. Por isso, a plataforma possui mais de 133 mil entradas lexicais, locuções e fraseologias. Para atender às demandas tecnológicas, a interface deste dicionário se adapta aos desktops, tablets e smartphones. O diferencial da plataforma é que há um espaço para os usuários deixarem suas dúvidas linguísticas para que outras pessoas respondam.

Leia Também:  Violência contra a mulher para a Psicanálise

5. Houaiss

O dicionário Houaiss está associado ao portal Uol, assim, há possibilidade de fazer uma assinatura para aproveitar todos os recursos disponíveis. Porém, na versão gratuita o usuário pode consultar a conjugação em todos os tempos verbais, questões relacionadas ao gênero, número, origem e datação das palavras. Ainda, os termos plurais, femininos, aumentativos e diminutivos.

Outros 5 dicionários que você precisa conhecer

6. Dicionário Aurélio

O clássico Dicionário Aurélio Buarque de Holanda tem a sua versão online disponível para aplicativo. Os usuários podem fazer o download para os sistemas Android e iOS. Porém, a versão gratuita só dá direito a cinquenta buscas. Para ter acesso ilimitado, é preciso pagar uma assinatura mensal.

7. Dicionário de Sinônimos

O dicionário de sinônimos é ideal para as pessoas que precisam entregar trabalhos na faculdade. Ainda, para as pessoas que trabalham com escrita é fundamental. Um dicionário de sinônimos ajuda a deixar os textos menos repetitivos. Ou seja, utilizando palavras diferentes, mas que têm o mesmo significado. Nesse sentido, também pode ser utilizado para o entendimento de palavras de difícil compreensão.

8. Dicionário de Antônimos

Este dicionário é ideal para entender os significados contrários das palavras. Mais do que apresentar os pares contrários, como frio e quente, o dicionário de antônimos também mostra a construção dos termos. Logo, é possível entender as ideias propostas nos diferentes textos e discursos que temos acesso. Assim, a interpretação e a compreensão dos textos na esfera digital, por exemplo, se tornam cada vez mais aprofundadas e críticas.

9. Dicionário Google

Para as pessoas que usam o navegador Google, é possível baixar a extensão do dicionário no Chrome. Dessa maneira, além de apresentar os significados das palavras, este dicionário também traduz os termos de outros idiomas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Após baixar a extensão, basta clicar duas vezes sobre o termo em questão para ver o seu significado. Desse modo, a sua pesquisa se torna mais rápida e prática, em vez de abrir uma nova página enquanto estiver trabalhando ou estudando.

    10. Léxico

    O dicionário Léxico pode ser usado mais como auxiliar. Isso porque seu foco é o português europeu. Assim, a consulta pode ser utilizada para a conferência de termos específicos. Ainda, é ideal para quem vai viajar ou mora em Portugal.

    Ademais, esse dicionário cai bem para quem quer conhecer países africanos que têm o português como língua oficial. São eles: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

    A importância da palavra

    A linguagem é a principal forma de comunicação. Pense, se cada um falasse uma língua, ou um código próprio para se comunicar: a sociedade não sobreviveria. Somente os seres humanos têm a capacidade da linguagem. Isso porque a linguagem depende da interação entre as pessoas.

    Ou seja, precisamos compartilhar dos mesmos códigos para a nossa própria sobrevivência no planeta. Por isso, a palavra, oral ou verbal, é essencial. É por meio dela que nos organizamos em sociedade. Ainda, é por meio da palavra que expressamos os nossos pensamentos e sentimentos. Nesse sentido, a palavra é o que dá concretude às nossas aflições, nossos sonhos e desejos.

    Mesmo porque, a fala depende da ação conjunta das funções cognitiva e psicológica. Por isso, as pessoas que passam por alguma experiência traumática podem perder a capacidade de se expressar de forma oral. Então, elas perdem a capacidade da linguagem e interação com os outros. Nesse sentido, pessoas com traumas de guerra e/ou violência sexual tendem também a viver isoladas.

    Leia Também:  A psicanálise nos filmes de Woody Allen

    Considerações finais sobre dicionário

    Nesse artigo, apresentamos a importância do uso do dicionário. Como a linguagem e as palavras refletem os pensamentos, faça nosso curso online de psicanálise clínica. Dessa maneira, você compreenderá melhor as raízes psicológicas dos seus sentimentos. Ademais, se você atua na área, aprenderá a interpretar as palavras e ações dos seus pacientes.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *