dinâmicas de grupo sobre a importância da família

Três Dinâmicas de Grupo sobre a importância da família

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

O relacionamento familiar é um dos pilares fundamentais para a construção sistêmica do ser humano. Entretanto, as falhas no caminho podem comprometer esse contato, levando um ou mais membros da família a um distanciamento pessoal nos relacionamentos. Tendo isso em vista, no artigo de hoje, vamos explicar o que são dinâmicas de grupo sobre a importância da família e dar três exemplos práticos de como realizá-las.

Sobre o relacionamento familiar

A família pode ser compreendida como o lugar em que ocorre o aprendizado primário de como um indivíduo pode se preparar para o mundo lá fora. Por meio dela, construímos as diretrizes que precisamos para moldar nossos princípios e valores diante do meio social. Entretanto, o que acontece quando essa criação e o contato não é feito de modo adequado?

Graças a problemas nas famílias, muitos relacionamentos familiares se tornam amostras nocivas de afeto construído inadequadamente. Assim, a pessoa que nasce nesse ambiente já conhece a sociedade como algo negativo. Vem dos pais a emissão de diretrizes que prejudicam o crescimento dos mais novos, tornando-os indivíduos despreparados. Do lado dos filhos, há uma quebra abrupta e violenta, gerando desrespeito e repudia quanto ao contato com os pais.

Por esse motivo, as dinâmicas de grupo sobre a importância da família são vitais para reconstruir a visão que as pessoas têm sobre o que é ter uma família. Através delas, a família pode reconquistar um equilíbrio dentro do campo familiar. Falando de forma simplificada, as dinâmicas são exercícios de como viver bem contando com o apoio, comunhão e entendimento de cada parente.

Em que momento elas podem ser utilizadas

Antes de seguirmos com a discussão, é preciso ter em mente que devemos abandonar uma postura mais reativa no que diz respeito aos nossos problemas. Tocamos neste ponto porque é comum somente agirmos quando os problemas atingem uma escala grandiosa em nossas vidas. Da mesma forma, as dinâmicas de grupo sobre a importância da família devem ser aplicadas assim que possível.

Se você é muito sensível, quando notar que os laços familiares estão se desfazendo, recorra ao uso da dinâmicas. Além de conseguir identificar mais facilmente o problema, elas ajudarão na reconstrução dos laços da família. Sem contar que, embora leve mais tempo, esses exercícios podem ajudar em casos mais complexos e que merecem uma atenção especial.

Ademais, as dinâmicas podem ser utilizadas de forma preventiva, mesmo que os participantes não tenham problemas aparentes. Neste caso, se mostrarão como exercícios para o aprimoramento das relações familiares, tornando os indivíduos mais resilientes aos problemas. Nas crianças, principalmente, se trata de um brincar que também é aprendizado.

Dinâmica 1: Teia familiar

A teia familiar é uma das dinâmicas de grupo sobre a importância da família mais integradas que existem. O propósito aqui é unir a família, de maneira que os relacionamentos sejam lapidados continuamente. Independente das relações mantidas, a família sempre estará ligada, de um jeito ou de outro.

O jogo consiste e dispor os participantes em um círculo dentro de uma sala ampla com um rolo de barbante. Quem segura o rolo precisa dizer o significado de família, segurar a linha, mas jogar o rolo para outra pessoa. Quem receber o barbante também deve dizer o que significa família, segurar a linha do barbante e jogar o rolo para outro.

Ao fim das apresentações, será possível ver o desenho de teia formado e as conexões estabelecidas durante o jogo. Nisso, um dos participantes deve incrementar o que disse anteriormente, mas ligando o sentido de família a essa teia. Em suma, todos estão ligados por ela e ajudam a se sustentar.

Leia Também:  O que é Psicologia? Conceito e principais métodos

Dinâmica 2: Unidos somos mais fortes

Apesar de parecer bobo, o ditado “A união faz a força” traz consigo uma mensagem importante e necessária para os relacionamentos. Por conta disso, uma das dinâmicas de grupo sobre a importância da família trabalha essa lição aos jogadores. Tudo o que eles vão precisar para a atividade são varetas.

Distribua varetas entre os participantes, pedindo para que as partam no meio e depois juntem as metades. E seguida, peça para quebrarem esses dois pedaços juntos ao meio novamente, assim sucessivamente até que não consigam mais. Pouco a pouco notarão que fica mais difícil quebrar os pedaços da madeira quando unidos.

No fim, a ideia que fica é que quanto mais a família estiver junta, menos fácil será quebrá-la. Em vez de andarem separados e se tornando alvos fáceis, devem andar juntos para que se apoiem e vençam obstáculos.

Dinâmica 3: Aperfeiçoando a comunicação

A comunicação é um dos objetos recorrentes trabalhados nas dinâmicas de grupo sobre a importância da família. Neste jogo, os participantes entenderão melhor quais palavras escolher para que possam construir uma ótima comunicação entre si. Tudo o que vão precisar é de folhas de papel ofício, ou A4, canetas e frases digitadas.

A execução da dinâmica segue os seguintes passos:

  1. Peça que os participantes façam duplas, entregando meia folha de papel e caneta para cada uma. Aqui escreverão frases que sempre ouvem entre si e que julgam ofensivas ou incômodas;
  2. Em seguida, façam com que escolham entre as frases escritas a mais chocante. Depois, peça para que cada um encontre uma maneira mais cordial de dizer aquela frase;
  3. Após ler a frase original e a transformada, a dupla comentará o que descobriu por meio da comparação. É uma reflexão sobre como dizer a mesma coisa de maneiras diferentes e os sentimentos envolvidos nisso;
  4. Nisso, cada um precisa se expressar a respeito do cuidado ao falar, da harmonia e do diálogo entre as partes. Por meio disso, os envolvidos poderão se conhecer melhor, expressando adequadamente suas opiniões no ato de verbalizá-las.

Sugestões de frases construtivas para serem refletidas no trato da comunicação familiar

  • Não troque as páginas sociais pelo diálogo familiar;
  • Não durmam brigados;
  • Evitar jogar os erros do passado nas discussões;
  • Quando for chamar a atenção de alguém, faça isso com respeito;
  • Quando errar, aprenda a pedir desculpas;
  • Sempre procure a verdade em vez das mentiras;
  • Se possível, dê uma palavra positiva aos outros uma vez ao dia;
  • Seja cordial com sua família.

Benefícios

Os resultados com as dinâmicas de grupo sobre a importância da família são maravilhosamente positivos. As pessoas envolvidas podem se encontrar mais facilmente e gerar fluxos de relacionamento construtivos a todos. Isso vai acabar alimentando:


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Confiança

Este é um pilar sensível dentro de qualquer família, especialmente naquelas que a comunicação é mal construída. Durante as dinâmicas, os indivíduos dependerão diretamente do outro para que consigam sucesso na execução das tarefas. Nisso, a confiança vai sendo alimentada gradualmente, sendo reforçada pelo trabalho cooperativo.

Afeto

Algumas dinâmicas trabalham de forma exclusiva o afeto, mas isso não impede que outras alcancem esse quesito tão fundamental também. O espaço vai permitir que a família se sinta mais disposta a demonstrar carinho e respeito pelos demais. Por exemplo, isso pode vir nas dinâmicas onde cada um precisa ressaltar uma qualidade no outro.

Leia Também:  Empatia: conceito e 7 atitudes para desenvolver

Empatia

Cada pessoa alcançará mais facilmente a outra porque compreende a natureza do semelhante. A empatia surge na compreensão dos problemas enfrentados e como eles têm afetado a saúde e a vida do outro. Com isso, os laços ficam mais fortalecidos, já que a disposição para ajudar aumenta também.

Ideias gerais

O trabalho com as dinâmicas de grupo sobre a importância da família não visa o esquecimento do que está “quebrado”. Um dos princípios das atividades é revitalizar algo que já existia, e não substituir. Então, o que se consegue após os trabalhos é o recondicionamento de uma relação que se encaminhou por vias destrutivas.

Por conta disso, muitas pessoas encontram um misto de conforto e estranheza com os resultados. Era algo que sempre estava ali, mas que nenhuma delas conseguia enxergar por si só. Por conta disso, as dinâmicas ajudam na reconexão desses laços sob novas perspectivas de relacionamento.

Além disso, é preciso a disposição de todos para que as atividades possam dar certo. Deixamos claro que não se tratam de testes ou avaliações constrangedoras em família. De modo simples, lembram atividades recreativas que poderíamos ter praticado na infância ou com os filhos, embora estas sejam educacionais.

Considerações finais sobre dinâmicas de grupo sobre a importância da família

As dinâmicas de grupo sobre a importância da família são exercícios comportamentais para ajudá-la a se reestruturar. O propósito é que os participantes possam enxergar as falhas envolvendo a trama familiar e se mostrem ativos na construção desse sistema.

Ao fim, a família se mostrará mais disposta a trabalhar em conjunto e vencer os obstáculos sobre essa relação. Mostrarão o melhor de si, bem como a vontade de reparar seus erros e melhorar com eles.

Outro modo de ajudar o campo familiar a se desenvolver é com o nosso curso totalmente EAD de Psicanálise Clínica. A proposta dele é fazer com que revisite seus laços, compreendendo o que afeta vocês usando um autoconhecimento bem construído. Dessa forma, será possível ressignificar esse contato. As dinâmicas de grupo sobre a importância da família terão resultados melhores com a Psicanálise como apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 2 =