síndrome que paralisa o corpo

Doença que paralisa o corpo: 7 mais conhecidas

A paralisia é uma condição na qual a pessoa perde parcial ou totalmente a capacidade de controlar seus músculos. É um dos problemas de saúde mais severos, pois impede ou limita a mobilidade de uma pessoa. Existem diversas doenças que podem causar paralisia e, neste texto, vamos abordar algumas delas. Portanto, se você precisa de informações sobre alguma doença que paralisa o corpo, leia até o final.

O que é paralisia muscular?

Primeiramente, entenda como funcionam os nossos músculos. Eles são um tecido essencial do corpo humano, formado por fibras entrelaçadas. Nesse sentido, essas fibras possuem a capacidade de contrair e relaxar.

Nesse sentido, elas permitem que realizemos movimentos com outras estruturas do corpo, como ossos, tendões e articulações. Ou seja, sem os músculos, seria impossível executar qualquer movimento.

Então, a paralisia muscular ocorre quando determinado grupo muscular não se contrai para que o movimento normal do corpo ocorra. Assim, a pessoa não é capaz de controlar adequadamente os seus músculos, em resultado, possui perda total ou parcial de seus movimentos.

No geral, esta condição está atrela a alguma doença que paralisa o corpo e requer um tratamento de saúde adequado. Normalmente, esta condição é um dos sintomas para o mau funcionamento do sistema neurológico e muscular.

Doença que paralisa o corpo lista

Desse modo, é importante frisar que existem vários tipos de paralisia muscular, desde a permanente até a temporária. Dentre as doenças que paralisam o corpo, as principais são:

1. ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica;
  2. AVC – Acidente Vascular Cerebral;
  3. Botulismo;
  4. Miastenia;
  5. Síndrome de Guillain-Barré;
  6. Poliomielite;
  7. Neuropatia periférica.

1. ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que provoca paralisia motora progressiva, irreversível e limitante. Em 10% dos casos, é causada por um defeito genético, enquanto a causa dos outros 90% ainda é desconhecida.

Em casos de ELA, os neurônios começam a perder sua capacidade de enviar sinais aos músculos. Como resultado, os músculos perdem força e começam a ter contrações involuntárias, comprometendo a movimentação dos braços, pernas e corpo.

Ainda, nos casos de ELA, a condição tende a se agravar gradualmente, até que os músculos do peito não consigam mais realizar o trabalho necessário, até mesmo para a respiração. Dentre os principais sintomas desta doença que paralisa o corpo, estão:

• atrofia muscular localizada;
  • ausência de dor;
  • tremores musculares;
  • perda de sensibilidade.

2. AVC – Acidente Vascular Cerebral

Um AVC acontece quando há uma interrupção na circulação sanguínea para o cérebro. Assim dessa interrupção pode ser causado por um bloqueio ou um rompimento dos vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro, resultando na paralisia da área cerebral afetada.

Nesse sentido, existem vários fatores de risco que podem contribuir para o fluxo sanguíneo inadequado, aumentando o risco de um AVC. Como, por exemplo:

• hipertensão;
  • tabagismo e consumo de álcool;
  • colesterol alto;
  • histórico familiar de doenças cardiovasculares;
  • sobrepeso e obesidade;
  • sedentarismo;
  • idade avançada.

Em consequência dos danos cerebrais causados pelo AVC, pode resultar em:

• diminuição ou perda súbita da força na face, ou membros de um lado do corpo;
  • alteração repentina da sensibilidade;
  • dores de cabeça súbitas;
  • perda de visão;
  • alteração na fala;
  • desequilíbrio corporal, com náuseas e vômitos.

3. Qual o nome da doença que paralisa o corpo em razão de uma bactéria? Botulismo

A bactéria Clostridium botulinum produz uma potente toxina que causa o botulismo, uma doença rara e não contagiosa que afeta o controle motor. Esta condição pode entrar no organismo por meio de machucados, ou ainda pela ingestão de alimentos contaminados.

O botulismo é uma doença que, se não tratada, pode levar à insuficiência respiratória, a principal causa de morte relacionada à doença. Além disso, as toxinas do botulismo são consideradas as mais tóxicas e letais de todas as conhecidas na medicina.

4. Doença rara que paralisa o corpo: Miastenia

Em suma, a Miastenia é uma condição neuromuscular que interrompe o fluxo de informações entre os nervos e os músculos, o que resulta em fraqueza muscular. Desse modo, essa doença que paralisa o corpo impede que a pessoa realize seus movimentos de forma voluntária.

A Miastenia, é uma doença rara e autoimune que afeta principalmente pessoas entre 30 e 60 anos, com maior prevalência em mulheres. É caracterizada por uma junção do nervo com o músculo que foi atacada erroneamente pelo sistema imunológico, resultando em sintomas variados e difíceis de diagnosticar. Dentre os principais sintomas estão:

• pálpebras caídas;
    • dificuldade na fala, de mastigar ou engolir;
    • fraqueza nos músculos dos membros inferiores e superiores;
    • fadiga extrema;
    • visão dupla.

5. Doença que vai paralisando o corpo: Síndrome de Guillain-Barré

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença que paralisa o corpo, é autoimune e inflamatória dos nervos e suas porções próximas à medula espinhal. Dentre os principais sintomas são caracterizados por uma fraqueza muscular progressiva, formigamento e até mesmo paralisia, podendo levar a uma insuficiência respiratória grave.