doenças mais comuns

Doenças psicossomáticas: o que são, lista das 40 mais comuns

Quem ouviu, certamente já se perguntou: o que é doença psicossomática? As doenças psicossomáticas são caracterizadas por sintomas físicos que afetam um órgão ou sistema fisiológico e cujas causas são principalmente emocionais.

Um trauma psicológico (morte, divórcio, separação, acidente, perda de emprego, etc) pode fazer com que nossas defesas naturais caiam repentinamente e causar doenças.

Existe uma ligação real entre o sistema nervoso e o sistema imunológico, e as doenças psicossomáticas são a prova de que quando a mente sofre golpes fortes, o físico a faz sentir. Se o estímulo externo for breve, o corpo se recupera por conta própria. Se for ao contrário, as defesas imunológicas diminuem, o que então expõe o corpo a enfermidades.

Quais são os principais sintomas?

A primeira doença considerada de origem psicossomática foi a úlcera estomacal. Geralmente, os distúrbios gastrointestinais são as doenças psicossomáticas mais frequentes.

Também foi comprovado que as doenças da derme, se não estivessem associadas a uma doença ou a um vírus, teriam origem psicológica. A psoríase, verrugas, herpes, sudorese excessiva, rosácea, feridas, aftas aparecem quando frustrações e emoções.

Essas doenças também afetam as crianças: o bebê, incapaz de falar sobre seu desconforto, expressará sua angústia de outra forma com eczema, insônia, distúrbios do sono, vômitos, asma, entre outros. Estes sintomas não são, no entanto, sistematicamente sinais de um desequilíbrio psicológico da criança. A má condição psicológica também pode levar à perda da libido.

Evolução de doenças

A evolução de certos tipos de câncer pode ser atribuída a transtornos mentais. O estudioso americano Lawrence Le Shan determinou que a solidão brutal, o trauma emocional violento ou o estado psicológico sem esperança podem interferir na morbidade do câncer.

Bulimia, anorexia, alcoolismo, obesidade e doenças cardiovasculares ligadas ao consumo excessivo de certos alimentos gordurosos ou açucarados são os principais exemplos de desequilíbrios alimentares que também podem ocorrer após uma forte afetividade.

A hipertensão e as enxaquecas também são sintomas dessas doenças. Além disso, outros sintomas também podem ser sinal da doença psicossomática.

Quem é afetado?

As mulheres são mais afetadas por doenças psicossomáticas do que os homens. Estima-se que 38% das mulheres e 26% dos homens sejam afetados por uma doença desse tipo em algum momento da vida.

Notamos também que as pessoas afetadas são pessoas cujas necessidades essenciais não são satisfeitas (amor, carinho, relaxamento).

Como tratar doenças psicossomáticas?

O melhor caminho é tomar medicação adequada aos sintomas físicos. Seja por psicoterapias (de suporte, comportamentais, analíticas) que são essenciais para aliviar os sintomas.

Dessa forma, para ajudar a pessoa a sair da possível somatização de seu transtorno e para ensiná-la a enfrentar melhor as situações estressantes, ainda há a opção de terapias alternativas: homeopatia, fitoterapia, acupuntura, dietas, meditação, etc. O importante é que as emoções voltem a ser positivas.

Quem são os agressores e quais os meios de prevenção?

Nós distinguimos entre agressores físicos e mentais. As causas do estresse físico incluem: gasto físico intenso, luz, ruído, altas e baixas temperaturas, doenças e sofrimento, um estilo de vida pobre e uma dieta desequilibrada. Enquanto as tensões mentais são de origem profissional, familiar, social e pessoal.

Desenvolver o tempo de lazer, fazer exercícios de relaxamento, praticar esportes ou atividade física regular, comer uma dieta balanceada e dormir bem, são, portanto, meios eficazes de controlar o estresse e evitar o desenvolvimento de doenças psicossomáticas.

Lista com 40 doenças ou incômodos psicossomáticos

• dor e queimação no estômago, associado ou não à náuseas e vômitos;
  • constipação ou diarreia;
  • sensação de falta de ar. Além disso, pode ter dor torácica;
  • dores musculares e de cabeça;
  • aumento da pressão arterial;
  • aceleração dos batimentos cardíacos;
  • alterações na visão;
  • coceira, ardência ou formigamento;
  • queda excessiva de cabelo;
  • insônia;
  • dor ou dificuldade para urinar;
  • mudanças na libido;
  • dificuldade de engravidar. Além disso, podem ter alterações do ciclo menstrual;
  • enxaqueca;
  • síndrome do Intestino Irritado;
  • alergias alimentares, respiratórias ou de pele;
  • impotência sexual;
  • infertilidade;
  • anemia;
  • doenças respiratórias e do fígado;
  • asma;
  • problemas na bexiga;
  • bulimia;
  • câncer;
  • doenças do coração;
  • problemas digestivos, dentários, na garganta e na coluna;
  • dor nas costas, pescoço e nuca;
  • gastrite;
  • problemas no joelho e nas pernas;
  • obesidade.

Doenças psicossomáticas em resumo

No verdadeiro sentido, o termo “psicossomático” vem da junção de duas palavras de origem grega, psique, que significa alma, e soma, que significa corpo. Ou seja, é uma doença que tem origem na alma e no psicológico, mas também tem consequências físicas no corpo.

O surgimento de doenças psicossomáticas vem de um distúrbio mental que afeta o estado físico. Portanto, trata-se de doenças em que fatores emocionais, ansiedade, depressão ou choque (luto) podem afetar um órgão ou sistema fisiológico.

O paciente não percebe imediatamente que existe uma relação entre suas emoções e seu estado de saúde, mas pode entendê-la.

Quando o psíquico influencia o corpo

Todas as doenças têm um componente psicossomático. Nosso estado mental pode, de fato, causar ou piorar as manifestações de certas patologias, ou diminuir as defesas imunológicas em caso de infecção.

Quando o estresse afeta a saúde, é por meio de ações psicossomáticas. Outros problemas psicológicos como a ansiedade ou neurose, têm repercussões óbvias no estado de saúde das pessoas em causa. No entanto, não foi demonstrado que o efeito psicossomático pode, por si só, causar patologia física.

Doenças psicossomáticas e hipocondria

O hipocondríaco queixa-se (sinceramente) de problemas físicos e descreve dores e sintomas que não podem ser corroborados por exames laboratoriais ou de raio-x.

Por outro lado, quem sofre de uma doença psicossomática apresenta, na verdade, os distúrbios orgânicos correspondentes. Ao contrário do hipocondríaco, ele não sente prazer em estar doente, mas quer ser tratado.

Usando abordagens complementares

É porque as doenças têm um componente psíquico que as drogas também atuam por um efeito placebo. É também quando a dimensão psicossomática é maior que os medicamentos ditos “complementares”, como a homeopatia ou a acupuntura, têm maior eficácia, porque levam em conta o indivíduo como um todo e não apenas pelos sintomas.

Gestão de doenças psicossomáticas

O manejo de um transtorno psicossomático deve ser feito em dois níveis. Os distúrbios somáticos precisam ser tratados com medicamentos apropriados. A dimensão “psíquica” deve fazer com que o médico leve em consideração qualquer ansiedade, depressão mascarada, etc.

No entanto, o uso do termo “psicossomático” ainda dá margem a muitos mal-entendidos no consultório médico. Alguns médicos usam esta expressão no lugar do bom e velho “são os seus nervos”, como uma desculpa conveniente para quando não conseguem fazer um diagnóstico preciso para definir um problema.

Considerações finais

Os médicos que buscam sinceramente medir o papel das emoções no desencadeamento da doença muitas vezes são mal interpretados pelo paciente que apenas ouve “você não está realmente doente”.

Essas confusões em torno das palavras são lamentáveis, pois qualquer doença psicossomática que esteja na origem é muito real e deve ser curada como tal.

Gostou do artigo que escrevemos especialmente para você sobre doenças psicossomáticas? Se inscreva em nosso curso online de psicanálise clínica, é uma ótima oportunidade para aprimorar o seu conhecimento.

9 thoughts on “Doenças psicossomáticas: o que são, lista das 40 mais comuns

1. São dores reais e intensas que impossibilitam até nas atividades diárias.

2. Maria Teresinha Gaspar Lopes disse:

Excelente artigo; bem abrangente! A Medicina atual, fragmenta o individuo em partes, ate para melhor percepcao do órgão, mas esquecendo-se de ve-lo em sua totalidade.O Hipocondriaco é “uma criança necessitada de atencao”! É como encontrou a maneira de pedur Atencao; Amor e Cuidados!

3. David Ferreira da Silva disse:

Muito proveitoso o artigo, reforçando que de fato o sujeito sente dor e apresenta sintomas; e que uma abordagem psicoterapêutica e a reorganização material e comportamental são medidas muito importantes.
      Obrigado!

4. Excelente artigo. Bem explicado e é exatamente o que acontece comigo na maioria do texto…

5. Malam Dahaba disse:

Muito obrigado, consegui perceber relativamente a esse assunto.

6. CLEIDE PRATES DE SOUZA disse:

Parabéns! Todos artigos se vocês são excelente, pelos temas relevantes e a abordagem didática, não deixando dúvidas. obrigada!

7. Cristal Braga disse:

Eu tive fibromialgia e consegui vencer a síndrome que traz dores por todo o corpo, debilidade, fadiga, transtornos psíquicos, para mim ela é a histeria moderna. Consegui eliminar totalmente os sintomas e hoje estou saudável e escrevi um livro à respeito; ela tinha que entrar nessa lista.

1. Priscila+Moser disse:

Olá Cristal, concordo com a sua colocação, pois existem muitos casos de fibromialgia bem graves que impossibilitam inclusive a vida social/profissional das pessoas afetadas! Gostaria muito de ler o seu livro sobre o assunto, você tem ele em PDF para leitura?

2. Edenilza Basilio de Souza disse:

Cristal Braga, como você conseguiu? Muito obrigada!