significado de remorso em psicologia

Remorso: significado em Psicologia e no Dicionário

Posted on Posted in Comportamento, Terapias

Assim como tantas outras pessoas, provavelmente você não queria ter cometido alguns erros no seu passado. Lidar com a culpa pode ser difícil, mas não significa que devemos desistir de tentar por causa das nossas falhas. Saiba o que significa remorso e quais lições tirar desse sentimento.

O que é remorso?

Em suma, o significado de remorso diz respeito ao arrependimento de uma pessoa em relação aos erros cometidos. Ou seja, um indivíduo sente a culpa por sua falha, especialmente quando afeta a vida de outra pessoa. A consciência do indivíduo se encarrega de criar uma sensação de mal-estar e angústia para que ele entenda suas ações.

O indivíduo que trai sente remorso porque a sua consciência lhe diz que a confiança entre as pessoas foi quebrada. Embora todos nós possamos errar, esse fato não impede que muitos sintam-se culpados. Quanto mais o tempo passa, mais a tristeza por ter errado aumenta.

Existe dignidade em sentir remorso, algo que revela bastante a respeito do caráter de uma pessoa. Essa tristeza mais intensa e prolongada envolve um processo de aceitação e perdão ao passo que o tempo avança. Se você tem dúvida de como escrever a palavra entre remorso ou remorço, a primeira opção é a correta.

Origens

De acordo com alguns dicionários, a palavra remorso deriva do latim remorsus. Sendo um particípio passado de remordere, significa algo como “tornar a morder”. Logo, é quando uma pessoa relembra de uma parte difícil da sua vida e se tortura frequentemente com esse erro.

Já na etimologia da palavra nós podemos perceber como um sentimento pode ser agonizante e provocar vergonha. A sensação que uma pessoa tem por ter agido mal vem da sua consciência capaz de perceber as consequências da sua ação.

Consequências do remorso

Um indivíduo que sente remorso sabe muito bem o quanto essa sensação é angustiante. Além dela, outras impressões e sentimentos negativos costumam afetar o humor da pessoa, como:

  • Culpa

A responsabilidade por ter cometido algum erro faz uma pessoa se sentir bastante culpada. Essa culpa é crescente, de modo que a lembrança do erro sempre reapareça na mente do indivíduo.

  • Lamentação

Em seguida, vem a necessidade do indivíduo de demonstrar a dor que ele sente. Além da sua dor, vem o desejo de responsabilidade em relação as falhas que ele cometeu.

  • Arrependimento

Depois da lamentação, o arrependimento surge, fazendo a pessoa repensar as suas decisões. Em outras palavras, surge desejo imediato de ter feito o que fez de modo totalmente diferente.

O passado que adoece

O remorso é ligado as atitudes do nosso passado, especificamente aos erros que nós cometemos. É uma confirmação de que certas atitudes que tivemos não deveriam ter sido tomadas. Se esse sentimento de culpa continuar a crescer na mente de uma pessoa, provavelmente, ela adoecerá.

À medida em que o remorso aumenta, um desgaste emocional toma conta do indivíduo. De acordo com alguns profissionais da saúde, os sentimentos negativos são capazes de fazer mal para uma pessoa. Logo, se o indivíduo não curar essa dor em si mesmo, será afetado por problemas de saúde físicos, como:

  • dores de cabeça;
  • mau funcionamento da vesícula do corpo, trazendo complicações na produção de bile;
  • arritmia cardíaca e palpitações.

Uma âncora para o passado

O remorso pode ser entendido como um sinal de que fracassamos com alguém ou conosco. Esse desapontamento facilmente torna a nossa perspectiva da vida bastante negativa. Dito de outra forma, acabamos presos a um sofrimento do passado que define o nosso futuro.

Leia Também:  Uma hora a gente cansa: chegou o momento?

Ainda que tal erro tenha nos causado bastante dor é preciso observar como ele afeta o nosso presente. Imagine você ficar impedido de usar os seus recursos pessoais por causa das falhas que cometeu antes. Certamente, não atingirá a sua evolução como ser humano.

A fim de prosseguir com a sua vida, você precisa se libertar do peso que o seu passado traz para o presente. Muitas das mudanças positivas que deseja em sua vida começa com a capacidade de se perdoar. Ainda que o perdão dos outros seja difícil de conseguir, comece você mesmo a se perdoar para viver o agora.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    O poder da escolha

    Uma das maiores lições que o remorso pode ensinar é que somos capazes de fazer escolhas importantes. Contudo, é preciso haver sabedoria para tomar a decisão mais benéfica para nós ou para o nosso grupo. Por meio dos erros nós entendemos o que precisamos melhorar para crescermos como indivíduos.

    Por exemplo, a pessoa que trai sente remorso porque entende depois como a sua escolha causou dor para o outro. Mudar de um parceiro sério e já íntimo para uma aventura trouxe consequências difíceis para esse indivíduo. A traição ocasionou uma mágoa para o amante traído, influenciando na culpa do traidor.

    Logo, nós podemos perceber que sempre temos o poder de tomar decisões. Com os nossos erros vêm a preocupação de fazermos escolhas melhores para o futuro. Porém, se a pessoa que erra não puder aprender com suas falhas dificilmente evoluirá como ser humano.

    Aprender a lidar com as emoções

    As pessoas que sentem remorso sabem exatamente o peso da carga emocional que carregam. Muitas delas não conseguem lidar com esse arrependimento e, de algum modo, adoecem. Esse tipo de reação acontece porque os culpados não conseguem lidar com os seus próprios sentimentos.

    Como nós dissemos anteriormente, as nossas emoções podem nos adoecer se não cuidarmos dela. Ao passo que os sentimentos negativos se intensificam nós podemos enfrentar problemas difíceis de resolver. Se esse tipo de situação acontecer, é recomendado buscar ajuda profissional.

    Um terapeuta será capaz de ajudar o paciente a superar as suas problemáticas pessoais de modo satisfatório. Por meio de uma abordagem terapêutica, como Terapia Cognitivo-comportamental, é possível mudar padrões internos. Desse modo, quem se sente extremamente culpado conseguirá lidar melhor com suas emoções conflitantes.

    Considerações finais sobre remorso

    Sentir remorso é uma prova de que nós sabemos o impacto que as nossas ações tiveram ao nosso redor. A culpa se dá por meio da sensação de termos falhado, principalmente com aqueles que mais amamos. Embora seja um momento difícil, é preciso entender como essa experiência nos ensina a respeito de valores e dignidade.

    Contudo, esse sentimento não é de todo mau, já que podemos amadurecer e nos tornarmos pessoas mais responsáveis. Todos erram, é normal, mas agora temos um conhecimento maior do peso das escolhas que fazemos. Afinal, viver é um eterno aprendizado onde nós buscamos dar o nosso melhor sempre.

    Você pode aprender a lidar melhor com o remorso e outros sentimentos difíceis em nosso curso online de Psicanálise. A Psicanálise te ajudará a destravar o seu potencial e autoconhecimento, contribuindo na sua evolução de modo fantástico. Entre em contato com a nossa equipe e garanta acesso a um método capaz de transformar a sua vida completamente.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dois × cinco =