Aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil

Aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

A educação infantil tem sido tema de discussão recorrente ao longo da história em diversas óticas. Nisso, fica esclarecido e despertado a concepção sobre a infância. Aqui, esclareceremos as partes referentes aos aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil.

Filosofia

A Filosofia possui um papel muito importante no desenvolvimento das crianças, seja de forma direta ou não. De caráter psicológico, trabalha com a construção mental de indivíduos em crescimento e transformação. É o primeiro estágio dos aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil.

O caráter filosófico serve para que alimentar e desenvolver o caráter cognitivo das crianças dentro do ensino. Assim, elas podem entrar em contato com o seu potencial nato já que possuem controle sobre suas funções naturais. Não somente em casa, mas isso também pode e deve ser feito na escola.

Por meio disso, se dá o ensinamento sobre o poder de fazer questionamentos sadios em suas relações. Uma questão pode ser melhor trabalhada se a criança tiver liberdade para perguntar sobre em seus trabalhos. Consequentemente, se sentirá melhor preparada para desenvolver suas atividades dentro de uma instituição de ensino.

Sociologia

Nos aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil, a Sociologia sempre está presente na educação infantil.É o condutor de uma perspectiva pluralizada a respeito dos resultados obtidos dentro do ensino infantil.

Sem contar que a parte sociológica se liga diretamente na educação infantil quanto à formação das crianças. O processo de formação fica diretamente conduzido graças à educação infantil. Ou seja, a forma como as crianças são construídas é resultado direto da educação infantil.

Nesse caminho, há uma necessidade cada vez maior por instituições de ensino que trabalhem de modo eficaz. Não se trata de construir um padrão, pois toda criança é única e tem valor próprio. Trata-se de construir um modelo de ensino inclusivo, diversificado e que atenda as necessidades pessoais de cada aluno.

Política

A questão política dos aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil é um tanto quanto sensível. Neste ponto fica bem claro que a educação infantil também é reflexo direto da política construtiva de um país. A forma como os governantes regem esse ponto impacta diretamente no desenvolvimento da população.

Alguns dos pontos mais discutidos aqui são:

Programas

Falando no território brasileiro, existe uma necessidade na promoção de programas para o ensino infantil. Muitas crianças chegam à fase adulta carregando sérios problemas quanto à alfabetização. A fim de diminuir os índices, uma proposta de intervenção, programas de ensino, são soluções a serem pensadas continuamente.

Políticas públicas

O cenário da política no Brasil acabou por deixar a Educação desamparada e fragilizada em diversos pontos. Durante um tempo, se tornou comum as mídias lotadas com desfalques de investimentos nesse setor do país. Por isso que há uma necessidade gigantesca em se repensar esse quadro em pro dos estudantes, principalmente os que começam.

Pedagogia

A Pedagogia assume um papel relevante e bastante construtivo nos aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil. Ademais, esta é uma das principais chaves do crescimento estudantil na infância e precisa ser lapidada com bastante constância.

Em um ponto mais direto, se relaciona diretamente com a rotina da escola e do estudante. Quando falamos em rotina, não se trata de ter repetições monótonas e ser surpresas. Mas, sim, um planejamento construtivo e constante das habilidades infantis em sala de aula, bem como a didática aplicada.

Leia Também:  Qual o ponto fraco de um psicopata?

Isso inclui também a organização curricular da instituição, de modo que esta seja perfeitamente qualificada. Muitos pais se sentem pressionados a escolherem uma escola porque precisam acreditar que ela é o melhor que podem dar às crianças. Assim, ter um currículo, mesmo que modesto, é um requisito indispensável a qualquer lugar.

A ponte para o amanhã

É preciso elevar bastante a questão a respeito dos aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil. Os tempos atuais estão transformando a dinâmica de ensino e isso tem impactado na formação das crianças. Estamos formando cidadãos, e não apenas mão de obra ou números de uma cota expansiva.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Por exemplo, a inclusão tecnológica dentro do ambiente escolar e feita de forma responsável. Aqui existe um ponto que vai além da educação escolar: a educação social e moral. Muitas crianças estão sendo educadas por smartphones e tablets por falta de uma guia adequada dos próprios pais.

Revitalizar a forma de utilizar determinados recursos pode ajudar a aprimorar o desenvolvimento dos jovens. Claro, isso é um trabalho conjunto de todos os educadores, além de pais e professores. O que se aprende de bom na escola deve ser replicado em casa e vice-versa.

Reflexos

A ausência da discussão sobre os aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil impacta diretamente na construção do país. De um modo mais simplista, o que hoje é plantado, amanhã é colhido, sendo bom ou não. Com isso, corremos o risco de perpetuar:

A pobreza

Crianças que não tiveram acesso a uma educação adequada ajudam a alimentar um quadro cruel em nossa realidade. A falta de oportunidades na educação obriga os jovens a buscarem variadas formas de sobreviver. Por causa disso que muitos jovens e adultos se encontram em situações de pobreza ou com empregos informais.

Violência

Crianças se tornam alvos fáceis para a violência, sendo vítimas passivas ou não dela. O tráfico, por exemplo, recruta jovens como peças de vantagem e guerrilha contra os seus opositores. Claro, alguns sofrem coerção, mas outros aceitam esse destino de forma espontânea e consciente, sendo moldados por essa realidade.

Intervenção

A conversa sobre os aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil é algo recorrente a todo momento. O problema maior é a falta de iniciativa concreta e a pouca adesão, dependendo do lugar e realidade das pessoas.

Se ajuda a pensar, pense na reforma de uma praça que os populares não ajudam a cuidar. Embora alguns tenham feito a iniciativa de construí-la, também é dever da população trabalhar para ajudar a mantê-la.

Acreditamos que a insistência nas mecânicas de intervenção é uma das ferramentas para fazer durar. Não apenas lançar um projeto, mas também abraçá-o e entender como melhorá-lo e expandi-lo. Afinal de contas, o futuro da geração está em jogo e precisamos lutar por ele.

Considerações finais sobre os aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil

Os aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil envolvem diversas nuances para analisar. Isso porque a educação das crianças não pode ser vista de modo unilateral ou limitada. É preciso que se abra possibilidades para uma construção positiva dela.

Compreender um formato dinâmico na educação das crianças possibilitará uma melhor abordagem sobre elas. Trata-se de enxergar potenciais, trabalhar empecilhos e abrir caminho a um futuro educacional justo, correto e inclusivo.

Leia Também:  Significado de catarse em Psicanálise

Para que você faça parte dessa iniciativa, se inscreva em nosso curso de Psicanálise 100% online. A Psicanálise é um ferramenta de transformação bastante construtiva, transformadora e esclarecedora para todos os que se dispõem a utilizá-la. Poderá notar que, após aprender, ficará mais fácil trabalhar os aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 3 =