jogos psicológicos

7 tipos de jogos psicológicos em relações humanas

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Jogos psicológicos são mecanismos avaliativos do comportamento de uma pessoa em determinada situação. Ou seja, se mostram como um estudo de relacionamento com cenas repetidas e desfecho previsível. Vamos conhecer 7 deles e em quais situações são utilizados.

1 Halo ou propaganda

Um dos jogos psicológicos é bastante conhecido pelo meio em que ele atua: a televisão. Certamente, você já deve ter visto algum famoso ao qual admira fazendo alguma propaganda. Esse tipo de serviço é bastante utilizado pelos vendedores para cativar a audiência e aumentar as suas chances de venda.

A ideia de usar alguém famoso em uma propaganda se dá por conta da credibilidade que esta possa ter publicamente. Por isso que fica mais fácil vender um produto desconhecido, sem tanto acesso ou mesmo caro. Pense bem: você compraria uma marca nova de shampoo por autonomia ou influenciado pela Gisele Bundchen?.

Por exemplo, pense na parceria entre a cantora Beyoncé e a marca Adidas para uma coleção esportiva sem gênero. Trata-se de produtos limitados, um pouco caros em alguns locais, mas que esgotaram facilmente em poucas horas. As pessoas não compraram apenas por ser um produto Adidas ou pela iniciativa social, mas principalmente pela Beyoncé encabeçar a campanha.

2 Roteiro da vida

Criado por Eric Berne, roteiro da vida se trata do papel que temos em nosso relacionamentos. Esse é um dos jogos psicológicos que mais se assemelham a uma representação teatral. Em suma, é como se recebêssemos um papel, mas não nos damos conta que o reproduzimos sempre.

O roteiro da vida é construído com base em dois elementos:

Atribuições

Atribuições se tratam de rótulos impostos a nós e que carregamos desde a infância. Também podem ser resultado de projeções em figuras que tomamos como referências em nossas vidas. Consequentemente, isso acaba por nos limitar, algo visto em frases como “Você é igual à sua mãe” ou “não dá para confiar em você”.

Mandatos ou maldições

Mandatos ou maldições descrevem inibições ou proibições para as crianças. Isso se liga diretamente com a negação de atividades e também projeções dos pais ou medos.

3 Efeito espectador

O efeito espectador também é um dos jogos psicológicos mais sensíveis que existem. Em algumas questões importantes, o ser humano tende a recorrer a números para se justificar. Acontece que, em algumas situações, ,isso significa alguém se abster esperando que uma teoria pessoa e social se confirme.

O efeito espectador trabalha a ideia de que se uma pessoa não se mobilizar para algo, outra o fará. A exemplo, pense em alguém que cai ou desmaia na rua em meio a uma multidão. Por incrível que pareça, muitos vão deixá-la onde está acreditando que outra pessoa a ajudará.

Esse tipo de jogo psicológico é bastante tocante, mas de um modo bem negativo. A solidariedade humana acaba por ficar suspensa em uma corrente de iniciativa aleatória, como que em jogo numa loteria. Nisso, fica difícil encontrar um herói que seja corajoso o suficiente para iniciar a onda.

4 Efeito Google

O efeito Google age como se tivéssemos uma memória externa e de fácil acesso a qualquer situação. A internet tem servido de grande auxílio para a humanidade com o passar dos anos. Graças a ela, conseguimos expandir atividades comuns e revitalizar conceitos sobre nós, os outros e o mundo ao redor.

Leia Também:  A Galinha dos Ovos de Ouro: significado da fábula

Entretanto, você já precisou de ajuda para lembrar de algo que necessitava bastante? Já se perdeu de um caminho e utilizou o Google para reencontrar uma saída? O efeito Google define uma recorrência em utilizar a ferramenta para que lembre de coisas da sua rotina.

Porém, isso implica em esquecermos de detalhes simples por termos acesso fácil a eles com o Google. Admita: você não lembra do aniversário de todos os amigos quando está envolvido em uma rotina agitada. Ademais, pode até não se recordar nem mesmo do nome de um amigo do passado ainda que esteja conectado a ele em suas redes sociais.

5 Destaque

Esse jogo pode ser causado por outra pessoa ou por você mesmo. Independente da situação, já teve a sensação de que estava sendo vigiado? Não apenas por você mesmo, mas algum amigo já deve ter dito algo do tipo com você, não?


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Nos jogos psicológicos, é o chamado “efeito destaque”, onde uma pessoa está crente de que é o centro das atenções. Por variados motivos, ela acredita que é o foco primário de qualquer lugar que esteja o tempo inteiro.

O problema acontece quando uma pessoa alimenta constantemente essa ideia e se engana. Isso pode comprometer o andamento de qualquer tipo de relacionamento ou movimento em vida social. Muitas pessoas não compreendem o que se passam quando alguém apresenta esse comportamento e associa essa presença com algo desagradável.

6 Roteiro de casal

O roteiro de casal faz parte dos jogos psicológicos destinados aos casais que querem resolver conflitos, dependendo da perspectiva. Isso acontece porque esse jogo determina o modo de vida entre as partes envolvidas. Os scripts consistem em:

Roteiro de submissão

Nesse roteiro, um membro da relação fica com o papel de vítima e pede por proteção. Porém, se a sua chantagem não adianta, este começa a perseguir o outro, culpá-lo e demonstrar raiva. Esse roteiro é dado por pouco tempo, já que pode implicar na separação do casal.

Roteiro de dominância

No roteiro de dominância, uma das partes se torna um dominante, exercendo poder e impondo seus valores ao outro. Basicamente, a figura dominadora precisa deixar bem claro que é ela quem manda e o outro não tem vez. Se esse poder é abalado e o outro perde, uma insegurança, hostilidade e um desejo de vingança tomam forma.

Roteiro de isolamento

Por último, o roteiro do isolamento envolve distanciar compromissos emotivos. Assim, surge a indiferença, frieza e uma necessidade de fazer o outro se aproximar, o que fica ressaltado em situações sexuais. Após isso, se distanciam por qualquer motivo, configurando os relacionamentos vai e vem tão comuns.

7 Líder de torcida

Ainda que não seja tão comum no Brasil, a maioria de nós sabe o que são as líderes de torcida. São estudantes ou profissionais encarregadas de animar a torcida nos intervalos entre os jogos. Note que elas sempre são jovens, enérgicas e bonitas, sempre bonitas.

O efeito líder de torcida consiste em vermos uma pessoa com outras mais bonitas e também acharmos esse indivíduo bonito. Esse tipo de percepção é resultado de uma binaridade em acharmos que pessoas bonitas somente andam com pessoas bonitas. Contudo, esse é um dos jogos psicológicos mais perigosos que existem.

Leia Também:  Tecnologia e o Inconsciente Coletivo nas relações humanas

Isso porque o ideal de beleza em um grupo acaba afetando negativamente uma pessoa que se sente deslocada ali dentro. Esse problema afeta especialmente quem não possui autoestima, pois achará que só tem algum valor social perto de outras pessoas. Não apenas isso é problemático, mas também há o risco dos outros enxergarem o grupo com apenas um rosto.

Considerações finais sobre jogos psicológicos

Os jogos psicológicos configuram o comportamento humano dentro de algumas variáveis, situações comuns. Ele pode ser o catalisador deles ou ser envolvido, de modo a seguir as regras. Entretanto, de um modo ou de outro, não costumam agregar nada positivo nas relações.

É preciso que os próprios indivíduos tomem consciência do papel que estão interpretando nesses jogos. Caso o contrário, ficarão presos em um ciclo eterno em que reprisarão determinado sofrimento. Libertando-se, podem se reinventar e remodular suas vidas.

Caso tenha se enxergado em algum dos jogos, por que não ingressa em nosso curso de Psicanálise Clínica EAD? O curso é uma excelente maneira de reformular a sua vida, alcançando autoconhecimento e aprimoramento pessoal. Os jogos psicológicos servem apenas para quem sabe jogar, mas você não é obrigado a investir neles em detrimento do seu futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =