psicólogos famosos

15 psicólogos famosos que mudaram a Psicologia

Posted on Posted in Psicanálise, Teoria Psicanalítica

A expansão da Psicologia somente foi possível graças a variadas mentes que contribuíram de forma brilhante à ciência. No entanto, muitas delas passam despercebidas pela maioria das pessoas. Que tal conhecermos psicólogos famosos que mudaram a Psicologia?

1 Mary Ainsworth

Ainsworth tinha uma respeitável presença quando o assunto era a Psicologia do desenvolvimento, área que dominava com facilidade. Graças a ela, temos um estudo completo sobre o trabalho do apego saudável na infância e como esse conceito influencia a personalidade.

A técnica conhecida como “Situação estranha” foi um ato pioneiro dela. Consiste em pegar a mãe e a criança em uma mesma sala e apresentar situações diferentes. Por exemplo, fazer a mãe sair, um estranho entrar na sala e interagir com a criança ou ainda depois a mãe voltar e observar a reação do menor.

2 Burrhus Frederic Skinner

Um dos psicólogos famosos possuía múltiplas qualidades acadêmicas e pessoais, algo bastante visto em seu trabalho. Sendo também filósofo e inventor, Skinner foi um psicólogo respeitado no trabalho da Psicologia experimental. Ademais, precisamos ressaltar seu papel na defesa do conductismo, que entende o comportamento como “função de histórias ambientais de reforço”.

3 Jean Piaget

Dentre os psicólogos famosos da lista, trazemos o criador da epistemologia genética ou Psicologia da educação. A partir dos conceitos que desenvolveu, Piaget desenvolveu uma ampla proposta para o estudo da infância e desenvolvimento da inteligência.

Embora não seja algo oficializado, muitos seguidores apoiam a existência da “escola Piaget“. O conceito foi tão difundido que até hoje seu métodos são amplamente utilizados em sala de aula e educação.

4 Margaret Floy Washburn

Margaret desenvolveu um extenso trabalho de experimento com comportamento animal e em desenvolvimento da teoria motora. Ademais, em 1894, foi a primeira mulher a receber um PhD em Psicologia, abrindo caminhos para várias outras. Consequentemente, seu trabalho rendeu escritos ricos em detalhes e propostas de averiguação do desenvolvimento dos animais.

5 Alfred Adler

O psicólogo austríaco é mundialmente reconhecido por ter criado a Psicologia do desenvolvimento individual. Nesse contexto, os seus conceitos mais fundamentais se concentram em complexo de inferioridade, caráter e conflito do real com as aspirações. Isso deu a ele extensos vislumbres a respeito do crescimento e mudança humana.

6 William James

William James tem o seu nome gravado nas paredes da mundialmente famosa Universidade de Harvard. Isso porque o mesmo foi o primeiro a ofertar um curso de Psicologia dentro do território americano. Por intervenção dele, diversos aspirantes à Psicologia encontraram as bases necessárias para desenvolver suas próprias teorias.

7 Leta Stetter Hollingworth

Sendo pioneira na Psicologia americana, Leta trabalhou amplamente no estudo de crianças superdotadas e inteligência. Ademais, Leta se esforçou na pesquisa sobre Psicologia feminina, derrubando o mito da inferioridade intelectual feminina.

Ainda que tivesse seus obstáculos, não cansou até convencer a todos de que as mulheres eram tão inteligentes quanto os homens. Não somente fez isso, como também acabou com a ideia de invalidez na menstruação e discriminação de gênero. Dessa forma, o momento vivido por Leta colocou a prova sua inteligência, determinação e coragem.

8 Wilhelm Wundt

Considerado um dos fundadores da Psicologia experimental, Wundt ajudou a dar um impulso à Psicologia geral. Entre as suas maiores contribuições, temos trabalhos:

Estruturais

Wundt ajudou a criar o primeiro laboratório de Psicologia na Universidade de Leipzig, no Instituto Experimental de Psicologia.

Sociais

Além do laboratório, publicou Princípios de Psicologia Fisiológica, fazendo uma demarcação de seu propósito junto à Psicologia.

Leia Também:  Especial Dia das Mães: Importância da mãe na Psicanálise

9 Abraham Maslow

Maslow é um dos fundadores e principais difusores da Psicologia humanista. Essa proposta deu a ele um espaço de trabalho para discutir sobre a condição humana em variadas formas. A fim de aperfeiçoar o seu trabalho, o psicólogo não hesitava em procurar outras fontes que ajudassem a melhorar o seu trabalho.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


10 John Watson

John Watson é visto como o fundador do comportamentalismo, se tornando um dos maiores psicólogos americanos. Watson contribuiu bastante para o Behaviorismo e mesmo com a diminuição desse modelo, suas ideias pessoais ainda são utilizadas. Mesmo que tenha sido um aluno médio na infância, é reconhecidamente notado por seu pluralismo intelectual.

11 Laura Perls

A alemã faz parte dos psicólogos famosos da lista por sua incrível contribuição à humanidade. Junto com o seu marido, desenvolveu a Gestalt Terapia, criando um instituto para testar suas ideias. Assim sendo, obtivemos importantes revelações a respeito do crescimento e personalidade humana.

12 Gordon Allport

Allport foi um grandioso teórico dos traços de caráter, focando em explicar como as características pessoais nos diferem. Por meio disso, traçou um estudo a respeito da natureza humana quando somos colocamos em comparação com os outros. Isso ajudou a estabelecer:

A escala de Allport

Criada na obra A natureza do preconceito, se tratar de medir o preconceito dentro de uma sociedade. Nessa proposta, poderia estabelecer padrões que delimitam os níveis de tolerância dentro de uma população específica.

Teoria da autonomia funcional

Segundo ela, se pode iniciar um comportamento com uma única motivação e fazer isso perdurar. Entretanto, mesmo que o comportamento se mantenha, isso acontecerá por outras razões.

13 Paul Ekman

Paul Ekman se tornou um dos psicólogos famosos por causa dos seus estudos sobre expressões faciais e emoções. Através disso, Ekman construiu a “teoria da universalidade das emoções. O mesmo identificou que existem sete emoções diferentes que são expressas pela mesma configuração facial.

14 Aaron Beck

Aaron tem um trabalho espetacular dentro da psicoterapia ocidental, a Terapia cognitiva, sendo amplamente usada hoje. Essa abordagem foi criada graças às suas pesquisas sobre psicopatologia, psicoterapia, suicídio e psicometria. Por causa disso, temos um novo vislumbre a respeito dos males psíquicos que perturbam a grande parte da população.

15 Mary Whiton Calkins

Entre os psicólogos famosos, Mary Whiton Calkins é um dos maiores nomes femininos que existem. Desenvolvendo a técnica de associação pareada, Calkins impressiona pelos mais de 100 escritos relevantes à Psicologia. Infelizmente, por razões machistas, ela ficou sem o título de doutorado já que, em sua época, não era possível para a mulher obter um doutorado em Psicologia.

Considerações finais sobre psicólogos famosos

A lista de psicólogos famosos acima reúne alguns dos maiores nomes da história dessa ciência. De modo pessoal, cada um entregou brilhantes teorias que conversam diretamente a respeito da natureza humana. Assim, se hoje somos quem e o que somos, é graças a intervenção desse grupo e de outros colegas.

Essa listagem tem como objetivo tornar mais popular o nome de algumas personalidades que passaram despercebidas pelo público. Contudo, não se trata de elencar quem é o melhor ou pior nem de eleger quem fez mais por nós. Cada um dos profissionais listado acima tem a sua contribuição pessoal de grande valia apara a Psicologia enquanto ciência.

Leia Também:  Os 5 psicanalistas famosos que você precisa conhecer

A fim de que entenda melhor a importância da psicoterapia deles, se inscreva em nosso curso de Psicanálise 100% online. Por meio dele, conseguirá entender os laços envolvidos em cada proposta e como eles te ajudaram a chegar até aqui. Os psicólogos famosos têm um rico material que deve ser estudado por futuros psicanalistas e o nosso curso é capaz de ajudar nesse estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 19 =