psicólogos famosos

15 psicólogos famosos que mudaram a Psicologia

Posted on Posted in Psicanálise, Teoria Psicanalítica

A expansão da Psicologia só foi possível graças a várias mentes que contribuíram de forma brilhante à ciência. No entanto, muitas delas passam sem perceber pela maioria das pessoas. Por isso, que tal a gente conhecer psicólogos famosos que mudaram a Psicologia?

1. Mary Ainsworth

A primeira da lista é Ainsworth. Ela tinha uma respeitável presença quando o assunto era uma Psicologia do desenvolvimento, área que dominava com facilidade. Portanto, graças a ela, temos um estudo completo sobre o trabalho do apego saudável na infância e como esse conceito influencia a personalidade .

A técnica conhecida como “Situação estranha” foi um ato pioneiro dela e consiste em pegar a mãe ea criança em uma mesma sala e apresentar situações diferentes. Por exemplo, fazer a mãe sair, um estranho entrar na sala e conversar com a criança ou ainda depois a mãe voltar e observar a reação do menor.

2. Burrhus Frederic Skinner

Ele era um dos psicólogos famosos que possuía várias categorias acadêmicas e pessoais, algo bem visto em seu trabalho . Sendo também filósofo e inventor, Skinner foi um psicólogo respeitado no trabalho da Psicologia experimental. Ademais, precisa ressaltar seu papel na defesa do condutismo, que entende o comportamento como “função de histórias ambientais de reforço”.

3. Jean Piaget

Dentre os psicólogos famosos da lista, trazemos o criador da Psicologia da educação. A partir dos conceitos que criou, Piaget, uma ampla proposta para o estudo da infância e da inteligência.

Embora não seja algo oficial, muitos seguidores apoiam a existência da ” escola Piaget “. Ou seja, o conceito foi tão difundido que até hoje seus métodos são utilizados em sala de aula e educação. Portanto, ele é referência.

4. Margaret Floy Washburn

Margaret desenvolvida um grande trabalho de experimento com comportamento animal e criou uma teoria motora. Ademais, em 1894, foi a primeira mulher a receber um PhD em Psicologia, abrindo caminhos para várias outras . Por consequência, seu trabalho rendeu escritos ricos em detalhes e propostas de averiguação do desenvolvimento dos animais. Assim, ela se tornou uma referência.

5. Alfred Adler

O psicólogo da Austrália é reconhecido no mundo todo por ter criado a Psicologia do desenvolvimento individual. Nesse contexto, os seus conceitos mais fundamentais se concentram em complexo de:

  • inferioridade, ou seja, a pessoa se sente inferior a outra;
  • caráter;
  • e conflito do real com as aspirações.

Nesse sentido, isso deu a ele grandes ideias respeito do crescimento e mudança humana. Ou seja, se tornado um clássico quando se fala sobre isso.

6. William James

William James tem o seu nome gravado nas paredes da famosa Universidade de Harvard. Isso porque o mesmo foi o primeiro a ofertar um curso de Psicologia dentro do território americano . Assim, por intervenção dele, diversos aspirantes à Psicologia temporária as bases necessárias para desenvolver suas teorias próprias.

7. Leta Stetter Hollingworth

Sendo pioneira na Psicologia americana, Leta text of forma ampla in study of children superdotadas of intelligence. Além disso, Leta se esforçou na pesquisa sobre Psicologia feminina e derrubou o mito da inferioridade intelectual feminina.

Ainda que pretendem seus desejos, não cansou até convencer a todos de que as mulheres eram tão inteligentes quanto os homens. Não só fez isso, como também acabou com a ideia de invalidez na menstruação e discriminação de gênero. Dessa forma, o momento vivido por Leta colocou a prova sua inteligência, determinação e coragem. Portanto, tornou-se uma grande referência.

8. Wilhelm Wundt

Um dos fundadores da Psicologia experimental, pretende dar um impulso à Psicologia geral. Entre as suas maiores contribuições, temos trabalhos:

  • Estruturais: Wundt constitui a criar o primeiro laboratório de Psicologia na Universidade de Leipzig, no Instituto Experimental de Psicologia.
  • Sociais: Além do laboratório, publicou Princípios de Psicologia Fisiológica , fazendo uma marcação de seu propósito junto à Psicologia.

9. Abraham Maslow

Maslow é um dos fundadores e principais criadores da Psicologia Humanista . Assim, essa proposta deu um ele um espaço de trabalho para discutir sobre a condição humana em varias formas. A fim de melhorar o seu trabalho, o psicólogo não hesitava em procurar outras fontes que ajudassem a melhorar o seu trabalho.

10. John Watson

John Watson é visto como o fundador do comportamentalismo e um dos maiores psicólogos americanos . Watson contribuiu bastante para o Behaviorismo e, mesmo com a diminuição desse modelo, suas ideias pessoais ainda são utilizadas. Mesmo que tenha sido um aluno médio na infância, ele é reconhecido e notado por seu intelectual.

11. Laura Perls

A alemã faz parte dos psicólogos famosos da lista por sua incrível contribuição à humanidade. Junto com o seu marido, empresa a Gestalt Terapia e criou um instituto para testar suas ideias. Assim sendo, importantes revelações a respeito do crescimento e personalidade humana.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    12. Gordon Allport

    Allport foi um grande teórico dos traços de caráter e focou em explicar como características pessoais nos diferem. Por meio disso, traçou um estudo a respeito da natureza humana quando somos comparados em comparação com os outros. Assim, isso estabelecer a estabelecer:

    Uma escala de Allport

    Criada na obra A natureza do preconceito , se tratar de medir o preconceito dentro de uma sociedade . Nessa proposta, padrões que delimitam os níveis de tolerância dentro de uma especificação específica. Ou seja, assim, era possível ter mais conhecimento sobre aquele lugar.

    Teoria da autonomia funcional

    A partir dela, se pode iniciar um comportamento com uma motivação para fazer isso durar. Porém, mesmo que ele se cumpra, isso vai acotencer por outras razões.

    13. Paul Ekman

    Paul Ekman se tornou um dos psicólogos famosos por causa dos seus estudos sobre expressões faciais e emoções. Por meio disso, Ekman construiu a ” teoria da universalidade das emoções . Assim sendo, o  mesmo identificou que existem sete emoções diferentes que são expressas pela mesma configuração facial . São elas:

    • nojo;
    • raiva;
    • medo;
    • tristeza;
    • alegria;
    • surpresa;
    • desprezo.

    14. Aaron Beck

    Aaron tem um trabalho espetacular dentro da psicoterapia ocidental, uma Terapia cognitiva, que é usada hoje de forma ampla. Essa abordagem foi criada graças às suas pesquisas sobre:

    • psicopatologia;
    • psicoterapia;
    • suicídio;
    • e psicometria.

    Por causa disso, temos uma nova imagem a respeito dos machos psíquicos que perturbam a grande parte da população. Ou seja, existe uma visão mais ampliada sobre a questão.

    15. Mary Whiton Calkins

    Entre os psicólogos famosos , Mary Whiton Calkins é um dos maiores nomes femininos que existem. Ela relacionada a técnica de associação pareada e impressiona pelos mais de 100 escritos à Psicologia. Porém, por razões machistas, ela ficou sem o título de doutorado já que, em sua época, não era possível para a mulher obter isso.

    Considerações finais sobre psicólogos famosos

    A lista de psicólogos famosos acima reúne alguns dos maiores nomes da história dessa ciência. De modo pessoal, cada um entregou boas teorias que conversam de forma direta a respeito da natureza humana. Assim, se hoje somos quem e o que somos, é graças a esse grupo e outros colegas.

    Por fim, essa lista tem como objetivo tornar-se mais popular ou o nome de algumas personalidades que passaram sem perceber pelo público. Contudo, não se trata de dizer quem é o melhor ou pior nem de eleger quem fez mais por nós. Cada um dos profissionais qualificados acima tem a sua contribuição pessoal de grande valia para a Psicologia enquanto ciência.

    A fim de que entenda melhor a importância da psicoterapia deles, se inscreva em nosso curso de Psicanálise 100% online. Por meio dele, você vai conseguir entender os laços envolvidos em cada proposta e como eles te ajudaram a chegar até aqui. Além disso, os psicólogos famosos têm um material rico que deve ser estudado por futuros psicanalistas e o nosso curso é capaz de ajudar nesse estudo . Portanto, corra e não perca tempo.

    5 thoughts on “15 psicólogos famosos que mudaram a Psicologia

    1. João Paulo Gonçalves disse:

      Jung não deveria estar presente nessa lista?

      1. Emilio Mansur disse:

        Jung está no mesmo patamar de Freud.

    2. Vicente Antonio da Silva disse:

      Qual o psicanalista americano que sistematizou os 5 tipos de caráter da mente humana? Esquizóide, oral, psicopata, masoquista e Rígido? Definindo suas característica de dor e recursos?

      1. Tainara Schumacher disse:

        A teoria de Análise do Caráter foi desenvolvida pelo médico austro-húngaro Wilhelm Reich, que tinha como base a psicanálise de Freud. Reich percebeu que a personalidade não está apenas na mente, mas principalmente no corpo. No entanto, NÃO foi ele quem criou os 5 tipos de caráter – Esquizóide, oral, psicopata, masoquista e rígido. Foi um aluno dele, Alexander Lowen.

    3. Odete Maria de Oliveira disse:

      Como iniciante no curso, foi muito proveitoso pra mim, parabéns pra quem se dispõe a nos ajudar com seu conhecimento, independente de erros pois somos todos sujeito a errar…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *