Qual o ponto fraco de um psicopata

Qual o ponto fraco de um psicopata?

Posted on Posted in Psicanálise, Transtornos e Doenças

Lidar com psicopatas é um pensamento desconfortável para a maioria das pessoas porque não é algo simples de fazer. Na sua frente você tem uma pessoa totalmente manipuladora e capaz de qualquer coisa para ter o que deseja. Mas você pode descobrir qual o ponto fraco de um psicopata para se proteger quando necessário.

Então, qual o ponto fraco de um psicopata?

Uma pessoa capaz de simular as próprias emoções e postura deve possuir alguma fraqueza? Até pela intervenção virtual, hoje temos mais acesso a casos hediondos envolvendo pessoas com esse perfil. Estudando todos eles, se questionando qual o ponto fraco de um psicopata, a resposta é o ego dessas pessoas.

A autoestima é a maior falha dos psicopatas em qualquer situação em que se envolvam. Os mesmos são vaidosos, se privando de inseguranças e se achando o ápice da evolução social. Por isso que quase todos gostam de falar facilmente de si mesmos.

Assim, experimente fazer elogios a ele como forma de fazê-lo cair no próprio veneno. Faça com que seu ego infle e que ele pense que você o admira irremediavelmente. Com a segurança excessiva ele acabará por falar mais do que deve e se entregar, perdendo o controle da situação.

A resposta está no ego e isso é evidente

Quando se pergunta qual o ponto fraco de um psicopata e a resposta acima é dada, muitos confundem com narcisistas. Acontece que foi feita uma revisão de critérios em 2013 sobre os diagnósticos psiquiátricos, resultando no DSM-V. Por meio desse manual, fica claro que o narcisismo é visto como um sintoma, e não mais como transtorno.

Assim, narcisismo se torna mais um sinal de possíveis transtornos, entre eles a psicopatia. Essa perda de autonomia ajudou a revitalizar a dar uma visão mais completa sobre problemas mentais e comportamentais.

Na versão anterior do manual a concordância em afirmar que uma mesma pessoa podia ter dois transtornos simultaneamente. De forma até óbvia, neste manual, o transtorno de personalidade mais comum dos psicopatas era o narcisismo na personalidade. Ambos estão ligados de forma indissociável, embora um ajude a frutificar o outro.

A tecnologia como aliada

Entender qual o ponto fraco de um psicopata pode te livrar de situações embaraçosas e arriscadas. Muitas pessoas não sabem como lidar com uma pessoa de instinto tão egoísta e destrutivo quanto ele. Entretanto, a tecnologia pode ser uma excelente aliada nisso.

Se precisar falar com um psicopata, sempre recorra a mensagens de texto, tipo sms ou bate-papo virtuais. Isso vai impedir que eles possam ler sua postura corporal, tom de voz e comportamento. Consequentemente, isso significa que eles não poderão encontrar fraquezas com as quais tirar vantagem.

A sedução deles não pode se traduzir em uma linguagem escrita e acaba soando com hostil e até ofensiva às vítimas. Sem contar que atrás de um celular fica muito mais fácil contornar uma situação e tomar o controle em negociações. Em último caso, uma conversa feita em texto dará a prova que precisa caso eles mintam ou distorçam algo.

Leia Também:  Psicopatia: guia completo sobre psicopatas

Nada de intimidades

Enquanto procura qual o ponto fraco de um psicopata, evite dar muita intimidade a eles. É como se você estivesse se expondo para receber uma flechada no meio das costas. O comportamento sedutor de muito é o que ajuda a quebrar as barreiras que precisam para terem o que querem.

Assim, sempre mantenha distância deles, de modo a alimentar uma neutralidade quando estiverem próximos. É possível ser educado com este perfil sem que você precise abrir mão de sua intimidade. Basicamente, seja o mais profissional que puder, construindo uma muralha entre você e ele.

A sua permissão para o psicopata entrar em sua vida implica na ruína do seu modo de viver. Mesmo que isso pareça muito fatalista, tenha em mente que, para ele, você é um instrumento. Uma pessoa mal intencionada se aproveitará de você e descartará sem pensar duas vezes.

Evite aceitar favores

Outro ponto da busca por qual o ponto fraco de um psicopata é o hábito de aceitar favores. Caso suspeite de alguém, não ceda ao ato de ser educado e aceitar qualquer tipo de favor. Isso porque:

Poderá se sentir em dívida

Todos nós tendemos a carregar uma sensação de dívida com alguém que nos fez um bem. Por isso que nos tornamos mais flexíveis com esse indivíduo e somos abertos até retribuirmos o favor. Em relação ao psicopata, você não vai querer ficar devendo nada, certo?

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Ficará sob controle

    Um psicopata pode se aproveitar de qualquer brecha sua para cobrar o favor de antes. É comprovado que nosso cérebro cria uma sensação de dívida quando nos fazem uma gentileza. Por causa disso, cedemos com mais facilidade às manipulações e controle desse indivíduo.

    As ações contam mais do que as palavras

    1 imagem vale mais do que mil palavras, assim como a ação tem peso equivalente. Quando descobrir qual o ponto fraco de um psicopata, procure prestar atenção também na sua postura. Por meio de suas ações, terá uma linguagem mais clara a respeito da verdadeira índole dele.

    Tratando-se da parte cognitiva, os psicopatas sabem muito bem que suas ações são erradas. Porém, mesmo com oposição, eles não se importam minimamente com isso. Mas para conseguir o que desejam, acabam entrando em um papel e interpretando para a sociedade.

    Por isso que você deve se atentar às ações da pessoa com o que ela fala e diz pensar. Ser crítico e fazer análises impede que você seja uma vítima de alguém desequilibrado e com comportamento destrutivo. Lembre-se que uma postura fingida não dura para sempre e o disfarce sempre cai.

    Comportamentos de um psicopata

    Antes de saber qual o ponto fraco de um psicopata, entender os comportamentos dele pode te municiar e proteger. Como já bem sabe, um psicopata gosta de falar de si mesmo como se fosse um deus perfeito e arrogante. Mas, além disso, também mostra:

    Indiferença

    Eles se mostram insensíveis em relação aos sentimentos e não carregam empatia pelos demais. Por terem fracas conexões em seus cérebros envolvendo emoções, eles não podem se aprofundar nisso. Isso indica também uma incapacidade de identificar o medo nos outros.

    Mentem bastante

    A mentira chega a um nível patológico quando eles querem algo e criam suas histórias. Nisso, sempre distorcem informações importantes para eles quando bem entendem sempre que buscam benefícios. Isso inclui mentir para pessoas sobre outras pessoas, incluindo pessoas mais próximas.

    Leia Também:  Psicólogo Online: regras para atendimento virtual

    Sentimentos pouco profundos

    As emoções para os psicopatas são completamente rasas, o que impede que sintam constrangimento, vergonha e culpa. É como se pudessem simular algo parecido, mas sem conteúdo algum. Mesmo quem não sabe desse lado doentio consegue perceber um distanciamento emocional deles.

    Considerações finais sobre qual o ponto fraco de um psicopata

    Compreender qual o ponto fraco de um psicopata pode preveni-lo de situações delicadas. Independente de sua força mental, eles são incrivelmente sorrateiros em conseguirem o que quiserem. Assim, se municiar com informação é o melhor caminho para a prevenção.

    Caso desconfie de alguém, procure se atentar na postura dele com outras pessoas. Você, certamente, deve ter notado alguma falha grave em sua conduta. Sabendo o que precisa saber, poderá reverter qualquer tentativa de abuso.

    Para aprimorar sua percepção, se inscreva em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online. É uma excelente aposta para que possa aprimorar seus conhecimentos e desenvolver o seu potencial para lidar com o mundo. Saber qual o ponto fraco de um psicopata será apenas a primeira de muitas conquistas com a Psicanálise!

    8 thoughts on “Qual o ponto fraco de um psicopata?

    1. Simples, menospreze-o. Ignore-o, não lhe-dê atenção, não reconheça nada do que ele faz. Edu Borges, personagem do Bruno Gagliasso na série Dupla identidade, demonstrou muito descontrole quando a Vera, disse que ele não era peixe grande, que ela ja tinha visto fazerem bem melhor que ele, então, enfurecido. Sabe quando a gente brinca que se quiser fazer um leonino ser tirado do sério é só não dar credito ou desvalorizar sua presença que ele instantaneamente perde seu controle e faz de tudo pra chamar a atenção.

      1. Desculpe-me,mas não concordo. O psicopata é muito inteligente. E se ele conhece você, e isso tenha certeza de que ele conhece…. você não vai tirar o lugar dele, pelo contrário, você sempre, ou quase sempre, entra em desespero. Você precisa ser muito firme para encarar esse ego. Eu depois de anos , me rendo que não queria acreditar que ele poderia ser um psicopata, que, apesar de todos os acontecimentos, eu me recusei sempre, e sempre achei que ele seria diferente. Eu não arriscaria encarar o ego de um psicopata.. Muito mais quando ele é o seu filho já maduro. É uma dor inimaginável. Enfim… vamos que vamos, gostei muito do artigo. Muito.

        1. Oi Cristina, como vc convive com um filho psicopata? Você mora com ele?, tenho uma irmã que é (ao menos eu acho) ela inferniza a minha mãe de 80 anos, é explosiva, mente muito, manipula pra tudo, finje que cuida mas a deixa sozinha em casa a noite, estoque de todas as formas para tudo, pagar contas dela, ir ao cabeleireiro, comprar roupas, faz dividas…. e com 45 anos sequer alguma vez trabalhou na vida. Não sei como proteger a minha mãe e gostaria muito de poder fazer algo, mas moro em outro estado. A minha mãe sequer sabe o que é um psicopata, tenho muita pena da minha mãe.

        2. Imagino o que você sente ainda mais quando se trata de filho, passo pela mesma situação minha filha carrega essa doença com ela .
          Mas o sofrimento é nosso mãe pai família.
          Boa sorte pra nós dois

    2. Estou vivendo com uma pessoa que mente muito entre outras características, meu casamento está arruinando. Será que estou louca? Alguém pode me ajudar?

    3. Acredito que meu marido seja um psicopata. Em toda conversa da relação que já temos ele tenta me fazer de culpada e se coloca de vítima. Se explico que queria compreensão dele, que reconhecesse meu esforço por sustentar a casa e pagar as contas – ele diz que eu sempre faço “isto” ou seja, que jogo na cara dele. Se reclamo de uma coisa que fez e não gostei, ele já diz “e você não vê o que fez”. Sempre está mesma frase.

    4. ESTOU VIVENDO EM UM RELACIONAMENTO ABUSIVO,ELE MENTE MUITO ME TRAIS E JA ME AGREDIU VARIAS VEZES E SEMPRE ME COLOCANDO PRA BAIXO,PALAVRAS AGRESSIVAS E ME DANDO HOMEM O TEMPO TODO ESTOU PRA ENLOUQUEÇER PRECISO DE AJUDA.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *