significado de ego

Significado de Ego e 20 Mecanismos de Defesa

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

Hoje, vamos falar sobre o Ego e o significado de Ego para a Psicanálise e para Freud. Então, qual importância e osriscos do conceito de Ego, na questão da autoestima e da interação humana? Falaremos de exemplos do ego em funcionamento, bem como os mecanismos de defesa do ego.

Além disso, você vai ver uma abordagem profunda do Ego em funcionamento. Assim, abordaremos o que é Ego não apenas pelo ponto de vista individual, mas também a importância do conceito  para a formação e estruturação da vida em sociedade.

Significado de Ego

O termo ego vem especificamente da área da Psicanálise. Por isso, é impossível entender a Psicanálise sem compreendermos o significado de ego.

Ademais, esse termo surgiu para explicar como é o funcionamento da mente humana, que é impulsiva, inconsciente e consciente. Ou seja, é a parte do ser humano que alimenta os pensamentos e emoções de interesse próprio. O ego está ligado à maneira como a pessoa age e pensa.

Assim, todo o ser humano carrega o Ego dentro de si. É dele que vem todas as reações automáticas que transformam as opiniões individuais do ser humano.

As características de um dos mais importantes elementos da mente humana

O Ego é considerado o defensor da personalidade humana. Assim, ele é a parte do ser humano que alimenta pensamentos e emoções.

Ademais, o Ego é responsável por impedir que os conteúdos inconscientes passem para o consciente, e está ligado intrinsecamente ao caráter. Ele também é responsável pela diferenciação e pelo elo que o indivíduo faz entre os processos interiores e a realidade.

A influência do Ego

É do Ego que vêm todas as reações automáticas, levando a pessoa a agir com individualismo diante da realidade. Assim, ele tem como ponto positivo fazer o possível para manter o indivíduo vivo.

Fora isso, ele também é uma ferramenta que ajuda a resolver os problemas, e seu ponto negativo é fazer a pessoa acreditar que sempre está certa. Isso porque ele funciona de maneira linear, mesmo quando a pessoa está errada, sempre levando a pessoa a agir em favor dos interesses próprios.

No mundo contemporâneo, o Ego está sendo usado como máscara social, e está cada vez mais afastando o indivíduo da realidade, essa máscara precisa de bajulação e aprovação da sociedade para mostrar superioridade ou dissimular algo que não existe. E muitas máscaras são usadas para elevar a autoestima e esconder a insegurança interior.

8 Mecanismos de Defesa do Ego

Diante do exposto, salientamos que existem vários Mecanismos de Defesa do Ego. Ou seja, são formas que o Ego usa para que nós possamos continuar fazendo e acreditando em velhas coisas. Por mais doloroso que seja manter velhos hábitos, o Ego entende que mais doloroso é mudar, por seu um passo para o desconhecido.

Dentre os mecanismos de defesa do Ego, os 8 principais são:

  • Negação: não querer aceitar um fato ou uma lembrança.
  • Regressão: interpretar um fato ou uma lembrança à luz de outro momento da vida, especialmente da infância.
  • Deslocamento: colocar um fato ou lembrança fora de seu “lugar” original.
  • Projeção: idealizar fatos e lembranças de maneira fantasiosa, como você queria que tivesse sido.
  • Formação de reação ou formação reativa: querer dizer ou fazer algo, mas dizer/fazer o oposto.
  • Intelectualizacão: o indivíduo acredita que só o pensamento poderá livrá-lo de uma ansiedade.
  • Racionalização: o indivíduo aplica um excesso de lógica em tudo, para continuar fazendo o que sempre fez.
  • Sublimação: buscar usar a energia sexual e pulsionar em algo produtivo, como no caso de trabalho ou arte.

Exemplos de Ego: como ele usa seus mecanismos de defesa do ego?

  • Negação: o indivíduo se recusa a aceitar a realidade: na repressão, a pessoa tenta esquecer algo desagradável, jogando a sujeira para debaixo do tapete. Ou melhor, para um lugar inacessível do inconsciente.
  • Regressão: a pessoa poderá voltar a um estado infantil, em que os medos inconscientes, ansiedades e angústias reaparecem. Um exemplo é um visão encantada ou infantilizada da vida, mesmo a pessoa já estando em idade adulta.
  • Deslocamento: a pessoa procura transferir um perigo original para uma situação inofensiva. Por exemplo, um risco real em sua vida ou na vida de um familiar próximo é interpretado de maneira “mágica”.
  • Projeção: o reconhecimento de uma realidade poderá lhe causar dor psíquica. Por isso, a pessoa pode, por exemplo, projetar sua vida como se fosse de glamour, aparentando mania de grandeza perante os familiares, ou pode se projetar na admiração excessiva a uma celebridade.

Mais aguns exemplos de Defesas do Ego:

  • Formação reativa: a pessoa tem dificuldade de compreender suas reações. Ela pode, por exemplo, dizer que quer superar um relacionamento amoroso tóxico, mas continua presa a este relacionamento.
  • Intelectualização: os momentos embaraçosos são mais fáceis de serem neutralizados quando a pessoa acha que pensar naquele problema uma hora levará a uma solução. Sem medidas efetivas, a mudança poderá nunca ocorrer.
  • Racionalização: a pessoa tenta disfarçar suas inseguranças buscando razões para justificar suas atitudes e fracassos, apenas para satisfação do ego. Assim, essas razões podem ser encontradas, por exemplo, em interpretações parciais sobre fatos da vida, dogmas religiosos, teorias científicas etc.
  • Sublimação: a pessoa consegue transformar seus conflitos em processos produtivos, os mecanismos de defesa ajudam na convivência com as reações de ansiedade e insegurança. Um exemplo de risco é quando a pessoa sublima demais: ela trabalha excessivamente para, assim, ocultar seus reais desejos e suas reais angústias.

Tais mecanismos de defesa têm a finalidade de reduzir as manifestações que podem colocar em perigo a integridade do Ego. Muitas vezes, o significado do ego se confunde com seus mecanismos de defesa.

Afinal, o Ego está o tempo todo atuando para automatizar nossas crenças, atos e percepções, em favor do que já conhecemos.

Outros 12 mecanismos de defesa do ego

  • Anulação;
  • Idealização;
  • Conversão;
  • Substituição;
  • Fantasia;
  • Compensação;
  • Expiação;
  • Clivagem;
  • Resistência;
  • Transferência;
  • Contratransferência;
  • Recalque ou recalcamento.

Cada uma dessas defesas do Ego contém características específicas.

Fatores emocionais podem ser solucionados com a racionalização

Todos esses mecanismos de defesa do Ego indicam anormalidade, quando aparecem de maneira excessiva.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Assim, o mecanismo que vai ser usado para cada momento vai depender da situação específica da pessoa. Nesse sentido, cada mecanismo de defesa tem a finalidade levar as pessoas a enfrentar os problemas de formas diferentes.

    Ademais, dentro dos mecanismos de defesa, a racionalização tem grande diferencial. Nela, encontra-se a razão que poderá influenciar nos fatores emocionais e motivacionais. Ou seja, há uma grande preocupação da pessoa querer se justificar para si mesmo.

    Ademais, a pessoa busca evitar as angústias, manter o auto respeito e criar explicações racionais para as razões, ainda que sejam falsas.

    Significado de Ego: a importância do controle sobre o que pensamos

    Nesse sentido, quando o Ego não é alimentado pela aprovação dos outros, a pessoa se sente mal, e poderá ter que lidar com emoções negativas, como timidez, raiva, pena de si e medo.

    Se a pessoa não tiver domínio e deixar que o Ego domine seus impulsos, sua vida será movida pela força da sociedade. Apesar do ego se desenvolver como uma proteção, é necessário que a pessoa tenha controle sobre todas as emoções, para se sentir mais segura.

    Desta forma, entende-se que são os pensamentos que guiam o Ego no dia a dia. Os pensamentos positivos guiam para o bem e os negativos para o mal. Ou seja, se a pessoa conseguir controlar esses pensamentos, ela não correrá o risco de agir impulsivamente e ser escravo do acaso.

    Conclusão sobre Ego: significado e mecanismos de defesa do ego

    Enfim, na sociedade atual, existem várias versões sobre a importância do indivíduo de ter uma visão positiva sobre si mesmo. Embora essas versões não sejam claras, pode-se ver que o Ego distingue uma pessoa da outra.

    Basicamente, isso é conhecer o funcionamento do ego: significado, conceito e seu funcionamento por meio dos mecanismos de defesa do ego.

    Sendo assim, o Ego, a pedra angular do aparelho psíquico, torna-se a esperança para solução de muitos problemas da humanidade. Daí, vemos que todas as necessidades de aceitação não passam de ilusões e fantasias criadas pela sociedade.

    Por fim, nenhuma tarefa é mais importante do que entender a própria mente. Então, se você se interessa por Psicanálise e quer conhecer em detalhes a teoria de Freud, seja para fins de autoconhecimento, seja para trabalhar na área ou mesmo agregar na sua profissão atual, inscreva-se no Curso On-line de Formação em Psicanálise Clínica.

    Este artigo sobre Ego Significado e Mecanismos de Defesa do Ego foi criado com a colaboração de Maria Andrade, exclusivamente para nosso blog Psicanálise Clínica.

     

     

     

     

    One thought on “Significado de Ego e 20 Mecanismos de Defesa

    1. Evangelista Damasceno Santos disse:

      Muito bom e agregador ao nosso autoconhecimento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *